FANDOM


Este artigo é sobre o episódio. Você pode estar procurando o idioma ou a música.
Latim do Ferb
Ferb Latin
Latin do Ferb
Phineas explicando como falar o Latim do Ferb.
Temporada:
Código de produção: 316a
Nº de transmissão: 138
Nº na temporada: 26
História por:
Jon Colton Barry
Jim Bernstein
Escrito & Storyboards por:
Antoine Guilbaud
Kaz
Dirigido por:
Robert F. Hughes
Jay Lender
Informações da Transmissão
Disney Channel EUA:
25 de Novembro de 2011
Disney XD EUA:
03 de Dezembro de 2011
Disney Channel Brasil:
24 de Abril de 2012
Disney XD Brasil:
18 de Junho de 2012
Emparelhado com
"Ao Vencedor as Batatas"
Bom, se quer dizer que deviamos criar uma nova forma de comunicação, então eu concordo plenamente!

— Phineas Flynn

Phineas e Ferb criam a sua própria língua, o Latim do Ferb, que rapidamente pega na cidade inteira. Candace, após acordar de uma massagem perplexa, descobre que todo mundo está falando uma língua que não entende e fica confusa. Enquanto isso, o Dr. Doofenshmirtz decide usar a propaganda como seu novo "inator", crendo que irá funcionar, pois as pessoas acreditam em tudo o que leem.

Resumo do EpisódioEditar

Latim do Ferb (Imagem 07)

Os meninos decidem criar sua própria língua.

No quintal, Phineas e Ferb decidem criar a sua própria língua e cultura. Dentro de casa, Perry vai para o banheiro e pressiona um botão da O.S.U.S.B. escondido no espelho, para receber a sua missão. Na tela, Major Monograma informa à Perry que não houve nenhuma atividade detectável suspeita de Doofenshmirtz, mas que ele deve verificar de qualquer maneira.

Dentro de casa, Candace observa Phineas e Ferb lá fora escrevendo as regras de sua nova cultura em um quadro branco, e informa a Linda que eles estão tramando alguma coisa, mas ela diz para Candace tentar relaxar. Após essa sugestão, Candace decide que tem tempo de ir ao shopping antes de Phineas e Ferb começarem o seu projeto.

Perry chega na varanda de Doofenshmirtz, e ordena Norm pegar ele, o prendendo em um saco.

De volta ao quintal, Phineas explica a sua nova forma de comunicação para Isabella, Buford, e Baljeet, chamada "Latim do Ferb". Ele explica que para falar, você deve pegar a primeira letra de cada palavra, colocá-la no fim, e então dizer "erb" (ou seja, Latim do Ferb seria "Atim-Lerb do Erb-Ferb" no idioma); e palavras de duas letras permanecem iguais. Phineas também explica que o Latim do Ferb tem sinais não-verbais, assim como: levantar a mão pro céu para dizer "ok", estalar os dedos quando estiver com fome, fazer "mãos de jazz" quando você sentir um cheiro ruim, e fazer um barulho de pum para dizer "adeus".

Latim do Ferb (Imagem 240)

Doof bate em si mesmo com um panfleto que diz "Se estapeie".

Na Empresa do Malvado Doofenshmirtz, Doof diz para Perry que sua nova arma para dominar a Área dos Três Estados é a propaganda, porque as pessoas acreditam em tudo o que leem. Então explica que instalou um interruptor nas costas de Norm, que imprimirá folhetos de propaganda quando ele falar suas mensagens do mal no microfone. Ele acredita que as mensagens serão ainda mais convincentes, porque as letras estão em negrito e cheia de serifas. Por fim, Doofenshmirtz diz que planeja voar com Norm por toda a Área dos Três Estados espalhando os folhetos nas ruas.

Latim do Ferb (Imagem 305)

As crianças explicando as regras do idioma.

Phineas, Ferb e seus amigos passeiam pela cidade usando o Latim do Ferb e começam a influenciar outras pessoas, incluindo Norm. No entanto, Candace não sabe de nada disso, pois está usando uma massagem líquida em um tanque de privação sensorial no Shopping Center Googolplex. Phineas e seus amigos, através da música Latim do Ferb, explicam mais regras do Latim do Ferb para as pessoas: quando alguém espirrar, você toca uma corneta e dá o seu sapato esquerdo; você bate os seus pés para cumprimentar alguém, e para terminar uma conversa com uma pessoa, é só dar a ela um filé.

Norm volta para a Empresa do Malvado Doofenshmirtz falando o Latim do Ferb, fazendo Doofenshmirtz pensar que isso é sueco. Quando ele fala para Norm dizer "decolar" em vez de "Ecolar-Derb", Norm entende isso como um comando e decola imediatamente, com Doofenshmirtz e Perry se segurando em suas pernas.

Enquanto isso, Candace acorda de sua massagem e acha que todo mundo está falando de forma diferente. Ela rapidamente descobre o que Phineas e Ferb estavam fazendo, e liga para sua mãe.

Latim do Ferb (Imagem 475)

Norm espalha os panfletos em que estão escritos "Fala direito!".

Perry tira a tampa de petróleo de Norm, antes de pular para fora em seu paraquedas. Doofenshmirtz fica irritado e diz para Norm falar direito. Isto o que Doof acaba de dizer é impresso, e vários folhetos são espalhados pela cidade. As pessoas leem os folhetos e decidem obedecê-los, e isso acontece enquanto Candace tenta convencer Linda de que todos estão falando uma língua que Phineas e Ferb inventaram. Elas se aproximam dos meninos, e quando Phineas estava prestes a dizer algo, ele pega um folheto e declara (em Português normal) que é uma fonte muito convincente. Depois, Doofenshmirtz e Norm caem no chão. Norm imprime um folheto de propaganda que faz Doofenshmirtz bater em si mesmo novamente.

TranscriçãoEditar

Para uma transcrição completa de Latim do Ferb, clique aqui.

MúsicasEditar

Galeria de ImagensEditar

Latim do Ferb - Cartão do Título
A galeria de imagens para Latim do Ferb pode ser vista aqui.

Frases TradicionaisEditar

Linha do "Meio Jovem"Editar

Nenhuma

Já sei o que vamos fazer hoje!Editar

Phineas: (Vendo Ferb fazendo gestos) Ah, eu... já sei... o que... nós... vamos... fazer... espátula! Ah, "hoje"... Eu devia ter adivinhado pelo contexto.

Ué, cadê o Perry?Editar

Phineas: (Vendo Ferb fazendo gestos) Ué... cadê... o espátula! Ah, contexto de novo...

Linha do FerbEditar

Lawrence: Tchau meninos, tenham um bom dia. Eu vou trabalhar.
Phineas: Tchau pai, divirta-se comprando em leilões e vendas de garagem, reformando um pouquinho os objetos dobráveis, aumentando preços e depois vendendo aos seus clientes.
Ferb: O papai vende antiguidades.
Sorveteiro: Oi crianças, vão querer o quê?
Phineas: Ocolate-Cherb.
Isabella: Orango-Merb.
Baljeet: Reme-Cerb.
Buford: Imão-Lerb.
Ferb: Ereja-Cerb.

Ele canta em Latim do Ferb (música)

O que estão fazendo?Editar

Isabella: Oi meninos. O que estão fazendo?
Phineas: Atin-Lerb do Erb Ferb.

Entrada de Perry para o esconderijoEditar

Perry abre o armário do banheiro, tira algo, e pressiona um botão. Major Monograma, que está atrasado, dá ao Agente P sua missão enquanto se barbeia.

Ah, você está aí, Perry!Editar

Nada

Jingle do MalEditar

Uma Empresa do Malvado Doofenshmirtz!

Eu te odeio!Editar

Doofenshmirtz: Eu te odeio, Perry o Ornitorrinco!

Informações de FundoEditar

  • É revelado que Linda tem um "Tanque de Privação Sensorial".
  • Ferb quebra a quarta parede, olhando para o público e anunciando que o pai vende antiguidades.
  • Na Espanha, este episódio é chamado "Idioma de Ferb" ("Língua do Ferb").

Informações de ProduçãoEditar

  • Não há

Estreias InternacionaisEditar

  • 23 de Dezembro de 2011 (Family Channel)
  • 24 de Dezembro de 2011 (Canal 13 Chile)
  • 10 de Janeiro de 2012 (Disney XD Reino Unido)
  • 16 de Março de 2012 (Disney Channel Escandinávia)
  • 24 de Março de 2012 (Disney XD Espanha)
  • 02 de Abril de 2012 (Disney Channel Índia)
  • 21 de Abril de 2012 (Disney Channel Ásia)
  • 24 de Abril de 2012 (Disney Channel América Latina)
  • 16 de Junho de 2012 (Disney Channel Portugal)
  • 29 de Setembro de 2012 (Disney Channel Reino Unido e Turquia)
  • 12 de Janeiro de 2013 (Disney Channel Rússia)

ErrosEditar

Latim do Ferb (Imagem 221)

"Escute, tome um dólar."

  • Depois de Linda desligar o telefone com Candace, Lawrence pede uma torta. Mas ele deveria estar no trabalho, como afirmado no início do episódio.
  • Doofenshmirtz disse que deu um dólar para Norm, mas na verdade, ele dá cinco dólares.
  • No início da música, os olhos de Buford são movidos para perto do nariz, e rapidamente desaparecem, mas logo reaparecem.
  • Candace não entendeu o Latim do Ferb, então ela não deveria ter sido capaz de falar a língua; embora ela apenas possa ter adivinhado a partir da forma de como outras pessoas estavam falando.
  • A cabeça de Major Monograma está para esquerda, mas quando a cena muda, ela vira para a direita.

ContinuidadeEditar

AlusõesEditar

  • Língua do P - O idioma é uma paródia da Língua do P, uma lingua que soa semelhante ao latim. As regras são exatamente iguais, exceto que em vez de "erb" no final, cada palavra da frase começa com P.
  • Esqueceram de Mim - Major Monograma é visto gritando de horror depois de colocar a loção pós-barba. Esta poderia ser uma referência para a cena icónica do filme, quando Kevin McCallister faz a mesma coisa.
  • Fronteiras - O Tanque de Privação Sensorial pode ser uma referência para o programa de televisão, em que vários personagens foram conhecidos por usar o tanque como um dispositivo do lote, principalmente na primeira temporada da série.

TrivialidadesEditar

ElencoEditar

Anterior:
"Ao Vencedor as Batatas"
Episódios Seguinte:
"Um Natal em Família com Phineas e Ferb"

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória