FANDOM

Uma Boa Virada
One Good Turn
Uma Boa Virada Imagem 208
Os prefeitos de Gimmelshtump e Stumblegimp fazem as pazes
Temporada:
Código de produção: 414b
Nº de transmissão: 195
Nº na temporada: 21
História por:
Jim Bernstein
Escrito & Storyboards por:
Edward Rivera
Michael Diederich
Dirigido por:
Robert F. Hughes
"Diretor Assistente":
Russell Calabrese
Informações da Transmissão
Disney Channel EUA:
09 de Agosto de 2013
Disney XD EUA:
05 de Outubro de 2013
Disney Channel Brasil:
17 de Novembro de 2013
Disney XD Brasil:
08 de Dezembro de 2013
Emparelhado com
"Amor ao Primeiro Bite"
Arco(s) de História
"Bagunça no Quintal"
Data: 1602. Os prefeitos de Gimmelshtump e Stumblegimp se preparam para assinar o tratado declarando que são cidades irmãs. Porém, quando foi pegar a pena no tinteiro, o prefeito (de) Gimmelshtump acidentalmente virou-se 90 graus. Já que mostrar o lado é considerado um insulto Stumblegimpiano, o prefeito de Stumblegimp foi forçado a seguir a tradição. E assim, declarou a guerra.

— Narrador

"Uma Boa Virada é o vigésimo primeiro episódio da 4ª Temporada; Estreou nos Estados Unidos em 9 de Agosto de 2013, e no Brasil, em 17 de Novembro de 2013; ambos pelo Disney Channel.

SinopseEditar

Motivadas pela heroína de um filme, Candace e Stacy sentem-se competitivas e juntam-se contra outras equipes na Pista de Obstáculos de Phineas e Ferb. Do outro lado da cidade, Doofenshmirtz planeja humilhar seu irmão, o Prefeito, usando seu novo 90-graus-inator nele para que insulte involuntariamente o Prefeito de Stumblegimp e seja forçado a realizar a vergonhosa "Dança da Contrição" para reconciliar-se com ele.

EnredoEditar

Uma Boa Virada Imagem 21

Phineas, Ferb, Baljeet e Buford no quintal

Em meio a um amontoado de sucatas das invenções passadas espalhadas no quintal da casa dos Flynn-Fletcher, Phineas e Ferb pensam eu um jeito de aproveitar todo o material sem ser criando obras de artes e fazendo misturas. Nisso, Buford aparece em cena falando que toda a sucata espalhada no quintal parece uma pista de obstáculos. Phineas então tem a ideia de construir uma pista de obstáculos e se impressiona por não ter pensado em fazer uma durante todo o verão.

Depois de Buford perguntar sobre Perry, a cena foca no agente da O.S.U.S.B., que entra em seu esconderijo após identificar com uma vara o prédio da empresa em uma réplica de Danville (fazendo uma referência ao filme Os Caçadores da Arca Perdida). Em seu esconderijo, Francis Monograma revela que recebeu informações de que o prédio da Empresa do Malvado Doofenshmirtz está girando a manhã toda. Com isso, o militar conclui que Heinz está planejando algo maligno ou criou um restaurante romântico com uma vista incrível. Logo após a saída de Perry da cena, Monograma canta a música Eu Sou um Bom Exemplo de um Moderno Major Monograma.

Durante isso, Candace e Stacy saem contentes do cinema após assistirem ao filme "Jogos Glutões". As meninas então andam até a casa dos Flynn-Fletcher fazendo comentários sobre o filme.
Uma Boa Virada Imagem 93

Phineas e Ferb mostram o troféu

Ao chegarem lá, se assustam com a enorme pista de obstáculos construída por Phineas e Ferb. Com um microfone, Phineas apresenta sua criação como a "Pista de Obstáculos Suprema do Phineas e Ferb", e anuncia uma competição onde a dupla que chegar viva no final receberá um troféu. Imediatamente, Candace pensa em dedurar seus irmãos, porém, Stacy vê a competição como uma forma de conseguir um troféu e provar para sua mãe que assim como Ginger, ela também é capaz. As meninas então lembram do filme que assistiram e formam uma dupla.
No Empresa do Malvado Doofenshmirtz, Heinz consegue imobilizar Perry com um tapete. Em seguida, revela que o motivo pelo qual seu prédio está girando em 90 graus o tempo todo é porque ele foi atingido por sua mais nova invenção: o 90 Graus-Inator, uma máquina que gira qualquer tipo de coisa em noventa graus. Para tudo ficar mais claro para Perry o Ornitorrinco, Doofenshmirtz mostra a ele um documentário de Drusselstein do ano de 1602.
Uma Boa Virada Imagem 145

O prefeito de Stumblegimp vê a ação como um insulto

O documentário então conta que os prefeitos de Gimmelshtump e Stumblegimp se preparavam para assinar um contrato em que faria das duas cidades irmãs, todavia quando o prefeito de Gimmelshtump foi assinar o contrato acidentalmente se virou em noventa graus, o que é considerado um insulto para os Stumblegimpianos. Com isso, a guerra que duraria cinquenta anos foi declarada. Por fim, o único jeito de terminar com a batalha era o prefeito de Gimmelshtump dançar a humilhante Dança da Contrição. Feito isso, a paz voltou a reinar entre as duas cidades. Com o término do documentário, Heinz Doofenshmirtz explica que seu irmão e prefeito da cidade, Roger Doofenshmirtz, irá se encontrar com o prefeito de Stumblegimp; e ele o atingirá com o 90 Graus-Inator para que Roger dance a Dança da Contrição e passe vergonha na frente de todos.

De volta ao quintal da família Flynn-Fletcher, Phineas anuncia o início da competição, onde Candace e Stacy formam o time vermelho, Isabella e Ginger formam o time verde, e Buford e Baljeet formam o time branco e preto. Logo de início, Buford e Baljeet são engolidos pela minhoca gigante e saem da corrida. Phineas então se desculpa com seus amigos e alega que minhocas gigantes fazem o que bem entendem. Em cima de uma boia de pato, as duas duplas restantes chegam até o areal. Lá são atingidas por centenas de balões d'água, o que faz com que a dupla verde fique na frente.

Uma Boa Virada Imagem 309

Roger dança a versão atual da Dança da Contrição

Da sacada do prédio da Empresa do Malvado Doofenshmirtz, o cientista observa a chegada do prefeito Galinhazinho de Stumblegimp, que já se encontra com Roger. Em seguida, Doof aciona o inator que faz seu irmão se virar para o prefeito de Stumblegimp. Antes que uma guerra seja declarada, Roger pede para Melaine, sua secretária, chamar o grupo da Dança da Contrição. Acompanhado do grupo, o prefeito de Danville dança uma versão moderna e nem um pouco humilhante da Dança da Contrição. Da sacada do prédio, Heinz não compreende o motivo pelo qual Roger não está colocando rosquinhas na calça ou penas na boca, como na versão original da Dança Humilhante da Contrição Stumblegimpiana.
Uma Boa Virada Imagem 333

Candace e Stacy de frente para mais um obstáculo

Na corrida pelo troféu, Isabella e Ginger ampliam a vantagem sobre suas adversárias. Candace e Stacy chegam então até um abismo de lama com blocos de madeira, ideia sugerida por Baljeet. Ao saber disso, Buford não entende o motivo pelo qual seu parceiro ajudou a fazer com que a pista de obstáculos ficasse mais difícil. Ao ver sua irmã suja de lama, Phineas comenta que lama faz bem pra pele. Enquanto isso, Isabella e Ginger tentam atravessar uma ponte, mas são pegas de surpresa por um forte vento produzido por um ventilador gigante. Candace e Stacy, sobrevivem ao vento, mas por outro lado, são derrotadas por dezenas de tortas atiradas sobre elas. Visto isso, mas uma vez, Isabella e Ginger ultrapassam as adolescentes.

Em frente a prefeitura, Doofenshmirtz aparece revoltado dizendo que a Dança da Contrição dançada por Roger e pelos dançarinos não foi nem um pouco humilhante. Inconformado, ele se pergunta o que aconteceu com a parte em que se deve puxar a camisa até a cara, fazer malabarismo com porquinhos e fazer reverencia. Galinhazinho alega a Doofenshmirtz que a versão mais humilhante da Dança da Contrição não é dançada desde os anos de 1940 quando fizeram o documentário sobre o século XVII.

Uma Boa Virada Imagem 396

Candace e Stacy se sagram as vencedoras

Ginger e Isabella chegam quase na chegada com a dupla de Candace e Stacy logo atrás. No entanto, as garotas companheiras não conseguem passar pela prova do milho gigante, sagrando as adolescentes como vencedoras. Em seguida, uma mão de gorila gigante derruba Candace e Stacy na lama. Mesmo sujas de lama, Candace e Stacy recebem o troféu. Sem rancor, Ginger parabeniza sua irmã e diz que só ganhou os troféus passados para impressiona-la e não para competir. Por fim, Ginger afirma que Stacy é a irmã mais velha mais maneira que uma garota poderia desejar. Por outro lado, mesmo vitoriosa, Candace vai até a cozinha da casa para chamar sua mãe.
Uma Boa Virada Imagem 442

Candace não dedura os irmãos

Da sacada do prédio da Empresa do Malvado Doofenshmirtz, o 90 Graus-Inator atinge Heinz. Vendo a ação como uma grosseria, o prefeito de Stumblegimp dá uma tapa com a meia na rosto do cientista. Irritado, Heinz se retira. Antes de Perry acionar o botão de autodestruição do inator, a máquina lança o último laser, que por acaso, faz com que o televisor da pista de obstáculos se posicione em frente a janela com a imagem de Phineas e Ferb; assim Linda não acredita em Candace.

Créditos FinaisEditar

Últimos versos de Dança da Contrição.

TranscriçãoEditar

Para uma transcrição completa de Uma Boa Virada, clique aqui.

MúsicasEditar

Galeria de ImagensEditar

Uma Boa Virada - Cartão do Título
A galeria de imagens para Uma Boa Virada pode ser vista aqui.

Piadas RecorrentesEditar

Já sei o que vamos fazer hojeEditar

Buford: Ah, gente! Que sucata é essa no quintal de vocês? Parece até uma pista de obstáculos.

Phineas: É isso! Já sei o que vamos fazer hoje!
Buford: O que foi que eu disse?

Phineas: Você disse pista de obstáculos.

Linha do "Jovem Demais"Editar

Nada.

Linha do Ferb/Ué, cadê o Perry?Editar

Baljeet: Quer dizer que não fizemos nenhuma pista de obstáculos as férias inteiras?

Phineas: Ferb?
Ferb: Eu tô cheio de arrependimento por não pensar até o momento numa pista com tanto movimento.
Phineas: Vamos construir uma e ela vai ser divertimento.
Ferb: Tá aí um plano que eu apoio e sustento.
Phineas: Cem por cento!
Baljeet: Cem por cento!
Phineas: Cem por cento!

Buford: Cem por cento de chance de eu dar um fim nisso antes que vire música. Cadê o Perry?

O que estão fazendo?Editar

Nada.

Entrada do Perry para o esconderijoEditar

Perry usa uma vara para descobrir a localização da O.S.U.S.B. em uma réplica de Danville.

Ah, aí está você, PerryEditar

Nada.

Jingle do MalEditar

Nada.

Eu te odeioEditar

Nada.

  • O prefeito de Gimmelshtump pinta um número "9"sobre a palavra "Neuf", que em francês significa "nove". Em seguida, ele diz "Nein", que em alemão significa "Não".

Informações de ProduçãoEditar

  • Nenhumaa.

Estreias InternacionaisEditar

  • 19 de Setembro de 2013 (Disney XD Polônia)
  • 27 de Setembro de 2013 (Family Channel Canadá)
  • 30 de Setembro de 2013 (Disney Channel Rússia)
  • 15 de Outubro de 2013 (Disney Channel Austrália)
  • 17 de Outubro de 2013 (Disney XD Alemanha)
  • 17 de Novembro de 2013 (Disney Channel América Latina)
  • 08 de Dezembro de 2013 (Disney XD América Latina)
  • 15 de Dezembro de 2013 (Disney XD Espanha)
  • 16 de Janeiro de 2014 (Disney Channel Portugal)
  • 27 de Janeiro de 2014 (Disney XD Itália)
  • 15 de Fevereiro de 2014 (Disney Channel Ásia)
  • 23 de Fevereiro de 2014 (Disney Channel Hungria)
  • 30 de Novembro de 2014 (RCTI Indonésia)

ErrosEditar

  • Não fica claro como a invenção de Phineas e Ferb desaparece do quintal.
  • Candace inicialmente aparece suja de lama mas com o rosto limpo. Porém, na próxima cena em que ela aparece, seu rosto aparece sujo assim como o resto de seu corpo.
  • Quando Linda olha pela janela, ela deveria ter visto o letreiro "Phineas and Ferb present" (Phineas e Ferb apresentam).
  • Provavelmente Candace teria aberto a porta de casa para dedurar seus irmãos, e não somente ter pedido para sua mãe olhar pela janela.
  • Na realidade, Phineas e Ferb construíram uma pista de obstáculos no episódio "O Bico" da 2ª temporada.

ContinuidadeEditar

Phineas fala no início do episódio que ainda havia muitas sobras da última vez que reutilizaram as coisas das últimas invenções ("Bagunça no Quintal").

AlusõesEditar

  • Uma Boa Virada Imagem 40

    Perry tenta identificar o prédio da O.S.U.S.B..

    Os Caçadores da Arca Perdida - Perry usa uma vara para identificar a localização da O.S.U.S.B. em uma réplica de Danville, assim como Indiana Jones faz na cidade de Tanis para encontrar o Poço das Almas.
  • Os Piratas de Penzance - Após a saída de Perry de seu esconderijo, Monograma canta uma paródia da música Major-General's Song de Gilbert e Sullivan.
  • Jogos Vorazes - O filme que Candace e Stacy viram no cinema, Jogos Glutões, é uma alusão à série de livros e filmes criada por Suzanne Collins.
  • Duna - O verme que devora Buford e Baljeet é semelhante a Arrakis Sandworm do filme Duna.

TrivialidadesEditar

ElencoEditar

Anterior:
"Amor ao Primeiro Bite"
Episódios Seguinte:
"Phineas e Ferb: Missão Marvel"