FANDOM

Este artigo é escrito da perspectiva do Mundo Real.

"Antes que as aulas comecem de novo, temos muito o que fazer! Fique ligado pois com Phineas e Ferb tudo pode acontecer!"
-Tema de abertura
[fonte]

Phineas e Ferb é uma série americana animada de televisão, criada por Dan Povenmire e Jeff "Swampy" Marsh e exibida pelos canais Disney Channel e Disney XD. Ela retrata dois meio-irmãos jovens que transformam seus sonhos em realidade a cada dia. Sua irmã adolescente tenta dedurá-los, mas as evidências sempre parecem desaparecer antes de sua mãe poder vê-las. Enquanto isso, um cientista do mal, mas estranho, o Dr. Doofenshmirtz, vive fazendo maldades para tentar causar estragos à Área dos Três Estados, e apenas o ornitorrinco dos dois garotos, Perry, também conhecido como Agente P, pode detê-lo.

Nos Estados Unidos, a série foi exibida como uma prévia no Disney Channel em 17 de Agosto de 2007, após a estreia de High School Musical 2. No Brasil, houve três pré-estreias, duas das quais ocorreram em 16 de Dezembro de 2007 e 20 de Janeiro de 2008.[1] [2]. A estreia oficial ocorreu no mundo inteiro no dia 1º de Fevereiro de 2008.

Em 07 de Maio de 2015, foi anunciado oficialmente o fim da série, após quatro temporadas.[3] Nos EUA, o episódio final de uma hora de duração chamado "Last Day of Summer" ("Phineas e Ferb: Último Dia de Verão"), teve sua estreia em 12 de Junho de 2015, e foi exibido simultaneamente no Disney Channel e Disney XD. Foi precedido de uma maratona de 73 horas exibida no Disney XD, que começou em 9 de Junho e contou com todos os episódios da série e o filme "Phineas e Ferb: Através da 2ª Dimensão". Também foi anunciado que um episódio stand-alone da O.S.U.S.B., chamado "The O.W.C.A. Files" ("Os Arquivos O.S.U.S.B."), seria exibido durante o Outono de 2015 (do Hemisfério Norte, que dura entre Setembro e Dezembro). O episódio estreou em 9 de Novembro de 2015, pelo Disney XD.

No Brasil, o final da série foi exibido no dia 21 de Junho de 2015, às 20h, no Disney Channel.[4] [5]. "Os Arquivos O.S.U.S.B." foi exibido em 6 de Dezembro de 2015

Origens

Os Criadores de Phineas e Ferb.jpg

Os criadores Dan Povenmire (esquerda) e Jeff "Swampy" Marsh (direita)

Os criadores Dan Povenmire e Jeff "Swampy" Marsh reuniram artistas como os de Os Simpsons, em meados da década de 90, onde se sentaram um em frente ao outro. Eles falaram ao longo de um senso compartilhado de humor e acabaram emparelhados como uma equipe de redação na Vida Moderna de Rocko da Nickelodeon, onde aprenderam mais e mais aspectos da atividade de produção de uma animação.[6]

Foi durante esse tempo que a dupla começou a desenvolver um programa que lhes permitiriam continuar a trabalhar juntos como escritores.[6]Foi no restaurante Wild Thyme em South Pasadena, Califórnia, onde Povenmire desenhou o primeiro esboço de um menino de cabeça triangular, enquanto jantava com sua esposa. Povenmire ligou parar Marsh naquela noite e lhe deu a notícia que os dois teriam o próprio show.[7]

Estilo

Todas as outras personagens nasceram a partir de um garoto simples de uma cabeça triangular. Phineas é um triângulo, Ferb é um retângulo, e Candace é um semi-círculo. O objetivo era criar personagens simples que as crianças poderiam facilmente tirar por conta própria. Eles também criaram personagens que eram reconhecíveis pela silhueta, que é um padrão de animação antigo que Matt Groening ensinou a Povenmire enquanto ele estava trabalhando em Os Simpsons.

Depois de as personagens serem criadas, eles decidiram trabalhar com formas geométricas para o fundo. Marsh descreve isso como uma homenagem ao lendário Tex Avery, animador/diretor de Looney Tunes". "Há um pouco de Tex Avery lá - ele tinha esse estilo muito gráfico [em seus desenhos]. Muito do que eu vejo [na série] agora. é emprestado de Tex". As Aventuras de Rocky e Bullwinkle forneceu a inspiração suplementar no seu formato, onde várias histórias diferentes seriam resolvidas juntas no final do episódio.[8]

A paleta de cores era originalmente um tema de discussão. Povenmire e Marsh quiseram personagens brilhantes e coloridos com corantes naturais para o fundo. Marsh destacou que "todas as coisas que eles fazem para o trabalho, seu mundo precisa ser fundamentado na realidade." A Disney queria uma paleta mais estilizada. Povenmire lembrou: "Eu realmente tive discussões com a Disney sobre isso porque queria chegar a um esquema de cores legal. Eu só queria dar a sensação de verão". Os criadores venceram no final.

A conexão de Family Guy

Phineas Nos Primeiros Desenhos.jpg

O primeiro desenho de Phineas, feito em papel pardo. Este desenho está pendurado na parede do estúdio onde a série é produzida.

Povenmire e Marsh não estavam mais trabalhando juntos. Marsh se mudou para Londres para trabalhar em uma variedade de filmes e séries. Povenmire começou animando e dirigindo episódios de Family Guy, mas continuou trabalhando para o Cartoon Network, Nickelodeon e Fox Kids.[6]

Povenmire tentou oferecer a série à essas redes. Na Fox, houve algumas reuniões, mas as negociações fracassaram. O Cartoon Network e a Nickelodeon recusaram pelo fato de acharem a série muito complexa para ser produzida. A teimosia e persistência de Povenmire foi recompensada quando ele finalmente conseguiu uma reunião com a Disney. De acordo com Povenmire, "a Disney foi a primeira a dizer: "Vamos ver se você pode fazer isso em 11 minutos". Fizemos isso no piloto, e eles responderam: 'Vamos ver se agora você consegue em 26 episódios".[9]

O vice-presidente de Séries Originais do Disney Channel, Adam Bonnet, era um fã de Family Guy e não se interessou pelo trabalho de Povenmire. Na verdade, foi por causa de suas ligações com o horário nobre da Fox, conhecido por suas animações com piadas nojentas e humor atrevido. Bonnet queria ver o que Povenmire estava fazendo, e ele relembra: "Bonnet me chamou para uma reunião quando eu estava trabalhando em um episódio piloto diferente, só pra me dizer o quanto gostava de Family Guy. Quando voltei para lançar a minha própria série, eu acho que ele estava mais aberto para isso".[9]

Povenmire colocou "um pouco das animações de horário nobre sem a sensualidade" em Phineas e Ferb. Na verdade, muitos dos olhares em branco e tiradas cômicas têm um horário nobre e Tex Avery se encantou com eles. "As pessoas pensam que Family Guy é um sucesso por causa das piadas de conteúdo explícito. Eu não acho que teria sido um sucesso geral. Comédia é tudo questão de tempo e eu acho que isso é o que as pessoas estão querendo". Povenmire descreve a série como uma combinação entre Family Guy e Bob Esponja.[9]

Marsh chamou as personagens de "legais, ousados e inteligentes, sem [...] serem mesquinhos". De acordo com Povenmire, seu diretor de animação, Rob Hughes, concordou: "Nas outras séries há um personagem que é estúpido ou um idiota, mas aqui não".

Original Pitch

Logo original.png

O logo original da série

Ver artigo: Original Pitch

Ao contrário das outras séries, para vender Phineas e Ferb à Disney, foram feitos storyboards ao invés de um script. Para apresentar aos executivos, Povenmire juntou os storyboards e fez um filme, adicionando música, efeitos sonoros e fornecendo as vozes de todos os personagens. Esse filme é encontrado como item bônus no DVD Phineas, o Veloz, só que em sua versão americana, pois na brasileira ele não veio incluso. Nisso, o Original Pitch acabou se tornando o episódio piloto da série "Montanha Russa".

Episódios

Veja o artigo: Lista de episódios de Phineas e Ferb

Temp. Eps. Estreia da temporada Final da temporada
47 Usa Flag.gif 17 de Agosto de 2007
Bandeira Brasileira.png 16 de Dezembro de 2007
Usa Flag.gif 20 de Março de 2009
Bandeira Brasileira.png 10 de Abril de 2009
65 Usa Flag.gif 19 de Fevereiro de 2009
Bandeira Brasileira.png 20 de Julho de 2009
Usa Flag.gif 11 de Fevereiro de 2011
Bandeira Brasileira.png 17 de Fevereiro de 2011
63 Usa Flag.gif 4 de Março de 2011
Bandeira Brasileira.png 7 de Abril de 2011
Usa Flag.gif 30 de Novembro de 2012
49 Usa Flag.gif 7 de Dezembro de 2012
Usa Flag.gif 9 de Novembro de 2015

Dublagem

EUA

Phineas e Ferb possui seis membros no elenco principal: Vincent Martella, Thomas Sangster, Ashley Tisdale, Dee Bradley Baker, e os próprios criadores Dan Povenmire e Jeff "Swampy" Marsh. Martella faz a voz de Phineas, e Sangster, um dos atores britânicos do elenco, faz a voz de Ferb. Swampy viveu na Inglaterra durante sete anos, e desenvolveu um gosto pelos britânicos. Ashley Tisdale dubla Candace, e Dee Bradley Baker faz o grunhido de Perry o Ornitorrinco. Concluindo o elenco principal, os criadores Dan e Swampy realizam as vozes do Dr. Doofenshmirtz e Major Monograma, respectivamente.

O elenco de personagens secundários apresenta Alyson Stoner como Isabella, Maulik Pancholy como Baljeet, Bobby Gaylor como Buford, Caroline Rhea como Linda, Richard O'Brien como Lawrence, Mitchel Musso como Jeremy, Kelly Hu como Stacy, Tyler Mann como Carl, e Olivia Olson como Vanessa.

Brasil

Dubladores.jpg

Parte do elenco da dublagem brasileira da série.
(Foto: Facebook da Flávia Fontenelle)

Personagem: Dublador:
Phineas Yan Gesteira
(1ª voz, 1ª Temporada e início da 2ª Temporada)
Fabrício Vila Verde
(2ª voz, a partir de "Pé de Coelho Que Não Dá Sorte")
Raphael Oliveira (canções)
Ferb Gustavo Pereira
Candace Flávia Fontenelle
Mariana Féo (canções)
Perry Dee Bradley Baker
Doofenshmirtz Samir Murad
Major Monograma Carlos Seidl
Isabella Bruna Laynes
Malú Rodrigues / Analú Pimenta (canções)
Baljeet Luciano Monteiro
Buford Ronalth Abreu
Linda Tereza Cristina (1ª voz)
Mariangela Cantú (2ª voz)
Lawrence Mário Cardoso
Jeremy Charles Emmanuel
Stacy Hannah Buttel
Carl Sérgio Muniz
Vanessa Jullie
Irving Matheus Perissé

Enredos

Os enredos cresceram da infância de Povenmire em Mobile, Alabama. Sua mãe sempre o encorajava a fazer coisas criativas, em vez de ver televisão. Uma de suas atividades era fazer filmes caseiros. Povenmire diz: "Minha mãe deixava eu usar cortinas pretas da nossa sala de estar que serviria como espaço sideral. Eu pendurava modelos de naves especiais para meus curtas que filmei com uma câmera Super 8".[10]

Phineas e Ferb

Pnf Shot.jpg

Phineas Flynn e Ferb Fletcher são meio-irmãos que vivem com sua irmã mais velha, Candace Flynn, e seus pais Linda Flynn e Lawrence Fletcher, na cidade de Danville. Os irmãos se encontram insatisfeitos por passar suas férias de verão fora da escola, e assim criam planos inacreditáveis ​​e muitas vezes bizarros (por exemplo: encontrar uma múmia, reunir uma banda novamente, carros de corrida, construir uma montanha russa gigante, etc), a fim de tornar o verão mais emocionante e extraordinário. A irmã deles, Candace, está ciente de que suas atividades incomuns a levam contar para a sua mãe, fazendo com que as aventuras de Phineas e Ferb possam terminar. As ações de Candace saem principalmente por ciúme, porque ela não seria capaz de ser como eles, viver muitas aventuras.

Perry o Orntirrorrinco

Perry.jpg

O animal de estimação de Phineas e Ferb, Perry o Ornitorrinco, é na verdade, um agente secreto chamado "Agente P". Normalmente, a primeira aparição de Perry em uma história é quando alguém (geralmente Phineas) percebe a ausência dele, e pergunta: "Ué, cadê o Perry?". Após a pergunta ser feita, a cena muda diretamente para Perry, mostrando ele entrar por rampas ou entradas secretas que o leva para um esconderijo, onde ele recebe instruções através de um monitor, de seu chefe Major Monograma (No entanto, em alguns casos, Perry é simplesmente mostrado na base da recepção, como em "Carl Disfarçado"). Em seguida, Major Monograma, dá a Perry alguma missão que geralmente envolve o malvado Dr. Doofenshmirtz, para derrotar seus planos maléficos ​​de derrotar a Área dos Três Estados (embora isso nem sempre é o caso). A maioria dos episódios mostra Perry lutando contra o Dr. Doofenshmirtz de forma conscientemente vulgar. (assim como Doofenshmirtz explica seus planos para Perry). Este enredo inclui também, às vezes, os sarcasmos de Vanessa, filha de Doofenshmirtz, e Norm, seu robô. Inevitavelmente, estas batalhas acontecem muito perto de onde Phineas e Ferb estão fazendo o plano que tinham para o dia e, geralmente, ajuda na remoção de todos os elementes relacionados com o que eles estavam fazendo, antes de Candace poder mostrar à sua mãe o que construíram no quintal. Às vezes, isso acontece ao contrário, como Phineas e Ferb estragarem as maldades de Doofenshmirtz ("Viva Doofânia", "Thaddeu e Thor", "Phineas e Ferb O Filme: Através da 2ª Dimensão").

Candace

Ocasionalmente, há enredos relacionadas com Candace durante os episódios. Eles envolvem, geralmente, Candace conversando ou saindo com sua melhor amiga Stacy, ou tentando chamar atenção de seu paquera, Jeremy. Esses enredos geralmente se envolvem com muitas das tentativas de Candace dedurar Phineas e Ferb para sua mãe.

Recepção

A série ganhou diversas críticas muito positivas. No IMDB, ela detém uma média "8.0" de "10.0 ".[11] O público elogiou a série pelas músicas, as estrelas convidadas, e a semelhança amigável de Family Guy.

Músicas

Veja o artigo: Lista de Músicas.

Ídolo Pop (Imagem 215).jpg

A música que começou tudo.

Quase todo episódio tem pelo menos uma performance musical (Exceto "Luzes, Candace, Ação", "Papai Robô", "Os Falsos Phineas e Ferb", "O Sussuro do Lagarto" e "Mãe, Tá Me Ouvindo?"). O especial "Montanha-Russa, O Musical!" e o filme "Phineas e Ferb: Através da 2ª Dimensão" atualmente empatam no registro da maioria das músicas, com 9 músicas cada. Povenmire lembra: "Quando estávamos escrevendo Rocko, sempre tivemos uma das duas coisas, às vezes as duas coisas: geralmente uma música ou um número musical, além de uma grande ação/cena de perseguição. Phineas e Ferb nos deu a chance de escrever uma música para cada episódio único, a partir do segundo episódio, "Ídolo Pop". Tocamos a música tema de agente secreto do Perry para os executivos da Disney. Ficamos um pouco tensos porque a Disney tem uma grande história de música, e se eles não gostarem? A reação foi: "Isso é ótimo - você pode escrever uma canção para cada episódio?".[9]

A música em Phineas e Ferb vai do extravagante até o heavy metal. O compositor Danny Jacob, junto com Povenmire, Marsh e o editor Martin Olson se esforçaram para incluir todos os gêneros de música porque sentem que esta diversidade enriquece a experiência de animação, e expõe às crianças a música que eles não teriam tido conhecimento. No início da produção da série, a Disney questionou esta política, mas como Povenmire explica: "É semelhante a quando percebemos que Pernalonga estava usando música clássica. Quando eu ouvi "O Barbeiro de Sevilha", pela primeira vez após assistir Pernalonga, eu tinha um jeito de se relacionar com ele que me fez pensar de forma diferente, do que se eu tivesse acabado de ouvir no rádio. Você tem uma familiaridade com ela. Agora, quando as crianças ouvem Frank Sinatra, como uma música de jazz, ou um tipo Busby Berkeley de sintonia, elas terão um quadro de referência para ele".

Piadas

A série se baseia fortemente em piadas. Essas piadas são vistas na maioria dos episódios, embora às vezes elas estão com humor alterado:

  • Phineas e Ferb sempre constroem algo, a fim de evitar um verão aborrecido e sem graça. No entanto, em "O Melhor Dia da Preguiça" e "Vanessa é Persistente", eles não fazem nada.
  • As pessoas dizem "Você não quer que isso caia do céu, não é?", e depois alguma coisa acontece. (Ex.: "Você não quer que um presente perfeito caia do céu, né?) ("Vanessa é Persistente")
  • Candace sempre tenta falhar os planos dos meninos gritando "Mãe, Phineas e Ferb estão...", mas quando sua mãe vem ver, os projetos de Phineas e Ferb desaparecem ou se transformam em outra coisa. As únicas vezes que Candace conseguiu "dedurar" seus irmãos, foi em um sonho de Perry ("Finalmente"), quando viajou 20 anos no futuro ("A Máquina do Tempo") e "Ela é Prefeita", mas o tempo ficou revertido pela invenção do Doofenshmirtz.
  • Dr. Doofenshmirtz constrói projetos de maldade com nomes terminados em -inator (Por exemplo, "O Misbehavinator"), embora em um ou dois episódios, Doofenshmirtz dá a seu projeto um nome que não termina inator, explicando ao Agente P que tem usado muito o nome -inator. Ele também coloca -inator com palavras que não dependem de inator para serem completadas (por exemplo, o Aceleradorinator Espaço Laser-inator). Ele geralmente dá uma pequena pausa antes de -inator nesses casos.
  • Phineas e Ferb são sempre questionados (normalmente por Isabella) por uma pessoa, a pergunta: "O que você tá fazendo?". Tem havido uma série de variações sobre ela. (Ex: "O que você tá comendo?" ("Viva Doofânia")
  • Phineas (em alguns episódios, às vezes, são outras personagens) pergunta: "Ué, cadê o Perry?" quando percebe o desaparecimento de Perry.
  • Dr. Doofenshmirtz tem planos para usar sua invenção em toda a "Área dos Três Estados".
  • Ferb muitas vezes fica quieto até o final do episódio, e geralmente ele diz uma linha bem humorada.
  • O Dr. Doofenshmirtz geralmente diz: "Eu te odeio, Perry o Ornitorrinco!" depois de seus planos serem arruinados. Mas existem variações com essa frase:
  1. "Obrigada, Perry o Ornitorrinco!" (Vanessa, "Vamos Reunir a Banda Outra Vez")
  2. "Eu te odeio, vizinho Phil!" (Doofenshmirtz, "Uma Missão Que Exige Concentração")
  3. "Eu te odeio, Perry o ornito..." (Doofenshmirtz, "Vamos Reunir a Banda Outra Vez"), ("Os Baljeatles")
  4. "Saúde, Perry o Ornitorrinco!" (Phineas, "Viva Doofânia"),
  5. "Eu te odeio, Perry, a Adolescente" (Doofenshmirtz, "Esse Modelito Verde Me Engorda?")
  6. "Eu te odeio, Perry Cabeça Mole!" (Doofenshmirtz, "Transpassando Sólidos").
  7. "Eu te odeio, Código de Trânsito!" (Doofenshmirtz, "Carl Disfarçado")
  8. "Eu te odeio, balão de Perry o Ornitorrinco!" (Doofenshmirtz,"Desfile da Unificação")
  • Perry tem uma única entrada secreta para seu esconderijo em cada episódio. (Portas em árvores, muros, truque de chapéu mágico...)
  • Vanessa é Persistente Imagem 411.jpg

    "Ferb, você não está meio grande pra brincar na piscina de bolas?"

    As pessoas perguntam a Phineas se ele não é um pouco jovem pelo o que está fazendo (Por exemplo: "Você não é um pouco jovem para ser engenheiro de montanha russa?"). Sua resposta mais comum é: "Sou, pior que sou", mas uma vez que é só: "Não...". Tem havido numerosas linhas que assumem por várias personagens. Além disso, Phineas não é o único a ser feita esta pergunta. No episódio "Vanessa é Persistente" sua mãe pergunta para Ferb: "Ferb, você não é um pouco grande pra brincar na piscina de bolas?".
  • 0 Dr. Doofenshmirtz não reconhece o Agente P se ele não estiver usando seu chapéu de agente secreto.
  • Phineas diz: "Ah, aí está você, Perry!", quando ele termina a sua missão e se torna um animal normal novamente. Um episódio é nomeado assim após esta linha ("Ah, Você Está Aí, Perry!").
  • Ocasionalmente, as pessoas pensam que o que está sendo dito é uma metáfora, mas é real ("Ela é Prefeita", "Controlando Perry").
  • Em episódios onde Phineas e Ferb constroem objetos altos, um pássaro é mostrado voando em sua direção e cai. Um exemplo em que um pássaro não é mostrado é em "Formigantes", onde uma mosca voa em direção ao modelo em escala do Formigus Maximus.
  • Normalmente, quando Candace falha em flagrar Phineas e Ferb, ela gagueja: "Mas-mas-mas".

Filmes

Filme para televisão

Veja o artigo: Phineas e Ferb O Filme: Através da 2ª Dimensão

Anunciado em Janeiro de 2010 pelo co-criador Jeff "Swampy" Marsh, "Phineas e Ferb: Através da 2ª Dimensão" foi ao ar no Disney Channel em 05 de Agosto de 2011 e no Brasil, 16 dias depois, em 21 de Agosto de 2011. No filme, Phineas e Ferb acidentalmente ajudam o Dr. Doofenshmirtz em uma invenção que os leva para uma dimensão alternativa. Lá, Perry é forçado a revelar sua identidade como agente secreto aos meninos, e para salvar Danville de um Doofenshmirtz alternativo que é bem mais malvado e ameaçador, Phineas e Ferb se juntam com seus contrapartes para detê-lo.

Filme para os cinemas

Veja o artigo: Phineas e Ferb (filme para os cinemas)

Crossovers

Phineas e Ferb: Missão Marvel

Veja o artigo: Phineas e Ferb: Missão Marvel

Em 2012, foi anunciado um crossover entre Phineas e Ferb e Marvel com o nome de "Phineas e Ferb: Missão Marvel" e que iria ao ar no verão de 2013. Ele apresenta os super-heróis Homem de Ferro, Homem-Aranha, Hulk, Thor e os vilões Caveira Vermelha, MODOK, Venom, e Chicote Negro. Foi o primeiro crossover entre Marvel e Disney desde a aquisição da Marvel Entertainment pela Disney em 2009. Foi ao ar em 16 de Agosto de 2013.

Phineas e Ferb: Star Wars

Veja o artigo: Phineas e Ferb: Star Wars

Durante a Comic-Con de San Diego em 2013, os produtores anunciaram outro crossover, agora com Star Wars, que ocorreria durante o Episódio IV: Uma Nova Esperança. Foi ao ar em 26 de Julho de 2014.

Spin-off

Take Dois com Phineas e Ferb

Foi produzido um talk-shpw onde os personagens entrevistavam celebridades. Começou a ser exibido em 03 de Dezembro de 2010, e cada episódio tinha em média dois minutos. Os personagens eram animados, mas os convidados eram em live-action. Recebeu alguns convidados brasileiros, como a banda NX Zero e o jogador de futebol Dante.

Garotas Companheiras

Em um artigo do The New York Times de 2010[12], foi revelado que os criadores desejavam fazer um spin-off da série sobre Isabella e as Garotas Companheiras, mas o projeto não foi pra frente. Com o fim de Phineas e Ferb, Dan e Swampy estão trabalhando em uma nova série para o Disney XD chamada Mikey Murphy's Law, prevista para estrear em 2017.

Notas nos traços das personagens

  • Ocasionalmente, alguns personagens são desenhados com suas sobrancelhas bem acima de seus olhos, ou parcialmente separadas de sua cabeça. Exemplos:
    • Phineas e Candace na abertura.
    • Phineas, Candace, Lawrence, Jeremy, Os Esquilos, Dançarino de Rua #2 e Dr. Doofenshmirtz no episódio "Cometa Kermillian".
  • Sempre que a orelha de um personagem é mostrada e o cabelo não cobre ela, o número 3 é usado para desenhar a forma do interior do ouvido.

Galerias

Clique aqui para ver mais imagens de Phineas e Ferb.
A galeria de imagens para Cartões de Título pode ser vista aqui.
A galeria de imagens para Imagens Promocionais pode ser vista aqui.

Ver também

Referências

Links externos

Também no FANDOM

Wiki aleatória