Fandom

Phineas & Ferb Wiki

Relação de Buford e Baljeet

1 688páginas nessa wiki
Adicione uma página
Discussão0 Compartilhar
Tire o Pé Grande da Minha Frente Imagem 297.jpg

Buford Van Stomm e Baljeet Tjinder têm uma relação estranha e irônica de amizade e ódio. Como um valentão famoso por bater nos demais meninos do bairro, Buford se sente no dever de implicar com Baljeet, um nerd que tem uma pilha de livros em seu quarto. No entanto, apesar de todos os conflitos, ambos compartilham muitos momentos de amizade. A relação de Buford e Baljeet é as vezes definida como uma relação de "animizade", um misto de amizade e inimizade.

Buford para com BaljeetEditar

Separação de um Amigão Valentão (Imagem 335).jpg

Buford puxando a cueca de Baljeet

Na mente de Buford, todo nerd precisa ter um implicante ao seu lado. Sendo assim, ele se considera o implicante de Baljeet, e tenta irritá-lo de todas as formas possíveis. Aparentemente, o que o valentão mais gosta de fazer é arrancar a cueca dele e usá-la como bandeira, ("Tire o Pé Grande da Minha Frente"). Buford parece que sempre está em busca de novas atitudes insanas que possam irritar ou humilhar seu nerd. Ele já o depreciou quando o fez de bebê ("De Repente Susan"), quando o carregou como bagagem ("Não Pisque", "Phineas e Ferb: O Verão Foi Feito Para Você"), quando confundiu sua mente com suas próprias opiniões ("Perry Primitivo"), quando o fez de isca para peixes ("Passeio de Tapete Mágico") e quando cutucou seu ouvido com o dedo ("Os Garotos da Bolha"). Também já o provocou com um trompete ("Quem Gosta de Boliche?"), puxando sua cueca e jogando água da piscina em seu rosto ("Separação de um Amigão Valentão").

Apesar de muitos acharem que tudo não passa de uma implicância boba, para Buford, irritar Baljeet é algo muito importante e que deve ser feito de forma organizada. No episódio "O Código do Implicante", quando Van Stomm se prontifica a ser o servo de Baljeet, descobre-se que ele é muito fiel ao código dos implicantes.

O Bico Imagem 124.jpg

Buford tentando tirar Baljeet da árvore

Mesmo fazendo Baljeet passar vergonha na maior parte do tempo, Buford parece sentir-se encarregado em protegê-lo, uma vez que Baljeet é seu nerd. Quando este ficou preso numa árvore, no episódio "O Bico", Buford implorou por ajuda para que ele não se machucasse. Isto mostra o quanto ele se sente culpado caso algo de ruim venha a acontecer com seu nerd. Já no especial "Phineas e Ferb: Missão Marvel", quando Baljeet se torna uma espécie de Hulk devido a um acidente, Buford impede Isabella e se prontifica a ir até o centro da cidade e ajudar seu amigo-inimigo transformado.

Buford parece confiar em Baljeet também. Quando ele estava na França, em sua viagem pelo mundo, acabou revelando ao nerd que sabe falar francês fluentemente. Logo depois, Buford exigiu que Baljeet não contasse o que descobriu para seus amigos Phineas, Ferb e Isabella. Certamente porque isso não seria bom a sua fama de valentão ("Phineas e Ferb: O Verão Foi Feito Para Você"). Outro momento em que se percebeu um sentimento de confiança de Buford para com Baljeet foi no episódio "O Segredo do Buford". Nele, Buford, após ter avistado Brigitte, uma garota companheira francesa, assume ao nerd que conheceu a menina quando esteve pela primeira vez na França e que ainda sente amor por ela.

Embora Buford seja um valentão, ele, assim como qualquer outro ser humano, tem sentimentos. Já se provou que a ausência de Baljeet o deixa triste. No dia da unificação da Área dos Três Estados, Buford se irritou com Baljeet e tentou encontrar outro nerd para debochar. Entretanto, no final do dia, ele assumiu que sente a falta de Baljeet e ambos fizeram as pazes ("Desfile da Unificação").

Baljeet para com BufordEditar

Em muitas vezes, Baljeet parece ter medo de Buford, como por exemplo em "Tire o Pé Grande da Minha Frente", onde ele conta no acampamento de verão como é aterrorizante ter que ir para um acampamento acompanhado por um valentão. Mais tarde, no dia em que Phineas e Ferb construíram o Pelicano de Jornal, Baljeet também demonstrou medo ao criar um "frango de amendoim" para não ser surrado pelo implicante ("O Avião! O Avião!"). Todavia, pelo decorrer da série, percebe-se que ele vem perdendo um pouco o pavor que inicialmente tinha por Buford. Isso começa a dar sinais no episódio "O Nome Disso é Labirinto", no instante em que Baljeet exige que o implicante mostre os cálculos que usou para desvendar o mistério do pote de jujubas. Já em "Quando os Mundos Colidem", Baljeet assume a Buford que estava debochando dele. Em "Perry Primitivo", por sua vez, Baljeet se une a seus clones para encarrar o valentão. Entretanto, infelizmente para ele, um bumerangue gigante acerta a máquina de Phineas e Ferb e todos os clones desaparecem. Em seguida, Baljeet acaba se envergonhando um pouco.

Baljeet também teme as loucuras de Buford. Um bom exemplo disso é no episódio "Ah, Você Está Aí, Perry!" no instante em que Buford ameaça bater com o taco de beisebol em Perry. Mais tarde, quando o valentão descobriu que Brigitte, uma garota companheira francesa que ele conhecia, estava em Danville, resolveu correr pela floresta vestido como um urso, e indiretamente assustou bastante Baljeet ("O Segredo do Buford"). Fora isso, ele não se sente bem com outras ações nada delicadas que Buford realiza constantemente, como arrotar e soltar gases em piscinas ("Dia das Abelhas").

Por outro lado, Baljeet ocasionalmente se surpreende com atos singelos de seu "amigo". Por exemplo, em "Vamos Pular", Buford, emocionado, derrama uma lágrima de um de seus olhos ao ver o que Phineas e Ferb fizeram. Ao se deparar com isso, Baljeet mostra um certo sentimento de surpresa e pergunta a seu amigo-inimigo se ele está chorando. Outro exemplo disso é em "Os Garotos da Bolha", onde Buford, por descuido, assume que tem o desejo de entrar numa enorme bolha e flutuar nela como um duende da floresta.

Embora Baljeet, na maioria das vezes, se sinta enfurnado com a presença de Buford, em algumas ocasiões, faz questão da presença dele, como em "Vanessa é Persistente", quando Baljeet foi à Super Hiper Mega Superloja. Para o nerd, de hora em hora ele precisa de uma "montanha de carne" para protegê-lo. Baljeet também revela que, apesar de tudo, sente a falta de Buford no episódio "Separação de um Amigão Valentão", o qual ele decide pela primeira vez se afastar do implicante, devido a um motivo relativamente bobo.

Durante as Grandes Ideias de Phineas e FerbEditar

Como na Grécia Antiga Imagem 292.jpg

Buford e Baljeet trapaceando na corrida de bigas

Talvez pela aproximação que Buford e Bajeet possuem, Phineas e Ferb preferem sempre deixá-los trabalhando lado a lado em suas grandes invenções. Isso já foi visto por diversas vezes na série. No episódio "No Lava a Jato", por exemplo, enquanto Phineas e Ferb trabalhavam dentro do Phintástico e Ferbuloso Lava-a-Jato, Buford e Baljeet permaneceram do lado de fora indicando o lava-a-jato para os motoristas.

Quando as atividades são apenas voltadas à diversão, Buford e Baljeet ainda continuam unidos. No dia em que Phineas e Ferb programaram uma corrida de bigas pelas ruas de Danville, o implicante e o nerd, apesar de suas indiferenças, fizeram uma dupla e chegaram a liderar a corrida por um breve período ("Como na Grécia Antiga"). Em "Quem Joga Melhor?", Buford escolheu Baljeet para ser sua dupla nos Jogos F a fim de derrotar Isabella. Mais tarde, no episódio "Ao Vencedor as Batatas", eles se uniram para cantarem a música Animigos e entreterem os idosos do asilo que esperavam pelo começo do concurso de batatas.

Episódios Focados na Relação de Buford e BaljeetEditar

Pelo decorrer da série, percebe-se um maior aprofundamento na relação entre Buford e Baljeet. Alguns episódios são diretamente focados nos dois.

"Desfile da Unificação"Editar

No dia em que se comemorava mais um aniversário da unificação da Área dos Três Estados, Buford foi fantasiado de samosa vegetal às ruas. Porém, ele se irritou com Baljeet pelo simples fato dele também se vestir com a mesma fantasia para o desfile. Aborrecido, ele decidiu procurar outro nerd para caçoar. Assim, ele encontrou um menino chato no centro da cidade que tinha sotaque de inglês. Rapidamente, Buford parecia sentir a falta de Baljeet, já que pediu ao seu novo nerd falar como um indiano. Antes do cair do Sol, Buford se incomodou com o garoto e decidiu finalmente desistir dele. Por fim, o valentão voltou a ter Baljeet como seu nerd e afirmou que sentiu muito sua falta.

"O Código do Implicante"Editar

O Código do Implicante Imagem 195.jpg

Buford escovando os dentes de Baljeet

Uma vez, numa filial do Mr. Cachorro Gelado no centro de Danville, Buford se engasgou com uma salsicha e, felizmente, foi salvo por Baljeet. Assim, ele passou a seguir friamente às regras do código do implicante, e se tornou o servo do nerd por este ter salvado-o. Na tentativa de ajudar seu amigo-inimigo em sua tarefas rotineiras, Buford escovou seus dentes, arrumou suas cuecas, impediu que ele se molhasse por uma poça e até mastigou a comida para ele engolir. Todavia, tudo isso só irritou Baljeet, que, não vendo mais o que fazer, resolveu pedir ajuda a Phineas e Ferb. Prestativo, Phineas constrói uma engenhoca estranha para que Buford salvasse a vida de Baljeet e não precisasse mais servi-lo, pois o código de ajuda ao nerd seria cancelado. Após isso, Phineas tenta mostrar a seu amigo que o fato dele ter um valentão como servo é um sinal de sorte. Isto, por sua vez, acaba mudando a cabeça de Baljeet, que tenta aproveitar-se da situação. Entretanto, infelizmente para ele, Buford o salva de ser esmagado pela invenção dos dois irmãos e para de ser seu servo.

"Separação de um Amigão Valentão"Editar

Buford e Baljeet se reconciliando

Nesse dia, Baljeet se irritou com Buford simplesmente pelo fato dele preferir uma sacola de plástico em vez de uma sacola de papel. Totalmente irado, ele sai de cena dizendo que não será mais o nerd de Buford, e que, a partir de então, será livre para fazer suas próprias escolhas. Com este panorama, ambos seguem caminhos contrários: enquanto Baljeet procura fazer algo que nunca fez antes, Buford conhece Heinz Doofenshmirtz. Mais tarde, com a música Buraco no Coração, Buford se lembra de todos os momentos em que humilhou Baljeet e acaba sentindo falta de seu nerd. Baljeet, por sua vez, com a música, acaba lembrando de todos os momentos desagradáveis que viveu com seu valentão e começa a sentir saudades dele também. Por fim, ambos se reconciliam e voltam a ter a mesma relação de ódio e amizade.

Galeria de ImagensEditar

Clique aqui para ver mais imagens de Relação de Buford e Baljeet.
A galeria de imagens para Relação de Buford e Baljeet pode ser vista aqui.

Também no Fandom

Wiki aleatória