FANDOM


PFT icon
PFS icon
Phineas Flynn redireciona aqui. Você pode estar procurando por sua contraparte pré-histórica, sua contraparte chinesa, sua contraparte medieval, sua contraparte da Era Vitoriana, sua contraparte de 1914, sua contraparte da 2ª Dimensão, ou sua contraparte de Star Wars.
Phineas Flynn
Phineas (Ao Vencedor as Batatas)
Gênero: Masculino
Idade: Menos de 15
Altura: A mesma de Isabella
Nacionalidade: Americano
Cidade natal: Danville
Nascimento: Provavelmente na década de 1990, no verão
Informações Profissionais
Posição em Phineas e Ferb no Tom:
  Compositor, guitarrista, vocalista
Profissão:
  Estudante (em férias)
Engenheiro
Designer de brinquedos
Costureiro
entre outras...
Afiliações:
  Phineas e Ferb no Tom, Brinquedos Ha Ha Ha, Os Baljeatles
Assinatura:
  Assinatura Phineas
Amigos e Família
Pais:
Linda Flynn
Pai desconhecido
Padrastos:
Lawrence Fletcher
Irmãos:
Candace Flynn
Meio-irmãos:
Ferb Fletcher
Avós:
Clyde Flynn
Betty Jo Flynn
Reginald Fletcher
Winifred Fletcher
Amigos:
Isabella Garcia-Shapiro
Buford Van Stomm
Baljeet Tjinder
Pets: Perry, o Ornitorrinco
Bucky (†)
Dourado (solto no oceano)
Steve
Outros parentes:
Lorraine (tia-avó)
Contraparte:
Phineas Flynn (2ª Dimensão)
Bastidores
Primeira aparição:
  "Montanha Russa"
Última aparição:
  "Os Arquivos O.S.U.S.B."
Dublador(a):
Usa Flag Vincent Martella
Bandeira Brasileira Yan Gesteira (1ª voz)
Fabrício Vila Verde (2ª voz)
Raphael Oliveira (canções)

"O que é que a gente vai fazer amanhã? Há um mundo de possibilidades, a gente devia fazer uma lista."
-Phineas ao seu meio-irmão — Gnome-speakernotesOuvir [fonte]

Phineas Flynn é um menino da família Flynn-Fletcher. Ele é filho de Linda Flynn-Fletcher e enteado de Lawrence Fletcher. Candace Flynn é sua irmã, e seu meio-irmão é Ferb Fletcher. Ele é amigo de Buford, Baljeet e Isabella, que tem uma paixão secreta por ele. Phineas tem uma ligação forte com Perry, seu ornitorrinco de estimação, e sempre pergunta sobre onde ele está.

Um otimista incurável, Phineas sempre vê as coisas pelo lado bom. Ele também é extremamente inteligente, criativo e persistente, possibilitando a criação de imensas invenções e atividades, com a ajuda de seu meio-irmão. Sua hospitalidade é a força motriz por trás de muitos de seus planos.

Biografia

Início da Vida

Finalmente Imagem 336

Candace carrega Phineas no seu colo.

Nascido nos Estados Unidos na década de 1990, Phineas vive hoje na cidade de Danville.

Quando era um bebê, sua mãe, Linda, na época em que estava solteira, conhece e se apaixona por um arqueólogo britânico, Lawrence Fletcher, no concerto de despedida do Love Händel. Quando Linda e Lawrence finalmente casam-se, Phineas e Candace ganham Lawrence como padrasto e seu filho, Ferb, como meio-irmão ("Vamos Reunir a Banda Outra Vez").

Finalmente Imagem 340

Phineas mais novo, com Candace (esq) e Ferb (dir).

Por toda sua vida, Phineas é criado em uma família reconstituída. Porém ele se acostuma com isso como se fosse uma família americana de classe média. Linda geralmente se engana, pensando que ele é filho biológico de Lawrence ("Viajando no Tempo").

Phineas e seu meio-irmão Ferb, compartilham um relacionamento duradouro, não apenas como meio-irmãos, mas como melhores amigos. Eles possuem uma imaginação hiperativa incomum, que se torna a força motriz por trás da capacidade técnica de cada um. Ele valoriza as lembranças que compartilha com Ferb na sua infância ("Isso Não é Brinquedo Infantil").

AYA Imagem 680

Phineas constrói um robô no quintal.

Todos os anos, desde o nascimento de Phineas, sua família, muitas vezes, convida alguns amigos para visitar e ficar na casa de Clyde Flynn e Betty Jo Flynn, localizada próxima ao bosque de Danville. Recentemente, Phineas nomea o local como Acampamento Phineas e Ferb ("Tire o Pé Grande da Minha Frente", "Balada do Barbademau", "Último Trem na Linha", "O Segredo do Buford")

Desde novo, muito antes das férias de verão, Phineas constrói coisas incríveis como robôs e máquinas complexas, como visto nos flashbacks que Isabella tem durante a canção Como Iria Ser ("Aja Como Alguém da Sua Idade").

Aventuras de Verão

Veja o artigo: "Grandes Ideias"

Início do Verão

Um dos primeiros planos de Phineas é treinar macacos para malabarismo. Outra atividade é ir à uma feira estadual e andar em uma montanha-russa "chata", que só sobe alguns metros, depois cai e acaba após apenas cerca de 3 segundos ("Montanha Russa").

Montanha Russa (Imagem 428)

Phineas na montanha-russa.

No primeiro dia do verão, Phineas, sentado numa árvore, percebe que em breve voltará à escola e que os professores perguntarão o que ele fez nas férias de verão. Sentindo que seu tempo livre deve ser emocionante, como uma montanha-russa, Phineas decide construir a Melhor Montanha-Russa do Mundo, que começa no quintal e passa por vários lugares da cidade. Com o invento, Phineas se torna conhecido pelas crianças do bairro ("Montanha-Russa").

Depois da montanha-russa, Phineas dá início a uma série de grandes ideias, que podem variar entre construções e inventos incríveis, a feitos magníficos com quebra de recordes mundiais. Uma das próximas grandes ideias de Phineas é a criação de uma praia em seu quintal ("Festa de Terror na Praia com Gnomos de Jardim"). No dia do aniversário de Candace, Phineas remodela o rosto de sua irmã no Monte Rushmore como presente ("Candace Perde a Cabeça"). Em um dos dias mais quentes do verão, Lawrence lhe apresenta a máquina de fazer casquinha de neve e Phineas tem a ideia de fazer o Inverão, uma mistura entre inverno e verão ("Inverão"). Em outra oportunidade, Phineas participa de uma competição de carros de corrida. Embora não saiba dirigir, Ferb o ajuda a receber o troféu, dirigindo o carro com um controle remoto ("Phineas, o Veloz").

Ídolo Pop (Imagem 187)

Phineas faz sucesso com a PTF.

Phineas fica famoso por um dia por criar a banda Phineas e Ferb no Tom, uma maravilha de um sucesso só. Sua banda inclui Ferb, e as Garotas Companheiras da tropa 46231. A banda é oferecida pela Gravadora "O" Máximo para ser um cliente, mas passa por um ataque do astro já planejado e o negócio não é concretizado. A banda se apresenta pela última vez no Shopping Center Googolplex, cantando Guitchi Guitchi Gú com Candace, irmã de Phineas ("Ídolo Pop").

Ao chegar a conclusão que os brinquedos que sobem-e-descem não agradam mais as crianças, muito menos despertam a criatividade a inventividade das mesmas, Phineas cria o Perry, o Ornitorrinco Inativo; um brinquedo tão simples que pode ser o que a criança quiser. A ideia de Phineas faz um tremendo sucesso e Perry fica famoso ("O Brinquedo Inativo"). Quando Candace lhe apresenta o mundo da moda, Phineas se torne estilista por um dia, e vende sua roupa tradicional, e a de Ferb. O renomado estilista francês Gaston Le Mode se encanta com a moda de Phineas e decide comprar a ideia, lançando assim, a Coleção Verão o Tempo Todo. Em poucos minutos, todos na cidade já estão vestidos como Phineas, ou Ferb ("A Coleção de Moda de Phineas e Ferb").

Viajando no Tempo Imagem 801

As Garotas Companheiras resgatam os meninos e Candace.

Phineas é um dos primeiros viajantes do tempo bem sucedidos, reconstruindo uma máquina do tempo no Museu de História Natural de Danville. Viajando para 300 milhões a.C., Phineas e Ferb vão acidentalmente acompanhados de Candace. A máquina do tempo é destruída por um Tiranossauro-Rex e, enquanto Candace se desespera, os meninos aproveitam o tempo para exercitar a paciência e esperar por uma mensagem enviada por Phineas chegar ao presente. Depois de um tempo, Isabella e as Garotas Companheiras aparecem e os resgatam. Um raio atinge o cabo de energia da máquina, fornecendo eletricidade suficiente para que eles voltem para casa ("Viajando no Tempo").

Na casa de seus avós maternos, seu avó lhe conta a história do Pirata Barbademau e sobre o tesouro escondido na Ilha do Fígado. Inspirado na história de pirata, Phineas pega o mapa do tesouro que seu avô encontrou na infância e constrói um navio pirata com Ferb. Feito isso, ele e seus amigos mais próximos embarcam em uma perigosa aventura na esperança de descobrir se a lenda do tesouro é verdadeira ou não ("Balada do Barbademau"). Entendendo que nada dá mais confiança a alguém que um caminhão monstro, Phineas organiza uma competição de caminhões monstros no quintal e faz do carro de Linda um caminhão monstro para que Candace perca o medo e consiga estacionar o carro ao longo da calçada ("Comam Poeira e Lama").

Ao descobrir que Isabella está com soluços, Phineas constrói uma Casa Mal Assombrada no quintal da casa para que sua amiga tome um susto e se livre dos soluços ("Nada Que Um Bom Susto Não Resolva"). Em outra oportunidade, Phineas constrói um Submarino Nuclear e um Raio Encolhedor para entrar no estômago de Pinky e resgatar a faixa de Garota Companheira de Isabella. No entanto, o plano dá errado e Phineas acaba entrando no estômago de Candace ("Viagem no Corpo da Candace").

Cometa Kermillian Imagem 399

Os rostos de Phineas e Ferb desenhados no Cometa Kermillian.

Phineas também reforma sua casinha da árvore e a de Candace em Casas Robôs Gigantes de Árvore para lutarem como num videogame ("A Luta das Casas de Árvore"). Inspirado pelo história de Asparagus contada no museu de história grega por Lawrence, Phineas organiza uma corrida de bigas pela cidade e convida todos seus amigos para isso ("Como na Grécia Antiga"). Em um único dia, Phineas quebra 2 recordes mundiais: o de construir a Maior Bola de Boliche do Mundo e o de organizar o Maior Jogo de Pinball do Mundo. De quebra, ele ganha mais um recorde mundial, o de bater dois recordes em um único dia ("Quem Gosta de Boliche?"). Outra grande feito de Phineas no verão, com a ajuda de Ferb, é desenhar seus rostos no Cometa Kermillian, para que seus netos possam saber que o cometa passou a muitos anos em Danville ("Cometa Kermillian").

Phineas é responsável por reunir a banda Love Händel por uma noite em homenagem ao aniversário de casamento de seus pais. Phineas não tem dificuldade em convencer Danny, mas só convence Bobbi Fabuloso e Sherman através da música. Eventualmente, a banda finalmente faz uma apresentação ("Vamos Reunir a Banda Outra Vez").

No Espaço Sideral (Imagem 148)

Phineas, Ferb e Perry vestidos como astronautas.

Phineas e seu meio-irmão vão para o espaço, para que possam ver a estrela que seu pai compra para eles. Sua irmã acidentalmente entra no foguete, e os três embarcam em uma perigosa viagem pela galáxia. Sobrevivendo a um campo de asteroides e outros perigos, eles ficam sem combustível e param em um asteroide, onde se localiza um bar de milkshake. Lá, Phineas e Ferb descobrem que aquela é, de fato, a estrela deles. Depois de um tempo, os meninos voltam para casa, onde Phineas é convidado para ir a um baile com Isabella. Ele aceita desde que Ferb vá junto ("No Espaço Sideral").

Ao ver o desespero de Baljeet com seu projeto para a feira de ciências, Phineas o ajuda na construção de um Portal para Marte. Porém, logo após a finalização do projeto, Candace entra no portal e ele é destruído. Phineas então reconstrói o portal e embarca numa busca por Candace no planeta árido e rochoso ("Injustiça em Feira de Ciências", "Nova Injustiça em Feira de Ciências").

Meio do Verão

A Ponta do Dia (Imagem 274)

Phineas no grande concerto da Ponteira.

No meio do verão, Phineas descobre que a ponta do cadarço se chama "ponteira" e acha uma tremenda injustiça um artefato tão útil ser tão esquecido pelo homem. Comovido, ele cria uma campanha "Nunca se Esqueça das Ponteiras" e organiza um concerto para conscientizar o mundo sobre a importância das ponteiras ("A Ponta do Dia"). Quando Lawrence o leva para o Lago Naso, Phineas e Ferb, em vez de pescarem e ouvirem as histórias de Lawrence, constroem um laboratório submarino a fim de descobrirem se a lenda do monstro do lago é verdade. Surpreendentemente, Phineas encontra o Narigudo, e o monstro faz uma grande amizade com ele, principalmente depois de ele salvar sua vida. Antes do adeus, Phineas promete ao monstro não contar a ninguém sobre a existência dele ("O Monstro do Lago Naso").

No dia em que Perry é transferido pela O.S.U.S.B., Phineas não compreende o motivo pelo qual ele desaparece, e decide cantar uma música no alto de um prédio pedindo para que o ornitorrinco volte ("Ah, Você Está Aí, Perry!"). Um tempo depois, o ruivo constrói o maior avião do mundo somente com papel machê e quebra mais um recorde mundial ("O Avião! O Avião!"). Frustrado por ter ido no dia anterior a um restaurante onde não se conseguia enxergar a comida, Phineas cria um restaurante com tema de ornitorrinco no quintal que alcança o sucesso com apenas uma noite de existência. Posteriormente Phineas vende o restaurante a um grande empresário que procura criar uma rede de restaurantes com tema de ornitorrinco por toda a Área dos Três Estados ("Chez Ornitorrinco").

Numa Ilha Tropical (Imagem 201)

Phineas constrói o abrigo na ilha paradisíaca.

Após ficar encalhado em uma ilha, Lawrence pede para que Phineas e Ferb criem um abrigo caso eles precisem passar o dia na ilha. Phineas então constrói um abrigo luxuoso em árvores com direito a sala de hidromassagem, cozinha com condimentos e encanamento interno ("Numa Ilha Tropical").

Em uma manhã, enquanto Phineas jogava beisebol com Ferb, uma nave espacial cai no quintal dos Flynn-Fletcher e os meninos conhecem Meap, aparentemente um alienígena fofo e inofensivo. Quando Candace leva Meap para uma convenção de Bangu-Ru, sem o conhecimento de Phineas, ele cria o Bonitinhômetro para encontrar o alienígena. Posteriormente, Phineas é capturado por Mitch, um caçador ilegal intergalático e descobre que Meap é um agente de segurança intergalática. Antes do fim do dia, Phineas faz uma grande amizade com Meap ("As Crônicas de Meap").

Alguns dias depois, Phineas cria um raio encolhedor que permite que ele e seus amigos brinquem de esconde-esconde na sala da casa ("Esconde-Esconde"). Ao ter comprado um óculos que, segundo o comercial, daria visão de raio-x ao comprador, Phineas se sente enganado e decide criar seu próprio óculos de visão de raio-x usando toneladas de cenouras ("Pé de Coelho Que Não Dá Sorte"). Em um dia na praia, Phineas e seus amigos descobrem a cidade perdida de Atlântida e a levam para a superfície usando balões de hélio. Todavia, quando os balões são estourados, Atlântida volta para o fundo do mar ("Atlântida").

O Bico - Imagem 920

Phineas revela ser O Bico.

Após construir a Pista da Morte com Obstáculos, Phineas conclui que a pista não é segura o suficiente. No entanto, em vez de modificar a pista, ele decide criar uma armadura que permita ele e Ferb atravessarem a pista. A armadura prova ser totalmente segura e os meninos conseguem atravessar a pista sem problemas. Após isso, Phineas ouve gritos de Baljeet e, usando a armadura, o salva de cair de uma árvore. Isabela, que havia combinado anteriormente de fazer uma entrevista com os meninos, publica uma matéria no jornal das Garotas Companheiras sobre o que viu. Com a matéria, a armadura fica conhecida como o super-herói O Bico. Phineas gosta da ideia, mas admite que não era isso que havia planejado para o dia. Phineas então decide contar a verdadeira história a Isabella, mas um super-vilão aparece para O Bico, Khaka Peü Peü, e seus planos mudam. Para manter a cidade em ordem O Bico enfrenta Khaka Peü Peü várias vezes, até o vilão assumir nunca ter tido um dia maravilhoso. Com isso, Phineas revela publicamente ser O Bico e convida o vilão para reconstruir a pista de skate. Khaka Peü Peü nega o pedido, mas a cidade volta a ser um local de paz ("O Bico").

No dia 15 de Julho, dia da unificação da Área dos Três Estados, Phineas, juntamente com Ferb e seus demais amigos, organiza um desfile com carros alegóricos gigantes de si mesmos e com um show da banda Love Händel para comemorar a data ("Desfile da Unificação"). Algum tempo depois Phineas abre sua franquia de limonada e faz um rápido sucesso na cidade ("A Barraca de Limonada"). Percebendo que seu pai está se sentindo mal por não ser uma pessoa estimulante, enquanto o mundo se lembra que Linda é Lindana, Phineas faz de Lawrence Max Modem, um artista de sucesso que, assim como Lindana, teria sido esquecido pela mídia ("Senhoras e Senhores, Com Vocês, Max Modem!"). Posteriormente, Phineas vai à Convenção de Fantasia e Ficção Científica e juntamente com Clive Addison e Ferb, une as duas tribos de nerds que dividem o evento. ("Nerds Versus Nerds").

O Verão Foi Feito Para Você Imagem 1718

Phineas analisa o tempo que resta para voltar a Danville.

Apesar de todas essas incríveis aventuras, Phineas sente que pode fazer algo que desafie as leis da física. Inspirado pelo lema de Clay Aiken e de Chaka Khan (Eu acredito que nós podemos) ele planeja viajar pelo mundo em apenas um dia antes do sol se pôr com o Incrível Desafiador Solar 3000, no dia mais longo, mais promissor e mais glorioso do verão. A ideia encontra resistência por parte de Buford, que desafia Phineas de que ele não irá conseguir. Mesmo assim a viagem acontece. Se unem a Phineas e Ferb, Isabella, Baljeet, Buford e Candace. Depois de parar em Tóquio, nas montanhas do Himalaia e em Paris, Phineas se perde com o grupo em uma pequena ilha desconhecida no Oceano Atlântico. De início, ele pensa ter fracassado pela primeira vez, mas após Isabella citar o mapa do Ferb, Phineas tem a ideia de fazer do mapa um avião de papel, e lançá-lo até Danville usando um elástico gigante e o búfalo que mora na ilha. O plano de Phineas dá certo e o grupo consegue cumprir a meta estabelecida ("Phineas e Ferb: O Verão Foi Feito Para Você").

Mesmo não gostando de repetir os projetos, Phineas tem a ideia de fazer uma montanha-russa como fez no primeiro dia do verão. No entanto, dessa vez com tema musical ("Montanha-Russa, O Musical!").

Ainda no meio do verão, para ajudar as Garotas Companheiras a executarem suas tarefas sem serem atrapalhadas pela chuva, Phineas constrói uma grande esfera que pode simular qualquer tipo de bioma ("Ao Ar Livre"). Pouco depois, ele chega a conclusão que o sorvete feito na Lua fica muito mais gostoso que feito na Terra. Para provar isso, Phineas implanta uma fazenda na lua ("Fazenda Lunar"). Phineas cria um tapete mágico ao assistir novamente o Show do Pierre Cabeça de Alfinete e convida Lawrence e seus amigos para mostrar como é a cidade vista por cima ("Passeio de Tapete Mágico").

Phineas e Ferb O Filme - Através da 2ª Dimensão (Imagem 4890)

Phineas salva o mundo.

Embora Phineas não se lembre, ele e Ferb reconstroem o Outro-Dimensionator que lhes permite conhecer uma realidade alternativa, onde Danville é comandada por um ditador cruel. Comovido com o fato das crianças da 2ª Dimensão nunca terem tido férias e nem mesmo saberem o que é o verão, Phineas ajuda-as a pensar de um jeito diferente do estabelecido pelos padrões, usando o lema carpe diem. Posteriormente, Phineas é condenado pelo ditador Doofenshmirtz ao jogo cutuque o Goozim com a vara. Por sorte, Phineas sobrevive e atravessa várias dimensões até chegar em sua dimensão de origem. Nesse instante, Danville é atacada por uma invasão de Normobôs e Phineas se sente na obrigação de fazer algo para impedir que sua dimensão se transforme no mesmo que a dimensão vizinha. Determinado, ele usa o broche de Perry para liberar suas grandes ideias e usá-las no combate aos Normobôs. No topo da Empresa do Malvado Doofenshmirtz, Phineas percebe que todos os robôs são controlados por uma única antena. Em um duelo direto com o ditador Doofenshmirtz, Phineas acerta uma tacada e destrói a antena, pondo assim, todos os robôs no chão. Por fim, o ditador volta derrotado e preso para sua dimensão, enquanto Phineas faz uma grande amizade com a família Flynn-Fletcher da 2ª Dimensão ("Phineas e Ferb O Filme: Através da 2ª Dimensão").
Meap Vai a Seattle (Imagem 565)

Phineas na fortaleza de Mitch.

Quando Meap volta à Terra, Phineas fica sabendo que um feixe de fofônio foi encontrado caminhando rumo a Seattle. Phineas se une ao alienígena e a seus amigos para encontrar a concentração de fofônio. No entanto, Mitch consegue levar Doofenshmirtz, que havia bebido a substância, com ele, e Meap precisa voltar a área mais obscura de seu planeta para impedir que Mitch se torne a criatura mais fofa do universo. Durante a batalha entre o bem e o mal, Mitch bebe o fofônio e hipnotiza Phineas com sua fofura extrema. Quando a consciência de Phineas volta, ele conclui que a única pessoa que pode deter Mitch é Isabella, pois enquanto a fofura do alienígena é falsa, a fofura de Isabella é natural e verdadeira ("Meap Vai a Seattle").

Por uma vez ter criado o "Inverão", Phineas tem a ideia de criar também o "Outorão", uma mistura de outono com verão. Para isso, ele faz uma enorme e gloriosa pilha de folhas no quintal ("Menor Monograma"). Quando Linda não consegue fazer torta de doonkamora pela fruta estar em falta no mercado, Phineas decide ir até o local mais próximo onde está se vendendo doonkamora, no caso, Drusselstein. Chegando lá, ele se depara com um conflito político envolvendo o povo que quer que os bodes que trabalham no eixo andem no sentido horário, e os que querem que os bodes andem no sentido anti-horário. Depois de conhecer toda a história do país sobre o famoso eixo, Phineas estipula uma solução e os drusselsteineanos passam a comemorar a data como "Dia do Phineas e do Ferb", ou "Dia do Ferb e do Phineas" ("Doonkamoras Essenciais").

Cadê o Perry Imagem 833

Phineas agarrado a um cipó.

Um tempo depois, Phineas, sua família e seus amigos fazem uma viagem para a África para se encontrarem com um amigo de Lawrence. Num safári eles constroem um veículo nada convencional, no entanto, Buford toma o controle do veículo e eles acabam caindo em um desfiladeiro. Depois de se livrarem desse problema, Phineas avista Perry e começa uma busca para encontrá-lo. As coisas ficam difíceis para os meninos uma vez que Perry é enviado acidentalmente para a África e tenta evitá-los. Após a luta do ornitorrinco com Carl (que estava fora de si), Phineas e as crianças se encontram com Perry ("Cadê o Perry? (Primeira Parte)", "Cadê o Perry? (Segunda Parte)").

Final do Verão

Sabendo da existência de um concurso de carros antigos onde todos irão no estilo dos anos 50, Phineas e Ferb reformam a Ninfa de Nedlington para o concurso e surpreendem Jeremy e Candace. Felizmente a beleza e todos os mecanismos instalados pelos meninos fazem a Ninfa de Nedlington vencer a competição. Contente, Candace dá o troféu que recebe de Lawrence a seus irmãos, e Phineas diz a Ferb que ele tinha razão quando disse que eles precisavam de uma instante maior para guardarem seus troféus ("Meu Carrão"). Quando Linda pede para que Phineas e Ferb fiquem responsáveis pela organização da festa do quarteirão, Phineas cria o R.E.L.U.S.I.R. para um grand finale ("Amor ao Primeiro Bite").

Phineas e Ferb Missão Marvel Imagem 1831

Phineas conserta O Bico.

As invenções esplêndidas de Phineas fazem tanto sucesso durante o verão, que quando os famosos super-heróis Homem-Aranha, Homem de Ferro, Thor e Hulk têm seus poderes drenados pelo doutor Heinz Doofenshmirtz, resolvem pedir ajuda a ele. Diante dessa situação, Phineas constrói o Centro de Ações Secretas Apressadinhas, um local equipado com máquinas e qualquer tipo de tecnologia de última geração, para ajudar os heróis a recuperarem seus poderes. Posteriormente, Phineas usa a armadura d'O Bico, mesmo não estando em sua melhor condição, para ajudar os heróis no combate aos vilões. Quando finalmente os vilões são detidos, o diretor Nick Fury dá seus cumprimentos e revela que a S.H.I.E.L.D. tem uma dívida com Phineas e com seus amigos ("Phineas e Ferb: Missão Marvel").

Depois que o Love Händel é desafiado pelo Slamm Hammer na Premiação Anual de Música 24 Horas da Área dos Três Estados a provar a existência do Klimpaloon, Phineas se une a seus amigos para ir ao Himalaia buscar a roupa de banho mágica. Se guiando pelo primeiro volume do Diário de Sir Alvin Shackleberg, as crianças encontram o Klimpaloon, mas são capturadas por Mittington Random, que revela estar a anos atrás do Klimpaloon para produzir sua nova linha de roupas de banho. Posteriormente, as crianças conseguem resgatar o Klimpaloon da fortaleza de Random e chegar a tempo nos Triesties para que A Balada do Klimpaloon seja validada ("O Ultimato do Klimpaloon").

A Noite dos Farmacêuticos Vivos Imagem 1219

Phineas, Ferb, Buford e Baljeet atravessam a cidade durante o ataque zumbi.

Pouco depois, em uma madrugada, Danville sofre uma ameaça de apocalipse zumbi com um ataque de farmacêuticos zumbis repugnantes. Depois de voltar para casa protegido pelo efeito emborrachador da invenção que criou, Phineas percebe que Isabella não está no recinto. Ele conclui que ela pode estar no quartel das Garotas Companheiras e, revestido por qualquer tipo de borracha, vai até lá. Durante sua viagem, Phineas precisa se esquivar de centenas de farmacêuticos e duelar com os agentes da O.S.U.S.B. que haviam sido infectados. Ao chegar lá, Phineas descobre que Isabella não está, mas logo ela aparece, saindo do porão. Em seguida, Phineas e o grupo vão à Empresa do Malvado Doofenshmirtz, exatamente onde começou o contágio. Lá Phineas se encontra com Candace e arquiteta um plano para neutralisar o problema molhando todos os contaminados. Phineas não consegue chegar a Torre de Água de Danville antes de ser contagiado pelos farmacêuticos zumbis, mas felizmente Isabella completa o plano ("A Noite dos Farmacêuticos Vivos").

Posteriormente, Phineas, usando uma nova tecnologia que criou, transmite imagens simultâneas suas cantando para todos os lugares do mundo. Todavia, Phineas deixa o evento por ver os patos voando para o Sul. Sabendo que algo está errado com o planeta, ele inicia alguns estudos com seus amigos que chegam a conclusão que a Terra está mais próxima de Júpiter do que deveria estar. Phineas então elabora um plano para fazer o planeta voltar a sua posição de origem, colocando cinco foguetes espalhados pelo mundo e conectados por uma cápsula. Depois de uma tentativa fracassada, Candace segue lealmente os conselhos de Phineas e o mundo é salvo ("Phineas e Ferb Salvam o Verão").

Phineas e Ferb Último Dia de Verão Imagem 122

Phineas e seus amigos surfam pela cidade.

Phineas e Ferb Último Dia de Verão Imagem 1493

Phineas e Ferb no vazio fora do universo.

No último dia do verão, Phineas acorda antes do previsto e com Ferb vai à casa de todos os seus amigos usando pranchas a jato para convidá-los para desfrutar ao máximo do último dia das férias. No quintal, ele constrói uma invenção que une várias outras invenções suas e todos se divertem muito. No entanto, quando Candace ativa o Refaz-Inator, o dia começa a se repetir incansáveis vezes e fendas se abrem no contínuo espaço-tempo. Uma dessas fendas leva Phineas e Ferb para um vazio cinzento fora do universo. Lá os meninos se encontram com todas as outras coisas que também foram levadas, como colheres, tigres e calças capri. Depois de passar por uma chuva de globos de neve e fazer uma bola de calças capri para distrair os tigres, os meninos tentam bolar uma maneira de sair dali. Posteriormente, Candace, Isabella, Buford e Baljeet são levados por uma fenda e se encontram com os meninos. Depois de Baljeet dar uma explicação científica sobre o que está acontecendo, e dizer o que eles precisam fazer para voltar para casa, o grupo encontra o Refaz-Inator, que também avia sido levado por uma fenda, e constrói uma Catapulta Temporal. Em meio a uma chuva de carros, o grupo é lançado pela catapulta em direção a uma fenda. Chegando no quintal, o dia se refaz várias vezes a partir desse momento, até Candace lançar uma colher no botão de autodestruição do Refaz-Inator e Heinz acionar seu Endireitador de Tempo-Inator. Finalmente as coisas se normalizam, e as crianças se lembram de todos os dias incríveis que tiveram no verão debaixo da árvore do quintal. Isabella pergunta a Phineas o que ele mais gostou de construir e ele responde que mais gostou de construir lembranças. Em seguida, Phineas se reúne em um palco com seus amigos e outros personagens do elenco da série para cantar uma música de despedida ("Phineas e Ferb: Último Dia de Verão").

Adolescência

Na pré-adolescência, Phineas passa a pentear seu cabelo para trás e a usar uma bermuda jens azul, tênis cinza escuro e um blusão mostrada de botões. Na adolescência, Phineas fica alto, magro e volta a pentear o cabelo da mesma forma como fazia quando criança. Ele passa a usar calça jeans azul, tênis azuis, e uma blusa laranja de manga curta com uma blusa cor de creme de manga cumprida por dentro.

AYA Imagem 684

Phineas adolescente construindo algo.

AYA Imagem 877

Phineas e Isabella prometem se encontrar em duas semanas.

Durante o ensino médio, Phineas desenvolve sentimentos românticos por Isabella, mas temendo seus sentimentos por ela não serem correspondidos, ele nunca os admite. Phineas dedica sua adolescência aos estudos, como evidenciado por uma pilha de cartas de aceitação que recebe de faculdades de todo o mundo. Após um período de indecisão sobre qual faculdade seguir, ele finalmente encontra-se dividido em duas opções: Faculdade de Danville ou Faculdade Estadual dos Três Estados. Perto do final desse verão, Phineas descobre que Isabella nutriu sentimentos românticos por ele por muito tempo. Sabendo também que ela iria duas semanas antes para a faculdade devido as atividades extracurriculares, Phineas corre para encontrá-la e finalmente admitir sua paixão antes que ela viaje. Depois de passar na cafeteria de Vivian Garcia-Shapiro, Phineas a encontra sentada na frente de sua casa para dar o último adeus. Assim os dois finalmente admitem seus sentimentos um pelo outro. Ao descobrir que Isabella irá para a Faculdade Estadual dos Três Estados, Phineas decide ir para lá também para que ambos possam começar um relacionamento romântico. Phineas e Isabella se despedem com a promessa que irão se ver novamente em duas semanas, no início do semestre ("Aja Como Alguém da Sua Idade").

Vida Adulta

Na década de 2020, vinte anos depois de ter construído a Melhor Montanha-Russa do Mundo, Phineas ganha um prêmio que é apresentado a ele na Suíça. Antes disso, ele ou Ferb se casam com Isabella, pois ela é apresentada aos futuros filhos de Candace como "tia Isabella". Porém não é revelado qual dos dois se casam com ela ("A Máquina do Tempo"). A versão adulta dele não é vista, mas é mencionada, assim como a versão adulta de Ferb.

Personalidade

"Eu gosto de seguir em frente."
-Phineas [fonte]

Levantando o Astral da Candace Imagem 388

Phineas é um grande otimista.

A característica mais notável de Phineas é seu otimismo duradouro juntamente de sua calma. Ambas as coisas ajudas a deixar seus planos bem sucedidos. Normalmente, Phineas vê o lado bom da vida. Mesmo diante dos desafios mais difíceis que o confrontam, ele consegue se manter calmo e com uma visão positiva da situação ("Phineas, o Veloz", "Desfile da Unificação"). Phineas frequentemente usa essa habilidade para elevar a moral dos que o cercam quando estão em depressão. Exemplo disso, é quando Candace pensa ser um problema para Jeremy, visto que ele está se divertindo demais com os franceses. Phineas levanta a moral de Candace lembrando que ela é a viajante do tempo, a rainha de Marte e quem sabe pilotar uma biga. As palavras de Phineas fazem com que Candace fique mais confiante em si mesma ("Phineas e Ferb: O Verão Foi Feito Para Você"). Em outra oportunidade, ele inspira os membros da banda Love Händel, que acreditam não ter mais fãs ("Vamos Reunir a Banda Outra Vez").

Além disso, Phineas está quase sempre de bom humor. As únicas vezes que ele têm se mostrado desanimado, são quando o Papai Noel proclama Danville perversa ("Phineas e Ferb: Especial de Natal"), e quando Candace rejeita seu óculos de Raio-X ("Pé de Coelho Que Não Dá Sorte").

O Verão Foi Feito Para Você Imagem 1883

Phineas grita com Candace.

Phineas não é muito facilmente irritado, e em apenas casos raros, apresenta qualquer sinal de irritação, pessimismo e descontrole emocional. Quando Candace se recusa a subir no triciclo por achar que isso não cairia bem para uma pessoa da idade dela, Phineas grita exigindo que ela suba no triciclo, uma vez que essa era a única maneira dela passar pela obra no final da rua. No mesmo dia, ele mostra seu primeiro sinal de pessimismo ao não encontrar nenhuma maneira de sair da ilha deserto no meio do Oceano Atlântico ("Phineas e Ferb: O Verão Foi Feito Para Você"). Ele também fica agitado por um tempo curto quando Perry revela ser um agente secreto ("Phineas e Ferb O Filme: Através da 2ª Dimensão"). Na madrugada em que Danville sofre um ataque de farmacêuticos zumbis, Phineas mostra rapidamente um distúrbio emocional ao pensar que Isabella poderia ter se tornado um farmacêutico zumbi ("A Noite dos Farmacêuticos Vivos").

Ele é muito sociável, tem muitos amigos, e quase todos participaram de suas grandes ideias. Todos seus melhores amigos de bairro (Isabella, Buford e Baljeet) entram numa ilha amaldiçoada para encontrar um tesouro enterrado ("Balada do Barbademau"), andam na maior montanha-russa do mundo ("Montanha Russa"), e desfrutam de um dia de calor na praia do quintal ("Festa de Terror Na Praia Com Gnomos de Jardim"); todos projetos pensados por Phineas. Até mesmo alguém como Buford, que pode ser um adversário, participa regularmente dos planos e também participa do "acampamento" de sua família ("Balada do Barbademau", "Tire o Pé Grande da Minha Frente"). Buford desacredita de apenas um projeto de Phineas, quando ele planeja viajar pelo mundo em apenas um dia. Nesse dia, o valentão faz uma aposta mas acaba perdendo ("Phineas e Ferb: O Verão Foi Feito Para Você").

Cometa Kermillian Imagem 390

Phineas fantasiado como Augustus Kermillian.

Phineas também é muito gentil. Muitos de seus planos de verão surgem por ele querer ajudar alguém. Ele organiza um cruzeiro romântico para Baljeet e Mishti ("Sinto Que Estamos Afundando"), e esculpe o rosto de Candace no Monte Rushmore como presente para o aniversário dela ("Candace Perde a Cabeça"). Uma das pessoas que ele mais ajuda é Isabella. Certa vez ele constrói uma Casa Mal Assombrada a fim de curar os soluços dela ("Nada Que Um Bom Susto Não Resolva"). Muitas de suas grandes ideias são voltadas para ajudar Isabella e as Garotas Companheiras a conquistarem distintivos, como no dia em que ele cria uma biosfera para que as meninas possam realizar suas atividades sem se preocuparem com a chuva ("Ao Ar Livre"). Ele ainda ajuda Django Brown a pintar o deserto em branco para seu pai ("A Grande Arte"), cria o Arco-Írisnator para que Isabella possa finalmente ver um arco-íris real ("Viva Doofânia"), persegue Norm de noite para resgatar um disco que Candace precisava para dedurá-lo ("A Câmera de Trânsito") e encontra o peixinho de aquário de Buford que havia se perdido no mar ("Viagem ao Interior do Buford").
O Verão Foi Feito Para Você Imagem 1166

Phineas não presta atenção em Isabella na Torre Eiffel.

Ele é inteligente e trabalhador, mas se mostra alheio as emoções e intenções daqueles que o cercam. É por essa deficiência que Phineas não consegue perceber o interesse amoroso de Isabella nele, que muitas vezes parece óbvio. Isso provavelmente acontece por ele ser um menino ainda jovem, indiferente ao romance. Uma vez, enquanto estava ao lado de Phineas, Isabella corta uma corda de papel no formato da cabeça dele e corações. No entanto, Phineas fica confuso, parecendo não entender o que sua amiga quer dizer com aquilo ("A Coleção de Moda de Phineas e Ferb"). Outra vez, enquanto Phineas explicava seu projeto envolvendo o Cometa Kermillian, ela lhe pergunta: "Você me inclui nesses nossos netos?", demonstrando sua paixão. Logo em seguida, Isabella se arrepende e corrige a si mesma ("Cometa Kermillian"). Quando os dois estão em Paris, Phineas fica completamente perdido com as dicas de romance de Isabella, voltando sua atenção somente para a reconstrução do avião ("Phineas e Ferb: O Verão Foi Feito Para Você"). Seu conceito de romance é especialmente simples, perdendo a complexidades sutis e figuras que poderiam ser conectadas a uma fórmula ("Sinto Que Estamos Afundando").

Phineas deseja para o Natal, ser como Papai Noel, revelando sua personalidade generosa ("Phineas e Ferb: Especial de Natal").

Ele também parece ter problemas em mentir para as pessoas, em especial, para Isabella. Um dia Phineas mente para Isabella para protegê-la de Khaka Peü Peü. Mesmo sabendo que foi por uma boa causa, ele parece se sentir culpado por isso ("O Bico").

Quando está impossibilitado de criar algo, Phineas pode acumular grandes quantidades de estresse. Isso é provado no dia em que Baljeet decide escalar a Montanha de Danville sem a ajuda de qualquer objeto ou máquina. Ao chegar no topo da montanha, Phineas tem um colapso e começa a construir um Chalé de Gelo ("Separação de um Amigão Valentão").

Aparência Física

PeF (6)

Phineas tem o cabelo vermelho espetado curto, seus olhos são grandes e azuis, e suas sobrancelhas são vermelhas. A cabeça de Phineas é grande e tem o formato de triângulo, sendo seu nariz e nuca pontudos. Na nuca pode-se ver três sardas. No início do verão ele era mais baixo que Baljeet (o mais baixo de seus amigos), no entanto ele parece ter crescido e chegado próximo à altura de Isabella.

Atualmente, Phineas usa uma camisa listrada laranja e branca, short jeans azul com grandes bolsos, e tênis azuis com detalhes em branco. Sua roupa já virou moda em Danville com o lançamento da Coleção Verão o Tempo Todo.

A roupa de banho de Phineas, consiste em uma bermuda de cordão laranja com um padrão de nuvens brancas, e sandália azul escuro para combinar. ("Festa de Terror na Praia com Gnomos de Jardim", "Enormes Bolas d'Água"). Quando vai ao Havaí Phineas usa a mesma bermuda, apenas tirando as sandálias. Também no Havaí ele foi visto usando um blusão vermelho com um padrão de nuvens laranjas, e bermuda branca. ("Férias no Havaí").

No Natal, ele vestiu uma jaqueta azul escura sobre um suéter de gola branca, calças, luvas e botas pretas, e uma touca vermelha. ("Phineas e Ferb: Especial de Natal"). Quando os meninos inventam de fazer um especial de natal em pleno verão, Phineas aparece com sua bermuda tradicional apenas acompanhada de um suéter azul com estampa de boneco de neve. ("Um Natal em Família com Phineas e Ferb"). A mesma roupa pode ser vista no dia em que Danville sofre com a ameaça de uma nova era do gelo. ("Phineas e Ferb Salvam o Verão"). Na virada do ano, Phineas usa uma camisa de gola alta e manga comprida semelhante à sua camisa tradicional, calças jeans azuis e casaco azul. Mas tarde ele tira o casaco para dançar. ("Feliz Ano Novo!").

Para dormir, seu pijama é de cor laranja sólido com punhos e gola branca. ("Candace Perde a Cabeça", "A Câmera de Trânsito", "Ah, Você Está Aí, Perry!"). Mais tarde, ele usa um pijama parecido, apenas com um decote e botões brancos. ("Phineas e Ferb: Especial de Natal", "Controlando Perry").

Phineas (Natal)
Quando participa de uma corrida de carros, Phineas usa um macacão laranja de zíper e um capacete da mesma cor; quando faz um circo em seu quintal, coloca óculos de armação vermelha, cartola, bermuda laranja, blusa azul e sapatos pretos; para se encontrar com o Narigudo no Lago Naso e salvar o peixinho de Buford, Phineas usa equipamento de mergulho; e quando vai ao espaço se veste com roupa de astronauta. ("Phineas, o Veloz", "Hoje é Dia de Circo", "O Monstro do Lago Naso", "Viagem ao Interior do Buford", "No Espaço Sideral"). Para jogar boliche, Phineas usa um blusão laranja; no campo de Minigolfe, ele usa uma roupa típica dos anos 70 acompanhada de uma peruca black power vermelha; quando tem a ideia de construir uma cidade antiga em seu quintal apenas usando ferramentas manuais, Phineas se veste com um macacão jeans. ("Quem Joga Melhor?", "Uma Missão Que Exige Concentração", "Ela é Prefeita").

As vezes Phineas usa sua vestimenta tradicional apenas acrescentando algo na cabeça. Quando vai ao museu da múmia, ele coloca um chapéu de aventureiro; quando elabora uma corrida de bigas com Ferb, coloca um capacete romano; e quando vai jogar beisebol; põe um simples boné. ("A Minha Múmia é Você?", "Corrida de Bigas", "As Crônicas de Meap"). Sempre que aparece ou andando de skate ou de patins ele usa um capacete para se proteger. ("Viva o Medo", "O Chicote").

Phineas - Imagem Promocional (31)

Quando constrói a Casa Mal Assombrada se veste como cientista maluco e coloca uma peruca vermelha grande na esperança que isso assuste Isabella ("Nada Que Um Bom Susto Não Resolva"). Já na Halloween ele usa uma fantasia de vampiro para sair com seus amigos pelas ruas de Danville pedindo doces. ("Entre no Espírito").

Durante a música Dia de Spa, Phineas se veste como um rapper, com um óculos moderno, boné vermelho virado para trás, calça de moletom azul, camisa larga preta e cordão com a inicial de seu nome. ("Dia de Spa"). Já durante a música Vão Ter Que Me Avaliar, Phineas se veste como um roqueiro, jaqueta de couro preta, sapatos pretos, blusa laranja despojada, e calça justa branca com manchas pretas. Além disso, ele passa gel em seu cabelo fazendo com que ele fique mais alto. ("Os Baljeatles"). O mesmo visual é visto durante a música Hora de Incrementar. ("Phineas e Ferb O Filme: Através da 2ª Dimensão").

Relacionamentos

Família Flynn-Fletcher

Ferb Fletcher

O Verão Foi Feito Para Você Imagem 1980

Phineas cantando junto com Ferb.

"Irmão é sempre irmão. Eu não podia ter escolhido um melhor do que o Ferb. Entende, né?"
-Phineas [fonte]

Veja o artigo: "Relação de Phineas e Ferb"

Ferb, além de ser meio-irmão Phineas, é também seu melhor amigo. Se não fosse por Ferb, Phineas jamais aproveitaria as férias de verão como faz. Phineas é muito gentil com Ferb, e muitas vezes diz às pessoas tudo o que precisa dizer (porque Ferb não fala muito, ou se coloca na posição de "homem de ação") ("Montanha Russa").

Os dois se conhecem praticamente desde nascidos, e passam quase cada segundo do dia um com o outro. Eles carregam uma ligação forte de amor que os mantém unidos sempre ("Vamos Reunir a Banda Outra Vez", "A Máquina do Tempo"). Talvez o maior exemplo da amizade dos dois é quando Phineas afirma que não poderia ter pedido um irmão melhor que Ferb ("Montanha Russa").

Candace Flynn

Veja o artigo: "Relação de Phineas e Candace"

Phineas e Ferb Missão Marvel Imagem 2625

Phineas se reconcilia com Candace.

Candace é a irmã biológica de Phineas que sempre tenta expor seus esquemas. Phineas nunca parece estar preocupado, chateado ou irritado quando ela grita: "Vou contar pra mamãe!". Na verdade, ele apenas pensa que tudo o que eles estão fazendo é inocente. Ele parece amar muito Candace e sempre trata ela muito bem, apesar de Candace raramente retribuir esse carinho. Phineas oferece a ela um papel de destaque em alguns de seus planos, garantindo que ela vai se divertir ("Montanha Russa", "Ídolo Pop", etc).

Além disso, ele a admira muito, até certo ponto ignorando seus medos e desconfortos. Muitos de seus planos são tentativas de ajudá-la; como no dia do aniversário dela ("Candace Perde a Cabeça"), e como no dia que Phineas constrói uma pista de corrida de caminhões monstros no quintal para ajudá-la a estacionar o carro ao longo da calçada ("Comam Poeira e Lama").

Linda Flynn-Fletcher

Café da Manhã Especial Para a Mamãe

Phineas faz um café da manhã surpresa para sua mãe.

Linda é a mãe biológica de Phineas. Ele é sempre educado, carinhoso e honesto com ela. Ela nunca questiona os meninos porque cada vez que eles fazem alguma coisa, a invenção desaparece quase magicamente. Linda parece pensar que tudo que é dito a ela é fruto da imaginação espetacular dos meninos e principalmente de Candace.

No dia do aniversário de Linda, Phineas mostra que pode dar um presente perfeito para sua mãe fazendo um café da manhã surpresa para ela e organizando uma série de atividades de entretenimento. Ele também se preocupa por quase ter esquecido do aniversário de sua mãe ("O Aniversário da Mamãe").

Tanto ele, como Ferb, sabem do passado de Linda como uma pop star conhecida como Lindana ("Senhoras e Senhores, Com Vocês, Max Modem!").

Lawrence Fletcher

Phineas é muito amável para com seu padrasto e, uma vez que ele é conhecido como pai dele durante toda sua vida, o chama de "pai". Lawrence já se deparou com os esquemas de Phineas e Ferb, mas não parece intimidar os meninos, como Candace faz ("Comam Poeira e Lama", "Vamos Reunir a Banda Outra Vez", "Passeio de Tapete Mágico").

SSCVMM Imagem 123

Phineas faz de Lawrence "Max Modem".

Alguns dos projetos de Phineas estão ligados de alguma forma a Lawrence. Uma vez, Phineas, percebendo que seu pai se sentia menosprezado pelo fato de Linda ter sido uma grande artista pop no passado, faz dele "Max Modem"; um cantor que se passa em um evento por um artista de sucesso desconhecido pelo público ("Senhoras e Senhores, Com Vocês, Max Modem!"). Antes disso, Phineas já ajuda Lawrence, com o plano de unir novamente os integrantes da banda Love Händel para um show especial no aniversário de casamento de seus pais ("Vamos Reunir a Banda Outra Vez"). Em outra oportunidade, Phineas cria um tapete voador para sobrevoar Danville com seu pai. Um passeio aéreo que deixa Lawrence muito contente ("Passeio de Tapete Mágico").

Em outras ocasiões, Phineas se inspira com algo que Lawrence apresenta ou diz a ele. Em um dos dias mais quentes do verão, Lawrence apresenta aos meninos uma máquina de casquinha de neve. Phineas então produz neve em quantidades absurdas e cria o "inverão" (uma mistura lógica e única de inverno com verão) ("Inverão"). Alguns dias depois, Lawrence os leva em um museu de antiguidades gregas. Lá, Phineas se inspira na história de um guerreiro grego contada por seu padrasto e organiza uma corrida de bigas ao voltar para casa ("Como na Grécia Antiga"). Ao ser apresentado por Lawrence ao Show do Pierre Cabeça de Alfinete, programa preferido de Lawrence quando era criança, Phineas tem a ideia de fazer um programa de televisão usando personagens criados por ele e seus amigos ("Heróis de Desenho Animado").

Perry, o Ornitorrinco

"Ah, aí está você, Perry."
-Phineas

Perry Põe Um Ovo Imagem 33

Phineas e Perry.

Perry é o ornitorrinco de estimação de Phineas e Ferb. Quando Phineas e Ferb adotam Perry, pensam em batizá-lo de Bartolomeu, mas na carona de volta pra casa, mudam o nome para Perry ("Phineas e Ferb O Filme: Através da 2ª Dimensão"). Perry é um agente secreto que luta contra o mal sem os meninos saberem. Ele geralmente acaba fazendo com que os planos dos meninos desapareçam diariamente antes de Linda chegar em casa. Phineas normalmente explica que ornitorrincos como Perry "não são muito espertos".

Phineas parece ser muito cuidadoso com Perry. Phineas muitas vezes se pergunta onde Perry vai está quando não o encontra, e diz: "Ué, cadê o Perry?" (ou algo nesse sentido). Isto poderia ser porque ele quer ter certeza de que Perry está seguro ("Montanha Russa").

Ah, Você Está Aí, Perry! (3)

Phineas dorme com Perry.

No dia que Perry é transferido, Phineas estranha o fato de ornitorrinco não aparecer para tomar café e planeja um concerto com o tema de Perry para fazer ele voltar para casa ("Ah, Você Está Aí, Perry!").

Em "Phineas e Ferb O Filme: Através da 2ª Dimensão", Phineas se irrita ao descobrir a identidade secreta de Perry, por pensar que o ornitorrinco não confia nele suficientemente para revelar seu segredo. Mas com o tempo, Phineas se acalma e faz as pazes com Pery novamente.

Bucky

Bucky e Phineas pareciam ser bem próximos, como prova por Lawrence tentar impedir Phineas de saber que o cachorro está morto. Bucky fica doente e foge para viver gentilmente na Fazenda do Velho Simmons. ("Viajando No Tempo").

Amigos

O Que Essa Coisa Faz Imagem 598

Phineas com os seus amigos mais próximos.

Phineas é muito popular. As outras crianças da vizinhança apreciam as atividades dele e de Ferb, quase sempre tomando parte nelas. Possivelmente, é assim que ele conhece seus amigos mais próximos ("Montanha Russa", "Festa de Terror Na Praia Com Gnomos de Jardim", "Dedos Pra Que Te Quero").

Phineas normalmente leva as suas atividades com um "círculo" de amigos principais. Buford Van Stomm está neste grupo. No passado, ele ainda intimidava muito Phineas, porém, os dois se tornaram amigos próximos depois de algum tempo ("Dedos Pra Que Te Quero", "O Traje de Gala").

Baljeet é outro. Ele pede a ajuda de Phineas e Ferb regularmente, mesmo com a criação de um "sinal Baljeet" em um holograma, para ele falar em situações necessárias. Phineas gosta de ajudá-lo ("Injustiça em Feira de Ciências", "Ataque da Irmã Gigante").

Nerds Versus Nerds Imagem 182

Phineas tenta unir as tribos de nerds.

Além disso, ele tem um amigo chamado Irving, que é um fã autoproclamado de Phineas e Ferb. Irving não é tão proeminente como Buford, Baljeet, e Isabella, mas é visto com mais freqüência que Django Brown ("Esconde-Esconde", "O Que Essa Coisa Faz?", "Atlântida", "Nerds Versus Nerds", "O Lado Doof da Lua", "Que Crocada).

Outro amigo, em menor escala é Django Brown ("Hoje é Dia de Circo", "Como Na Grécia Antiga", "A Grande Arte").

Ele fica brevemente amigo de Carl, mas não sabe que o adolescente estava disfarçado para uma missão da O.S.U.S.B. ("Carl Disfarçado").

A Tropa 46.321 das Garotas Companheiras atuam no grupo, para trabalhar com a líder, Isabella. Elas têm ajudado Phineas e Ferb 52 vezes como em "Isabella e o Templo do Látex".

Isabella Garcia-Shapiro

Enormes Bolhas D'Água Imagem 248

Phineas e Isabella surfam juntos.

"Isabella, você é demais!"
-Phineas agradecendo Isabella com um abraço [fonte]

Veja os artigos: "Relação de Phineas e Isabella" e "Lista de Momentos Românticos entre Phineas e Isabella"

Isabella é a vizinha da casa em frente a de Phineas e melhor amiga dele. Ela participa de quase todas as grandes ideias de Phineas e tem uma enorme paixão por ele. No entanto, Phineas está completamente inconsciente disso.

Phineas mostra ter mais carinho por Isabella que por seus outros amigos com o progresso da série. No primeiro dia do verão, ele parece ser um pouco indiferente à ela ("Montanha-Russa"). Porém com o tempo, ele monstra que realmente gosta da companhia dela ("O Traje de Gala", "Sinto Que Estamos Afundando", "O Bico", "Phineas e Ferb: O Verão Foi Feito Para Você"). Phienas considera Isabella como uma de suas amigas mais próximas. Os dois frequentemente são istos dançando juntos. Phineas também expressa muita preocupação sempre que Isabella está sobre situação de perigo.

Buford Van Stomm

Eles se conhecem desde que eram bebês. Sabe-se que na época, Buford roubou a bicicleta de Phineas ("Phineas e Ferb: O Verão Foi Feito Para Você").

Dedos Pra Que Te Quero Imagem 546

Phineas e Buford fazem as pazes.

Parece que no início do verão, Phineas não considera Buford um de seus amigos mais próximos. Phineas, assim como todos do bairro, veem Buford como um valentão famoso por quebrar ossos, e não como um amigo. Um dia no Shopping Center Googolplex, Phineas, acidentalmente, derrama sorvete na camisa de Buford, fazendo-o passar vergonha na frente de todos no shopping. Posteriormente, ele duelam em uma briga de polegares onde Buford massacra o polegar de Phineas, descontando toda sua raiva. No entanto o valentão só faz as pazes quando um sorvete de menta cai cabeça de Phineas ("Dedos Pra Que Te Quero").

Parece que a partir desse dia, eles ficam mais próximos. Buford começa a participar com maior frequência das grandes ideias de Phineas, e Phienas o convida também para suas atividades. Quando os Flynn-Fletcher vão acampar na casa de Clyde Flynn e Betty Jo Flynn, Phineas convida seus amigos mais próximos e leva Buford também ("Tire o Pé Grande da Minha Frente", "Balada do Barbademau").

Assim como faz com todos, Phineas também dedica sua atividade do dia a ajudar Buford quando necessário. Ao ver o valentão chorar descontroladamente na praia por ter perdido o peixe de aquário, Phineas constrói rapidamente um submarino para encontrar o peixe ("Viagem ao Interior do Buford"). Posteriormente, Phineas usa o Separador Molecular para separar chocolate de creme de amendoim para Buford ("Personalidade Dividida").

O Verão Foi Feito Para Você Imagem 1557

Buford zomba de Phineas.

Embora sejam amigos, ambos ainda vivem momentos de disputa. No dia mais longo do ano, Phineas planeja viajar em torno do mundo antes do sol se pôr. Todavia, Buford não concorda com Phineas que um dia possa ter mais de 24 horas e resolve fazer uma aposta com ele: caso ganhe a aposta, Phineas não poderá fazer mais nada no verão e terá que assumir que é governado pelas leis da física; caso perca a aposta, Buford comerá um inseto. Mesmo não achando a aposta justa, uma vez que Buford pode comer um inseto a qualquer momento, Phineas resolve apostar. Felizmente, o grupo consegue seu objetivo apesar de todas as dificuldades e imprevistos na viagem ("Phineas e Ferb: O Verão Foi Feito Para Você").

Baljeet Tjinder

Baljeet é um dos amigos de bairro de Phineas que desfruta de muitas das grandes ideias dele. Phineas o considera um grande amigo, visto que o convida para ir no acampamento de seus avós no início do verão ("Tire o Pé Grande da Minha Frente", "Balada do Barbademau").

Injustiça em Feira de Ciências (Imagem 175)

Phineas ajuda Baljeet na construção do portal para Marte.

Algumas atividades de Phineas já foram voltadas para ajudar Baljeet. Um dia antes da apresentação do indiano na feira de ciências, Phineas o ajuda na construção de um Portal para Marte. A inteligência de Baljeet com a facilidade para construir coisas de Phineas casam perfeitamente e o portal é finalizado depois de muito trabalho ("Injustiça em Feira de Ciências", "Nova Injustiça em Feira de Ciências"). Alguns dias depois, Phineas fica sabendo que Baljeet está com um problema na feira do parque. Chegando lá, Phineas cria o elixir de crescimento para fazer a melancia de seu amigo crescer para uma competição ("Ataque da Irmã Gigante"). Em outra oportunidade, Phineas ouve gritos da casa de Baljeet e vai até lá para saber o que está acontecendo. Na casa dos Tjinder, Baljeet revela que se inscreveu em um concurso de rock pensando ser um acampamento de geologia. Phineas tenta manter seu amigo calmo e desperta o lado "roqueiro" dele. Com a ajuda de Phineas, Baljeet consegue montar uma banda de rock e se apresentar com sucesso no concurso ("Os Baljeatles").

Django Brown

Django é um amigo de Phineas mas que pouco interage com ele. Uma vez, Phineas ajuda Django a pintar um deserto em branco ("A Grande Arte").

Garotas Companheiras

A tropa 46321 das Garotas Companheiras, liderada por Isabella, é vista em muitas atividades de Phineas. Geralmente elas se unem as grandes ideias para ganharem distintivos. Um dia, Phineas constrói uma enorme biosfera para que o tempo chuvoso não atrapalhe as atividades delas ("Ao Ar Livre").

Irving Du Bois

Apesar de Irving ser um grande fã de Phineas, Phineas parece não olhá-lo como um de seus melhores amigos. Logo que conhece Irving, Phineas o acha estranho e possivelmente chato ("Esconde-Esconde").

Nerds Versus Nerds Imagem 173

Phineas e Irving na Convenção de Fantasia e Ficção Científica.

Entretanto, com o tempo, Phineas passa a estar ao lado de Irving com mais frequência. Quando constrói o Edifício Mais Alto do Mundo, Phineas assume que é bom ter Irving ajudando no projeto, o que mostra que sua concepção sobre o nerd já está mudada ("O Lado Doof da Lua"). Phineas volta a se encontrar com Irving na Convenção de Fantasia e Ficção Científica, mas infelizmente não consegue desfrutar de tudo no evento por conta de uma guerra entre tribos de nerds ("Nerds Versus Nerds"). Phineas coloca Irving para ajudar em alguns de seus projetos posteriores. Curiosamente, em ambos projetos, Irving tem a mesma missão, a de manter contato com os meninos na Terra A primeira vez que isso acontece é quando Phineas vai à Lua fazer sorvete lunar ("Fazenda Lunar"), e a segunda é quando Phineas vai ao espaço montar uma estação ("Phineas e Ferb: Missão Marvel"). O nerd aparece eventualmente desfrutando das grandes ideias dos meninos ("Esconde-Esconde", "Atlântida", "Meu Belo Goleiro", "Surpresa Sonâmbula", "Que Crocada", "História de Troia").

Jeremy Johnson

Diferentemente de muitos irmãos que tem ciúmes das irmãs, Phineas tem uma boa relação com Jeremy, namorado de Candace. Eventualmente Jeremy se envolve nas grandes ideias dos meninos. Um dia, Phineas cria um esqueleto que reproduz em Jeremy todos os movimentos que Ferb faz, para ajudá-lo num concurso de dança na televisão ("Dançar Até Enjoar").

Stacy Hirano

Phineas parece gostar de Stacy. Quando ele cria o campo de minigolfe no quintal no dia em que Candace está doente, Stacy vai até ele com um bilhete dizer o que Candace gostaria de dizer. No entanto, Stacy é "seduzida pela curtição" e Phineas a convida para se divertir no campo de minigolfe. Como ela se destaca no jogo, se torna a rainha do minigolfe. Durante a música A Rainha do Minigolfe, Phineas e Stacy são vistos dançando juntos ("Uma Missão Que Exige Concentração").

Posteriormente, quando Phineas cria a versão musical da Melhor Montanha-Russa do Mundo, ele menciona que consegue ver a casa de Stacy do alto da construção ("Montanha-Russa, O Musical!").

Outros Conhecidos

Dr. Heinz Doofenshmirtz

Durante muito tempo, Phineas não tinha ideia de que seu ornitorrinco de estimação Perry, tinha a missão contínua de combater o malvado Dr. Doofenshmirtz e impedi-lo de conquistar a Área dos Três Estados. Por essa razão, ele não tinha conhecimento de sua existência. (Embora, Doofenshmirtz seja responsável muitas vezes pelo desaparecimento das invenções de Phineas e Ferb).

Phineas e Ferb O Filme - Através da 2ª Dimensão (Imagem 543)

Phineas e Ferb ajudam Doofenshmirtz a entrar na 2ª Dimensão.

Phineas conhece pessoalmente o Dr. Doofenshmirtz no dia do aniversário de Perry, quando ele e Ferb involuntariamente aterrissam no edifício da Empresa do Malvado Doofenshmirtz e destroem o Outro-Dimensionator. Se sentindo culpados, os meninos se desculpam com o cientista e consertam a máquina para ele. Eventualmente isso abre um portal para a 2ª Dimensão e uma nova realidade é descoberta. Phineas mostra algum respeito por Doofenshmirtz como um "idoso" no início, em um momento o chama de "Doutor D", mostrando certa intimidade. No entanto, isso parece mudar depois que Phineas descobre que Doofenshmirtz não era um farmacêutico inofensivo, mas sim um cientista malvado. No final do dia, Phineas e Doofenshmirtz se esquecem completamente um do outro, pois ambos são atingidos pelo Amnésia-Inator Doofenshmirtz da O.S.U.S.B. ("Phineas e Ferb O Filme: Através da 2ª Dimensão").

No dia em que Danville é atacada por centenas de farmacêuticos zumbis repugnantes, Phineas volta a interagir com Doofenshmirtz, dessa vez, para a construção de algo que faça-os chegar à Torre de Água de Danville para acabar com o contágio. Doofenshmirtz mostra o botão de autodestruição para Phineas, mas o menino recusa colocar o botão em seu invento ("A Noite dos Farmacêuticos Vivos").

Galeria de Imagens

A Ponta do Dia (Imagem 348)
A galeria de imagens para Phineas Flynn pode ser vista aqui.

Habilidades

Montanha Russa (Imagem 94)

Phineas e Ferb constroem a montanha-russa.

Phineas apresenta uma quantidade múltipla de habilidades. Como seu irmão, ele possui uma imaginação fértil que é a força motriz por trás de seus empreendimentos. Ele sabe usar muito bem ferramentas, e tem excepcional conhecimento e destreza para construir coisas. O que o distingue de outros com sua idade é sua capacidade de se envolver em façanhas.

Phineas parece ser capaz de trabalhar muito bem como um investigador, tendo sido capaz de rastrear e localizar a boneca Mary McGuffin de Candace com base em depoimentos de testemunhas oculares, depois dela ter sido erroneamente vendida em sua venda de garagem por Lawrence ("Procurando Mary McGuffin").

Phineas também tem habilidades com música. Ele canta e tem uma linha em muitas músicas da série, com fluência. Ele também pode tocar um grande número de instrumentos musicais, incluindo baixo, guitarra, piano, tamborim, pandeiro, e tambores ("Ídolo Pop", "Vamos Reunir a Banda Outra Vez", "Não Pisque", "Montanha-Russa, O Musical!", "Phineas e Ferb O Filme: Através da 2ª Dimensão").

Apesar de ser jovem demais para dirigir, Phineas já participou de uma competição de carros de corrida, embora Ferb estivesse controlando o carro com um controle remoto ("Phineas, o Veloz"). Phineas também sabe controlar todas suas invenções, como o Incrível Desafiador Solar 3000, um jatinho que ele usa para viajar pelo mundo ("Phineas e Ferb: O Verão Foi Feito Para Você").

Ei Ferb (Imagem 17)

Phineas canta no quintal.

Ele tem muitas habilidades esportivas. Phineas impressiona o público da praia do quintal quando surfa numa competição. Ele é capaz de se pendurar na prancha, fazer acrobacias, andar sobre ela e fazer várias outras coisas que um surfista profissional jamais faria ("Festa de Terror na Praia com Gnomos de Jardim", "Férias no Havaí", "Enormes Bolas d'Água"). Phineas também é um ótimo jogador de boliche, podendo fazer cinco strikes seguidos ("Quem Gosta de Boliche?"). No Inverão, ele mostra ter habilidades numa prancha de snowboard, após vencer uma competição ao lado de Ferb e Candace, que entrou acidentalmente ("Inverão"). Phineas sabe jogar vôlei e andar de bicicleta também, além de controlar um touro mecânico e andar de skate ("Surpresa Sonâmbula", "Transpassando Sólidos", "Tour de Ferb", "Rodeio de Robôs", "O Bico", "Viva o Medo"). Phineas sabe patinar razoavelmente bem, e andar de patinete muito bem, como visto no dia em que ele bate três recordes mundiais ("O Chicote", "Quem Gosta de Boliche?"). Somado a tudo isso, ele é um excelente jogador de tênis de mesa, capaz de ficar jogando com Ferb durante horas ("São as Suas Memórias").

Ele parece ser um bom corredor, uma vez que já foi visto correndo em algumas ocasiões de perigo ("A Minha Múmia é Você?", "Balada do Barbademau", "Tesouro dos Três Estados: Botas de Segredos"). Além de tudo isso, Phineas sabe nadar, e parece ter uma boa resistência física ("Viagem ao Interior do Buford", "O Monstro do Lago Naso").

Festa de Terror na Praia com Gnomos de Jardim Imagem 355

Phineas surfando.

Phineas sabe jogar videogame, mas não tão bem como Ferb, que é um campeão mundial ("Controlando Perry"). O mesmo se aplica ao futebol ("Meu Belo Goleiro"). Phineas gosta de dançar, uma vez que já foi visto dançando várias vezes durante o verão. No entanto, ele não dança tão bem como Ferb. Os passos de Phineas são básicos ("Phineas e Ferb: O Verão Foi Feito Para Você").

Ele sabe alguns truques de mágica também. Uma vez, fez um show de mágica em seu quintal com a ajuda de seus amigos mais próximos ("Bebendo com o Inimigo").

Bordões

Veja o artigo: "Lista de Bordões dos Personagens de Phineas e Ferb"

  • Depois que alguém pergunta se ele não é jovem para estar fazendo alguma coisa ...) "Sou, pior que sou" ou "Sou, sim eu sou", e às vezes, "Não..." e "Bom, eu acho que não".
  • "Ué, cadê o Perry?"
  • "Ele é um ornitorrinco; não é muito esperto."
Aí Vêm as Bettys (77)

"Ué cadê o Perry?"

  • (Normalmente depois de Isabella dizer "O que estão fazendo?") "Construindo uma...", "Fazendo uma..."Nós estamos..."
  • "Ferb, já sei o que vamos fazer hoje!"
  • "Ah, aí está você, Perry!"
  • "Eu gosto de seguir em frente."
  • "Aproveitar o dia!"
  • "É o melhor (algo) de todos (ou do mundo)."
  • "O que está fazendo?" (Às vezes)

Frases Memoráveis

  • "Ei Ferb, já sei o que vamos fazer hoje" (A maioria dos episódios)
  • "Precisamos de mais dias de verão, ou de mais gente."
  • "Ué, cadê o Perry" (Em quase todos os episódios)
  • "O que é que a gente vai fazer amanhã? Há um mundo de possibilidades. A gente devia fazer uma lista!"
  • "Eu tenho cara de quê, de bobo?" (Vestindo uma roupa de bobo real)
  • "Não aprendemos nada com Frankenstein de Mary Shelly."
  • "Não. Eu gosto de seguir em frente."
  • "Vamos Ferb. Se a gente deixar que um calorzinho estrague o melhor dia da nossa vida, esse DJ do rádio vence."
  • "Senhoras e senhores, meninos e meninas, crianças de todas as idades; eu apresento a vocês o espetáculo mais importante da Terra! A melhor... montanha-russa... DO MUNDO!"
  • "Olha lá! Eles abriram uma franquia de café a preços! Que coisa ultrapassada."
  • "Do nosso próximo disco? Quem o senhor pensa que somos? Compositores que bombaram e que vão continuar a compôr só porque nos paga uma quaantia ridícula? A nossa Phineas e Ferb no Tom é uma banda de um sucesso só! Tenha um excelente dia, senhor!"
  • (Na imaginação de Candace) "Bem pensado, Ferb. Vamos colocar esses clones pra Candace pense que não estamos fazendo nada. E quanto ela não estiver olhando, a gente faz alguma coisa!"
  • "Ah puxa vida, Ferb. Eu não acredito! Nunca tinha percebido como os nossos tapetes são macios"
  • "O que você acha Ferb, você vai ter a chance de afundar na lama! Que legal (Ele faz sons de rap)."
  • "Clive Addison! Somos seus maiores fãs!"
  • "Saúde, Perry, o Ornitorrinco!"
  • "Não, peraí, ah, um nível Perry!"
  • "SOBE NO TRICICLO"
  • "Você é agente secreto!?"
  • "Abaixa essa mão, Ferb"
  • "Não, Perry, não mordermos os mais velhos."

Músicas

1ª Temporada

Solo

Em Dupla

Em Grupo

2ª Temporada

Solo

Em Dupla

Em Grupo

3ª Temporada

Solo

Em Dupla

Em Grupo

4ª Temporada

Em Dupla

Em Grupo

Informações de Fundo

Alusões

  • O nome de Phineas pode ser uma referência ao romance Phineas Finn de Anthony Trollope.
  • O primeiro nome de Phineas mais o sobrenome de Ferb Fletcher poderia ser uma possível referência ao poeta britânico, Phineas Fletcher (1582-1650).

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.