FANDOM


Doofenshmirtz redireciona aqui. Você pode estar procurando por sua contraparte pré-histórica, sua contraparte chinesa, sua contraparte medieval, sua contraparte da Era Vitoriana, sua contraparte de 1914, Doofenbruxo, sua contraparte da 2ª Dimensão ou sua contraparte de Star Wars.
Heinz Doofenshmirtz
Viajando no Tempo Imagem 648.jpg
Primeiro retrato da vida de Doofenshmirtz
Gênero: Masculino
Idade: 47 [1]
Altura: 1,85m, mas corcunda
Nacionalidade: Drusselstein
Cidade natal: Gimmelshtump
Inimigo: Perry o Ornitorrinco
Rodney (Possivelmente)
Planta do Vaso de Planta ("Pé de Coelho Que Não Dá Sorte")
Peter o Panda ("Viajando no Tempo")
Léo, a Lesma ("Perry, o Ornitator")
Dr. Diminutivo (" Agente Doof")
Informações Profissionais
Profissão:
  Cientista Louco/Empresário/Agente da O.S.U.S.B. (despedido)
Afiliações:
  Empresa do Malvado Doofenshmirtz, L.U.V.A.S.D.E.A.M.O.R.
Assinatura:
  Doof Assinaturas.jpg
Amigos e Família
Pais:
Sr. Doofenshmirtz (pai)

Sra. Doofenshmirtz (mãe)

Criador:
Dan Povenmire e Jeff "Swampy" Marsh
Irmãos:
Roger Doofenshmirtz
Avós:
José Doofenshmirtz
Gertrude Zupermühltienatör
Filhos:
Vanessa Doofenshmirtz
Amigos:
Kenny, Heinz Doofenshmirtz (2ª Dimensão), Balone, Perry o Ornitorrinco
Pets: Filho Único (talvez falecido)
Sr. Gato
Balone
Hoarfrost
Formação:
Ciência do Mal (101 do Mal)
Tio (a):
Calça Fofa Doofenshmirtz
Justin Doofenshmirtz
Primo (a):
Gertrude
Bisavô (ó):
Gretel Doofenshmirtz
Bastidores
Primeira aparição:
  "Montanha Russa"
Última aparição:
  "The O.W.C.A. Files"
Dublador(a):
Usa Flag.gif Dan Povenmire
Bandeira Brasileira.png Samir Murad

"Eu te odeio, Perry, o Ornitorrinco!"
-Heinz Doofenshmirtz — (audio)Ouvir [fonte]

Dr. Heinz Doofenshmirtz (Dr. D[2], Dr. Doofenshmirtz, Doofenshmirtz, Heinz, ou Doof[3]) é um cientista malvado de 47 anos natal de Drusselstein. Ele é o chefe da Empresa do Malvado Doofenshmirtz. Ele exerce o mal não somente no sentido tradicional, mas também excessivamente dramático, excêntrico, e geralmente sem noção. Sua incompetência se mostra particularmente em "Na Mosca", quando Rodney afirma que pensava que não existia alguém pior em ser mal que Heinz, e ele concorda. Seu covil é um edifício de escritórios ao qual ele é dono, embora trabalhe em outros locais quando necessário. Ele tenta causar estragos e fazer o mal a fim de se tornar o líder supremo da Área dos Três Estados. Apesar de ser muito convicto com o que quer, os planos de Doofenshmirtz sempre fracassam devido a ação de seu inimigo, Perry, o Ornitorrinco.

Doofenshmirtz sofre na infância de forma que cicatrizes ficam para o resto de sua vida. Seus pais o oprimem de todas as formas possíveis, forçando ele a se vestir como uma menina, a fazer o papel de gnomo de jardim e até mesmo chegam a deserdá-lo. Heinz também lida com muitas intimidações, não tendo nenhum amigo, com exceção de um balão com um rosto desenhado. Ao longo de sua vida ele também não tem uma boa relação com as mulheres, não tendo dado certo em nenhum relacionamento que tentou. De alguma forma ele conquista Charlene, com quem posteriormente tem uma filha. Devido ao peso acumulativo de todos os traumas, Heinz Doofenshmirtz se transforma em uma pessoa má e vingativa.

Biografia

Início da Vida

Nascimento e Infância

Dedos Pra Que Te Quero Imagem 253.jpg

Heinz depois de nascer

Desde a infância, Heinz não tem uma vida maravilhosa ou simplesmente "normal". Seus pais são mentalmente abusivos, nunca se importam com ele nem se quer querem saber de sua existência. Após seu nascimento, nem seu pai nem sua mãe vão ao hospital para conhecê-lo. Quando faz cinco anos de idade, inventa sua própria festa surpresa no Queijo de Cabra do Gunther, onde os convidados são as pulgas Olga e Chicago Joe e alguns bonecos que ele gosta. Entediado ele sai do local com seu bolo de aniversário de frutas vermelhas e é atacada por um bando de morcegos. ("Dedos Pra Que Te Quero", "Phineas e Ferb O Filme: Através da 2ª Dimensão").

As Crônicas de Meap (Imagem 280).jpg

Heinz com Balone

Há uma época em que ele é deserdado por seus pais e passa a viver com jaguatiricas. Precisando de dinheiro, ele consegue um emprego no parque no "acerte e mole" como bola que as pessoas jogavam para acertar o alvo. Ao mesmo tempo, Heinz cheira a carne de porco. Como o cheiro era insuportável ninguém consegue se aproximar dele. Mesmo um pouco maior, com aproximadamente 10 anos, ele continua sem amigos. Isolado, Heinz decide desenhar um rosto triste em um balão, nomeá-lo de Balone e fazer dele seu melhor amigo. O balão se torna o melhor e único amigo de Heinz por um longo período de sua infância. No entanto, um dia Heinz deixa Balone escapulir de sua mão e voar pelo céu. ("As Crônicas de Meap", "Phineas e Ferb O Filme: Através da 2ª Dimensão").

Festa de Terror na Praia com Gnomos de Jardim Imagem 278.jpg

Heinz como gnomo de jardim

Eventualmente, ele retorna para a família. Um dia, uma fase de vacas magras ataca o povoado e seu pai fica tão pobre que arrecada seu gnomo de jardim para seguir a vida. Visto isso, o jardim acaba sendo protegido das bruxas e dos ogros do bosque por Heinz, que é obrigado por seu pai a se fantasiar de gnomo e ficar parado dias e noites no jardim. Enquanto outras crianças se divertiam, ele era forçado a ficar imóvel, sem ser autorizado a comer, dormir ou até mesmo cumprimentar seu vizinho Kenny (único companheiro seu nas noites frias de Gimmelshtump). Para diminuir o sofrimento, Heinz faz amizade com uma barata e um sorvete de alho. ("Festa de Terror na Praia Com Gnomos de Jardim", "As Crônicas de Meap", "Phineas e Ferb O Filme: Através da 2ª Dimensão", "Jeremycandace").

No coração do pai, ele é substituído por Filho Único, um cachorro spitzenhound que seu pai ganha em um jogo conhecido no povoado como "cutuque o Goozim com a vareta". Apesar de Filho Único ser um cão premiado, que não só tira o pai de Heinz da falência como o leva a fama e a fortuna, Heinz ainda é obrigado a se fazer de gnomo de jardim por um tempo. ("Quem Joga Melhor?").

O Traje de Gala Imagem 150.jpg

Doof é debochado por seus colegas

No coração de sua mãe, ele é substituído por seu irmão, Roger Doofenshmirtz. Quando Roger está prestes a nascer, a mãe de Heinz costura vários vestidos na esperança do filho ser uma menina. Visto que Roger nasce homem, Heinz é obrigado a usar os vestidos para ir a escola, o que lhe custa deboche e desdém de todos os garotos do colégio. Roger se torna o filho favorito de sua mãe e Heinz passa a ser mais ridicularizado ainda. ("O Traje de Gala", "Phineas e Ferb O Filme: Através da 2ª Dimensão").

Personalidade Dividida Imagem 91.jpg

Heinz com medo de subir o trampolim

Roger também é favorecido por sua mãe por suas habilidades incríveis com a bola, habilidades essas que Heinz não possui. Heinz tenta jogar vários esportes para impressionar sua mãe mas fracassa em todos eles. Na escola primária, por exemplo, ele é reprovado no trepa trepa. Heinz ainda tenta jogar rugby, futebol, chutar latas, e praticar artes marciais. Depois de Heinz fracassa ao tentar pular do trampolim alto, e a senhora e o senhor Doofenshmirtz passam a se distanciar mais ainda do filho e a ter mais vergonha dele. O acontecimento no trampolim também faz com que a mãe de Heinz o impeça de ir à piscinas públicas. Os pais de Doof também o proíbem de assistir videoclipes e de brincar com sua estação de trem de brinquedo. Talvez por nunca ter brincado com a estação de trem, Heinz nunca tenha perdido o trenzinho Choo-Choo. ("Thaddeu e Thor", "Personalidade Dividida", "O Avião! O Avião!", "Cliptástico: O Top 10 Musical de Phineas e Ferb", "Os Falsos Phineas e Ferb", "Phineas e Ferb O Filme: Através da 2ª Dimensão").

O Segredo do Buford Imagem 197.jpg

Doof toma uma bronca do Mestre Drakkenblad

Uma vez, Heinz arruma um estágio no Palácio do Pretzel do Mestre Drakkenblad, fábrica de um tradicional pão alemão. Porém, é despedido depois de levar várias broncas do Mestre Drakkenblad e dos outros estagiários por não conseguir fazer o nó. Isso faz com Heinz passe a odiar pretzel e tudo ligado a ele. ("O Segredo do Buford").

Ele é intimado durante toda sua vida por Boris. Isso começa na infância de Heinz, quando ambos moravam em Drusselstein. Boris constantemente chutava areia no rosto de Heinz, mesmo nos lugares mais inesperados. O trauma é tão grande, que mesmo depois de adulto, Doofenshmirtz ainda teme ser pego desprevenido por Boris na praia. ("O Peixeiro Voador").

Heinz também é atormentado por uma garota local chamada Grulinda. Grulinda tinha o hábito de jogar um balde d'água na cabeça de Doofenshmirtz. O que Heinz desconhecia, é que Grulinda fazia isso para esconder seus sentimentos românticos por ele. Ele então passa a guarda rancor dela assim como com Boris. ("Tempestade Imperfeita").

Pouco maior, ele tenta o sucesso na mágica. Heinz passa a fazer shows com alguma frequência, mas não consegue aperfeiçoar sua técnica. O fracasso dele acontece quando ele tenta puxar Bobo, o Coelho da cartola e por engano sai um gambá. ("Quem Arrasa Somos Nós").

Injustiça em Feira de Ciências (Imagem 301).jpg

Doof com seu Maior Ainda-Inator

Pouco depois de desistir da mágica, Doofenshmirtz participa de uma feira de ciências com seu primeiro Inator. Doofenshmirtz nomeou a máquina apenas como "Inator" pois ainda não tinha criatividade para dar nomes as suas invenções. Ele estava prestes a vencer, mas por algum motivo acaba perdendo por um garoto que cria um vulcão de bicarbonato de sódio. No ano seguinte, Heinz volta a participar da feira de ciências com seu Maior-Ainda-Inator, mas ironicamente perde para o mesmo garoto que cria novamente um vulcão de bicarbonato de sódio. ("Injustiça em Feira de Ciências").

Ao longo de sua juventude, lhe é dito sempre que ele não poderia fazer montanhas com montinhos das toupeiras, mesmo quando a situação é grave, como durante o incêndio de um prédio. Heinz acaba levando isso para sua vida adulta. ("No Lava a Jato"). Desde criança ele tem a voz aguda o que o impede de ser um bom cantor. ("Hoje é Dia de Circo").

Certa vez ele vai acampar e é atacado por um enxame de abelhas. Heinz recebe numerosas picadas e cai de um penhasco depois de correr para se salvar. O ocorrido também deixa um hidrante preso em sua perna, que por estar localizado perto das artérias não pode ser removido cirurgicamente. ("Sabujos Ligeiros").

A infância de Doofenshmirtz não tem nenhuma ênfase especial ao Natal. Como o próprio diz, ele não ama o Natal mas também não o odeia. ("Phineas e Ferb: Especial de Natal").

Adolescência

No Espaço Sideral (Imagem 305).jpg

Doofenshmirtz no teatro de sombras.

Aos 15 anos ele percebe que seu corpo tem dificuldade de crescer cabelo facial e passa a pensar que todas as pessoas com barba usam barbas simplesmente para zombar dele. ("O Chicote"). Também nessa idade, ele faz shows de sombras na parede. Suas sombras são tão boas que ele conquista uma Frauline (o que significa "senhora" em alemão). Entretanto junto a ele estava Hans Mãozona, um rapaz de mãos enormes que também faz show de sombras na parede. Apesar de suas sombras serem meio mal feitas, a Frauline deixa Heinz para ficar com Hans, e Doofenshmirtz decide nunca mais fazer teatro de sombras. ("No Espaço Sideral").

São as Suas Memórias Imagem 525.jpg

Doofenshmirtz é forçado a trabalhar no navio.

Heinz sempre teve dificuldade de diferenciar um desenho de uma porta de uma porta real. Aos 16 anos, ele é enganado por seus pais, que fazem o desenho de uma porta na entrada de um navio. A princípio, o navio ia para a terra das oportunidades e com espírito pioneiro, mas Doofenshmirtz foi expulso do navio quando ele embarcou na América. Sabe-se que Doofenshmirtz passou por trabalho forçado no navio, mas mesmo assim ele define essa uma de suas maiores aventuras. ("São as Suas Memórias").

No ensino médio, ele filma a si próprio em um momento muito embaraçoso: só de cueca e com uma capa, ele patina por uma sala e cai de cara na privada. Doofenshmirtz faz isso ao dizer: "Eu sou um super astro!". A gravação mais tarde se torna um vídeo viral através da Internet e Heinz fica tão conhecido que ele não pode nem mesmo sair de seu quarto sem ser humilhado. ("A Ponta do Dia").

Após alguns anos na faculdade, ele decide pintar quadros, mas não consegue encontrar sua "musa dos olhos". Um dia ele tem uma ideia brilhante e finalmente a encontra. Heinz passa três dias seguidos pintando sua "obra prima" e quando acaba decide revelá-la a seu irmão, que acidentalmente acaba derrubando seu lanche no quadro. Heinz então guarda um rancor diferente de Roger, dessa vez não parental. ("Passeio de Tapete Mágico").

Anos na Faculdade

Injustiça em Feira de Ciências (Imagem 306).jpg

Doofenshmirtz recitando uma poesia

Depois de perder nas feiras de ciências, ele se dedica a um concurso de poesia com o seguinte poema:

"Os filmes são cinzentos
A TV é preta
Os cavalos estão correndo
Por favor, me traga comida"

Curiosamente, ele perde novamente para um vulcão de bicarbonato de sódio. ("Injustiça na Feira de Ciências").

Aquário no Quintal (136).jpg

Heinz vendendo linguição na rua

Depois disso ele decide abrir sua própria empresa de linguição: Linguição de Qualidade do Doofenshmirtz. Heinz chega a vender seu produto na rua com uma barraquinha, mas não tem muito sucesso. Apesar de ter o acabamento superior, carnes finas e especiarias exóticas, os vendedores ambulantes de cachorro-quente conquistam mais a freguesia, se tornando grandes concorrentes. Depois que dois meninos passam por ele na rua e fazem uma piada sobre vendedores de linguição, Heinz decide abandonar o negócio e se vingar dos vendedores de cachorro-quente. ("Aquário no Quintal").

Fracassando em tudo até então, Heinz entra na escola de maldade. Na escola de maldade, ele é atormentado na turma 101 por seus professores. A Dra. Gevaarlijk o reprova mais de uma vez até expulsá-lo. Mas de alguma maneira ele volta. Posteriormente, Heinz tenta mostrar a ela o quanto pode ser mau. ("A Grande Arte"). Sua tese de doutorado é baseada no trabalho do renomado doutor da ciência maligna Lloyd Wexler. O senhor Wexler se torna a verdadeira inspiração para Doofenshmirtz na faculdade, que chega a ler a autobiografia do doutor. ("O Cavaleiro Negro").

O Que Essa Coisa Faz Imagem 88.jpg

Doofenshmirtz sai com Linda antes dela se tornar famosa

Ironicamente ele paquera Linda por um curto período de tempo antes dela de tornar famosa. Linda, pelo menos em parte, parece ser quem dá a ideia de Doofenshmirtz focar seu trabalho em dominar a Área dos Três Estados. Em um drive-in ela afirma sonhar em ser uma estrela pop. Doofenshmirtz ironiza a escolha de Linda, dizendo que ele gostaria de dominar o mundo. Ela então responde que ele poderia começar o domínio mundial pela Área dos Três Estados. Ao ouvir isso, Heinz para e reflete por alguns segundos. ("O Que Essa Coisa Faz?").

Em "Doof Professor" é revelado que Doofenshmirtz conhece Charlene na faculdade e eles passam a namorar.

Carreira

No dia em que Doofenshmirtz tira sua primeira fotografia, conhece quem seria seu maior inimigo: Perry, o Ornitorrinco. Geralmente Perry neutraliza os planos de Heinz e deixa ele derrotado nos escombros. ("Viajando no Tempo").

Uma vez Heinz vai a Inglaterra participar de uma convenção maligna. Lá ele pensa conhecer o doutor Lloyd Wexler, que na realidade é Perry disfarçado. Doofenshmirtz afirma nunca ter estado cercado por tanta maldade. ("O Cavaleiro Negro").

Seu mentor do mal é o Professor Kevin Destruição, também conhecido como "Kevin" por seus amigos. Antes de ser preso na cadeia da O.S.U.S.B., Kevin pede para que Doofenshmirtz destrua seu esconderijo na ilha. ("Nada Que Um Bom Susto Não Resolva").

Viva Doofânia (Imagem 215).jpg

Doofânia

No início do verão, Doof planeja construir Doofânia, sua própria nação do mal na Baía dos Três Estados, visto que Roger havia sido reeleito prefeito de Danville. No entanto Doofânia se concentra em uma câmara de ar e acaba estourando. ("Viva Doofânia"). No mesmo verão, Doofenshmirtz vai ao espaço para se vingar de Hans Mãozona. Ele cria uma estação espacial e planeja fazer uma sombra gigante na lua usando mãos mecânicas. Todavia seu plano da errado e Heinz por sorte não morre ao colocar a cabeça para fora da nave sem usar o capacete de astronauta. ("No Espaço Sideral"). Heinz volta a participar de uma feira de ciências mas acaba entrando em um portal para Marte. ("Injustiça em Feira de Ciências").

Por um dia ele consegue um estágio com o Regurgitador por ele oferecer licença maternidade. Porém acidentalmente auxilia Perry numa fuga, bem como explode o covil de seu patrão. Após isso ele volta para sua carreira normal. ("Ah, Você Está Aí, Perry!").

Em algum momento da carreira ele se torna o líder da L.U.V.A.S.D.E.A.M.O.R., organização de cientistas malignos. No meio do verão, ele planeja uma forma de popularizar a organização invadindo um programa de televisão. ("Dançar Até Enjoar"). Alguns dias depois Heinz participa do concurso de melhor inator da L.U.V.A.S.D.E.A.M.O.R., e ganha com seu Erradicador do Inator do Rodney-Inator. ("Rodeio de Robôs").

O Método Ineitor Imagem 173.jpg

Doofenshmirtz em sua palestra do método ineitor

Heinz já desistiu das maldades para seguir outra carreira várias vezes. No início do verão ele desiste das maldades para se dedicar à arte de fazer queijo. Ele cria o Fedido Limburger, queijo típico da família Doofenshmirtz, e cria o Acelerador do Tempo-empo para que o envelhecimento do queijo aumente. Entretanto Perry come todo o queijo, Heinz fica com raiva e decide voltar a fazer o mal. ("Luzes, Candace, Ação"). Doofenshmritz volta a desistir da maldade no meio do verão, quando decide se unir a O.S.U.S.B. como um agente secreto. Todavia ele faz um péssimo trabalho e conclui que é melhor como cientista do mal que como agente secreto. ("Agente Doof").

Perto do final do verão, Doofenshmirtz conduz um seminário motivacional para inventores dividido em 8 etapas. Entretanto, logo Doofenshmirtz revê-la o real motivo da palestra, ao hipnotizar o público para que ele compre as mercadorias do Método Ineitor. ("O Método Ineitor").

No último dia do verão, Doofenshmirz planeja dominar a Área dos Três Estados com seu Tri-Governo-Inator. Pelo fato de Candace acionar seu Refaz-Inator, o dia se repete incansáveis vezes, dando a Doofenshmirtz a oportunidade de estudar todos os movimentos de Perry. Na 23ª repetição do dia, Doofenshmirtz finalmente consegue capturar Perry e criar a mansão do tri-governador. Após ser eleito democraticamente, ele se torna o maior nome na hierarquia política da Área dos Três Estados, a cima, até mesmo, de seu irmão Riger, prefeito de Danville. No entanto, Vanessa assume-lhe que foi chamada para estagiar na O.S.U.S.B. e sugere que ele vire para o lado bom. A conversa com sua filha muda a visão de mundo Heinz assim que o dia novamente se repete. Doofenshmirtz então cria o Endireitador de Tempo-Inator com Vanessa e Perry, sendo essa sua primeira ação boa. ("Phineas e Ferb: Último Dia de Verão").

Doof Professor Imagem 404.jpg

Doof dando aula de ciências para o ensino médio

Depois do verão, ele é acusado de cometer crimes contra a humanidade. No entanto, em vez de ir para a cadeia, o juiz decide dar uma segunda chance para Heinz se regenerar. Podendo escolher entre, ir para a cadeia, ou prestar serviço comunitário, Heinz decide dar aulas de ciências para o ensino médio. Assim ele acaba se tornando o professor de ciências da turma de sua filha. ("Doof Professor").

Vida Presente

Na década de 1980, Heinz se encontra as cegas num drive-in com Linda, que posteriormente se tornara a famosa cantora pop Lindana com o hit Sou Lindana e Quero Só Curtição!. No não rola química entre os dois e Heinz paga o filme que mal assiste. ("O Que Essa Coisa Faz?").

Vamos Reunir a Banda Outra Vez Imagem 190.jpg

Retrato de Doofenshmirtz e Vanessa numa festa de aniversário

Presumivelmente, em 1991, Doofenshmirtz se casa com Charlene. Em 1992, Charlene dá à luz a Vanessa. De ano em ano, Doofenshmirtz dá uma festa de aniversário a Vanessa na esperança de ofuscar o fracasso da festa de aniversário do ano passado. No entanto Vanessa passa a odiar mais ainda as festas de seu pai, que não percebe que ela não é mais uma criança pequena. Em algum momento Charlene se divorcia de Doofenshmirtz, embora mantenham um pouco a relação civil, e Charlene fica com a guarda da filha. Todavia Vanessa visita seu pai constantemente. ("Vamos Reunir a Banda Outra Vez", "Viva Doofânia").

Mesmo depois do divórcio, Doofenshmirtz continua fazendo festas de aniversário de criança para Vanessa. Talvez Heinz faça isso pois seus pais nunca organizaram uma festa de aniversário para ele. ("Vamos Reunir a Banda Outra Vez").

Sinto Que Estamos Afundando (Imagem 151).jpg

Doofenshmirtz se encanta pelo edifício com vista para o ocenao

Com o divórcio Doofenshmirtz vai atrás de uma casa de orçamento baixo para morar em Danville. O corretor mostra lugares horríveis para ele (uma casa velha, um trailer e um banheiro químico) até chegar na última proposta: um prédio com vista para o oceano. Imediatamente Heinz se apaixona e compra o edifício. Porém logo na primeira noite ele descobre o motivo pelo qual o prédio é tão barato; os navios se aproximam do Farol de Danville à noite, não deixando ninguém dormir. Nessa época Heinz ainda não recebia pensão alimentícia de Charlene. ("Sinto Que Estamos Afundando").

Provavelmente depois de se divorciar de Charlene, Doof se apaixona por Elizabeth. No entanto Elizabeth tem a obsessão pouco saudável com baleias. Na tentativa de impressioná-la, Heinz constrói um tradutor de baleias para que ela possa compreender o que as baleias falam. Ironicamente ao colocar o tradutor no mar, é revelado que as baleias estavam falando mal de Doofenshmirtz e pedindo para Elizabeth deixá-lo. Elizabeth segue o conselho das baleias e deixa o cientista para viver com elas. Isso faz com que Doofenshmirtz tenha inveja das baleias. ("Perry Põe Um Ovo").

Tire o Pé Grande da Minha Frente Imagem 326.jpg

Doofenshmirtz em um de seus encontros fracassados

Recentemente Heinz tenta namorar novamente mas não tem sucesso. Uma vez ele cria um ímã gigante para apagar as ligações recebidas na secretária eletrônica da casa de uma namorada dele pois algumas de suas ligações são muito embaraçosas. ("Eu, Irmãobô"). Além disso ele conhece uma pessoa pela internet e marca um encontro num esconderijo na montanha. Todavia a moça parece mais interessada em Perry que nele. ("Tire o Pé Grande da Minha Frente"). Algum tempo depois Heinz conhece uma outra mulher pela internet e marca um encontro no Restaurante Chez Ornitorrinco, mas ela perde o encanto por ele após se atingida pelo Desamor-Inator. ("Chez Ornitorrinco").

Apesar de odiar todos os feriados do ano, incluindo seu aniversário, Doofenshmirtz não tem nada contra o Natal. Embora tenha tido uma infância trágica, ele assume que o Natal em sua casa não era ruim, e não consegue ver nenhum motivo para arruinar o natal das pessoas. O cientista apenas deseja no Natal encontrar um motivo para odiá-lo. De repente um grupo de cantores natalinos entram em sua casa pedindo pudim de figo. Heinz vê isso como uma ameaça e arruma isso como pretexto para destruir o Natal de todos os moradores de Danville com o Perverso-Inator. ("Phineas e Ferb: Especial de Natal").

Doofenshmirtz tem uma incrível habilidade com as mãos, e devido a isso detém o recorde mundial de maior pilha de xícaras do mundo. Candace pode ter quebrado seu recorde mas isso não é oficial. ("Thaddeu e Thor").

Velhice

AYA Imagem 255.jpg

Doofenshmirtz e Perry dez anos no futuro

Depois do verão, ele deixa o mal para trabalhar como professor de ciências na escola de Vanessa, embora volte a fazer coisas más no Natal. ("Doof Professor", "Phineas e Ferb: Especial de Natal"). Após o Natal ele definitivamente deixa o mal. Dez anos no futuro, Doofenshmirtz tem uma crise de meia idade. ("Aja Como Alguém da Sua Idade").

Vinte anos no futuro, Doofenshmirtz é visto em uma cadeira de rodas elétrica ainda batalhando com Perry. ("A Máquina do Tempo").

Personalidade Alternativa

Veja o artigo: "Heinz Doofenshmirtz (realidade alternativa)"

Depois que Candace adulta volta para o primeiro dia do verão e dedura Phineas e Ferb, pais preocupados se mobilizam em Danville para que qualquer criatividade das crianças seja reprimida antes que alguém se machuque. Se aproveitando das mobilizações e do fato de Perry estar engessado, Doofenshmirtz sobe ao poder e se torna o líder supremo da Área dos Três Estados.

Credenciais

EGTG Imagem 373.jpg

Diploma falso de Doofenshmirtz

Sucessos

Embora Doofenshmirtz geralmente falhe em quase todos os projetos (devido a sua incompetência ou devido a intervenção de Perry) há momentos em que ele sucesso. No entanto nenhum desses sucessos estão relacionados a conquista da Área dos Três Estados.

  • No 16º aniversário de Vanessa, Doofenshmirtz organiza uma festa de aniversário surpresa e cria a Maior Bomba Foguete do Mundo para o grand finale. Eventualmente ele também usa a bomba para explodir Perry. Embora Doof não consiga derrotar seu inimigo, com a explosão da bomba foguete a festa tem sua decoração toda mudada, o que agrada Vanessa, que estava desanimada com a decoração de infantil de antes. ("Vamos Reunir a Banda Outra Vez").
  • Em um flashback é revelado que Doofenshmirtz consegue com um guarda-chuva desequilibrar Perry de um telhado. O agente cai numa fábrica de lixa e perde vários pedaços de seu pelo. ("Viva Doofânia").
Phineas e Ferb O Filme - Através da 2ª Dimensão (Imagem 516).jpg

Doofenshmirtz tem sucesso com o Outro-Dimensionator

  • Doofenshmirtz é aconselhado durante toda sua vida por diversas pessoas para não fazer uma montanha com montinho das toupeiras. Frustado, ele cria o Montanha Feita Com Toupeiras Inator para se vingar de todos aqueles que falaram que ele não deveria fazer isso. No entanto há uma sobrecarga após a execução do esquema e o cientista é lançado para longe com o Empurrinator . ("No Lava a Jato").
  • Doofenshmirtz participa do concurso de melhor inator da L.U.V.A.S.D.E.A.M.O.R. e cria o Erradicador do Inator do Rodney-Inator para desbancar seu principal concorrente. ("Rodeio de Robôs").
  • Ele pretende finalmente pular de um trampolim alto, mas não querendo que as pessoas vejam ele fazer isso cria o Olha-Pra-Lá-Inator. Heinz consegue executar seu salto, mesmo que de forma errada, e ninguém o vê passando vergonha. ("Personalidade Dividida").
  • Doofenshmirtz recebe um telefonema de Charlene dizendo que não poderá pegar Vanessa na escola pois está operando o joelho. Entretanto Heinz não quer parar seus exercícios físicos para pegar sua filha na escola. Ele então cria um inator para fazer isso e obtém sucesso. ("Candace Desconectada").
  • Frustrado por Roger ter arruinado sua arte quando era adolescente, Doofenshmirtz planeja se vingar de seu irmão, que expõe um quadro grande na entrada da prefeitura. Heinz consegue destruir a pintura com o Lanche-Inator, mas lamenta fazer isso ao descobrir que a pintura se tratava de uma reconstrução de anos de sua obra. ("Passeio de Tapete Mágico").
  • Doofenshmirtz cria o Outro-Dimensionator que é destruído por engano por Phineas e Ferb. Se sentindo culpados, os meninos ajudam na reconstrução da máquina e Heinz consegue entra na 2ª Dimensão. ("Phineas e Ferb O Filme: Através da 2ª Dimensão").
  • Heinz constrói um inator para ajudá-lo a roubar a chave da prefeitura. Embora Perry consiga devolver todas as demais chaves roubadas, o cientista se apossa da chave da prefeitura. ("Cranius Maximus").
  • Doofenshmirtz recebe um papel especial numa peça de teatro, porém ele e Perry se perdem acidentalmente no deserto depois de uma luta. Finalmente eles colocam as diferenças de lado e se ajudam a chegar na cidade a tempo de Heinz se apresentar na peça. ("A Estrada para Danville").
  • Doof cria uma cadeira de oftalmologista tecnológica para exames de vista, o que lhe permite ganhar cheques de royalties. No entanto ele interpreta isso como um sinal de que poderia estar de transformando em uma pessoa boa, e fica extremamente irritado. ("Bagunça no Quintal").
Phineas e Ferb Salvam o Verão Imagem 474.jpg

Doof consegue fazer a Terra se aproximar de Júpiter

  • Ele cria o Muda a Terra de Posição Para Mais Longe do Sol-Inator que é acidentalmente acionado por Perry. Os outros cientistas da L.U.V.A.S.D.E.A.M.O.R. aprovam o plano dele e decidem usá-lo para dominar o mundo. Ninguém consegue fazer nada contra a organização, que consegue dominar o mundo tal como levar a Terra para uma nova era do gelo. Entretanto Heinz se incomoda com os rumos que a L.U.V.A.S.D.E.A.M.O.R. toma e destrói o próprio inator com a ajuda de Perry, Francis Monograma, Monty e Carl. ("Phineas e Ferb Salvam o Verão").
  • No dia na inauguração da Torre de Água de Danville, Doofenshmirtz cria o Repugnator com o objetivo de deixar Roger repugnante e a inauguração da torre ser um fracasso. Heinz consegue executar seu plano, no entanto acontece uma sobrecarga de energia, e além de ser o responsável por um apagão, se torna o responsável por uma invasão de Farmacêuticos Zumbis Repugnantes. ("A Noite dos Farmacêuticos Vivos").
  • No último dia do verão, Candace aciona o Refaz-Inator que Doofenshmirtz ainda não tinha finalizado. Mesmo a invenção não estando pronta, o dia volta inúmeras vezes dando a Doofenshmirtz, a oportunidade de estudar todos os movimentos de Perry e se tornar o tri-governador da Área dos Três Estados. ("Phineas e Ferb: Último Dia de Verão").

Fazendo o Bem

Apesar da reputação de Doofenshmirtz como vilão, ele já foi visto fazendo boas ações.

  • Ele encontra um gato malhado na rua e decide adotá-lo nomeando-o de Calça Fofa. Segundo Heinz, o gato lembrava seu tio Calça Fofa Doofenshmirtz. Apesar do gato fazer uma enorme bagunça no prédio, Doofenshmirtz não desiste do bicho. Eventualmente Doof descobre que o gato tem um dono e decide devolvê-lo. ("Dia de Spa").
  • Ele compra uma boneca Mary McGuffin e dá de presente para sua filha. Apesar de não ser o presente mais esperado, Vanessa enxerga, com um ato, um lado bom em seu pai. ("Procurando Mary McGuffin").
  • Doofenshmirtz se esforça para encontrar Vanessa depois que ela cai da Torre de Tóquio e embarca na viagem de Phineas e Ferb. Ele pede ajuda a Perry e a Monograma para encontrar sua filha. Vanessa se entende com Heinz posteriormente em Paris. ("Phineas e Ferb: O Verão Foi Feito Para Você").
  • Quando Phineas, Ferb e Perry estavam prestes a ser esmagados por Doofenshmirtz da 2ª dimensão, Heinz ordena que seu homólogo pare e entrega a ele o Trenzinho Choo-Choo. Com o trenzinho, Doof da 2ª dimensão não vê mais sentido em suas maldades. ("Phineas e Ferb O Filme: Através da 2ª Dimensão").
  • Ao se deparar com um enxame de abelhas prestes a atacar Vanessa e os amigos dela, Doofenshmirtz se suja de mel para atrair os insetos e salvar sua filha das incômodas picadas. ("Sabujos Ligeiros").
  • Depois que Carl se torna mal por conta do disparo errado de um inator, Heinz se une a Monograma e a Perry para fazer o estagiário voltar a seu estado normal. ("Cadê o Perry? (Primeira Parte)", "Cadê o Perry? (Segunda Parte)").
  • Doofenshmirtz e Perry se perdem em um deserto após uma briga. Depois de uns desentendimentos e discussões, eles se ajudam para voltar a Danville a tempo da apresentação de teatro de Heinz. ("A Estrada para Danville").
Phineas e Ferb Missão Marvel Imagem 2002.jpg

Doofenshmirtz lança waffles nos vilões com o Waflle-Inator

  • Doofenshmirtz contrata um caçador de ornitorrinco para ajudá-lo. No entanto o caçador de vire contra Heinz e ele se une a Perry para detê-lo. ("Perry Primitivo").
  • Doofenshmirtz drena os poderes de Hulk, Thor, Homem de Ferro, e Homem-Aranha e se une aos vilões dos heróis. Porém quando os vilões conseguem o que querem e dão as costas para Heinz, ele tenta ajudar o bem com o Waffle-Inator. ("Phineas e Ferb: Missão Marvel").
  • Doofenshmirtz desaprova a ideia de dominar o mundo de Rodrigo. ("Menor Monograma").
  • Seu projeto de levar a Terra para longe do Sol é usada pela L.U.V.A.S.D.E.A.M.O.R. para dominar o mundo e levá-lo a uma nova era do gelo. Entretanto Heinz não gosta dos rumos que a organização toma e destrói o próprio inator. ("Phineas e Ferb Salvam o Verão").
  • Com a sobrecarga do Repugnator, Heinz se torna o responsável pela contaminação de versões zumbis suas. Todavia os zumbis se tornam incontroláveis e Heinz ajuda Phineas, Ferb, Isabella, Candace e Vanessa na criação de uma solução para o problema. ("A Noite dos Farmacêuticos Vivos").
  • Doofenshmirtz dá sua primeira aula de ciências no colégio de Vanessa. Acidentalmente ele transforma Johnny em um monstro, mas depois cria uma vacina usando um fio de cabelo do rapaz. ("Doof Professor").

Personalidade

"Sabe o que eu nunca entendi? Gênios! Eles mandam você pedir o que você quiser mas eles distorcem o seu pedido. Tipo, você quer pular alto e ele transforma você num sapo. Mas por que? Quem ganha com isso? O gênio? Qual é a vantagem? Você deveria combater os gênios, cara, não a mim. O problema não sou eu; gênios, o problema são os gênios."
-Heinz Doofenshmirtz para Perry, o Ornitorrinco [fonte]

Heinz Doofenshmirtz é uma pessoa vingativa, perversa, cruel, maníaca, egoísta, obscura, sinistra, aleatória, e amargurada devido seus traumas da infância. Como cientista do mal, ele elabora planos complexos e constrói grandes máquinas visando somente o benefício próprio e o sofrimento dos outros.

Ídolo Pop (Imagem 316).jpg

Doofenshmirtz planeja dominar a Área dos Três Estados

O maior desejo de Heinz é se tornar o líder supremo da Área dos Três Estados, visto isso, muitos de seus inators são construídos juntamente com um projeto louco de poder. Sabendo que todos amam bebês, ele tem a ideia de criar um exército de bebês malignos para dominar a Área dos Três Estados, pensando que ninguém poderia fazer nada contra seu exército já que ele é composto por bebês. ("Os Baljeatles"). No início do verão ele projeta desencadear um reinado de terror sem precedentes em todo a Área dos Três Estados (como dito pelo próprio) com a criação de um robô gigante em forma de edifício. ("Ídolo Pop"). No Havaí ele planeja involuir a humanidade até o insignificante Pliopithecus pensando que isso facilitaria sua tomada do poder. ("Férias no Havaí"). Antes dessa ideia ele cria um exército de cópias suas para invadir a região e chegar ao poder absoluto. ("A Coleção de Moda de Phineas e Ferb"). Ao chegar a conclusão que sua aparência é a culpada por seu fracasso, o cientista constrói um inator para se tornar umas das pessoas mais lindas do mundo. ("O Dia Mais Silencioso"). Mesmo quando não constrói grandes inators, Heinz não desiste de dominar Área dos Três Estados. Uma vez ele espalhou um vídeo afirmando ser o líder da região pensando que todos estariam ocupados demais para conferir se a afirmação procede. ("O Bico").

Para Hinz não existe momento nem lugar para fazer o mal. Como dito pelo próprio: "O mal nunca descansa." Visto isso ele está sempre planejando fazer o mal nem que seja em pequenas escalas. Um exemplo disso é quando ele rouba todas as revistas de seu vizinho, mesmo que elas sejam todas em espanhol. ("Eu Grito, Tu Gritas").

Ele parece ter mania de perseguição, uma vez que está sempre pensando que todos ao seu redor estão zombando dele e torcendo por seu fracasso. ("O Fototransportador").

Festa de Terror na Praia com Gnomos de Jardim Imagem 260.jpg

Sentimento de vingança

Parece que o sentimento de vingança está enraizada em Doofenshmirtz. Quando um sorveteiro atropela seu pé, ele cria o Pneu-Inator para esmagar o carrinho de sorvete com um pneu gigante. ("O Código do Implicante"). No dia em que um mímico imita sua forma de andar na praça, Heinz interpreta a brincadeira mal de jura prender todos os mímicos em caixas invisíveis. ("O Fototransportador"). Ao se lembrar da sua infância, quando seu pai obrigou-lhe a ser o gnomo de jardim da família, Doofenshmirtz tem a ideia de criar o Destruidor de Gnomos para destruir todos os gnomos da Área dos Três Estados. Mais tarde ele se lembra do garoto que chutava areia nele sempre quando podia, e planeja jogar um balde gigante de areia na casa do rapaz por vingança. ("O Peixeiro Voador"). Para se vingar de todos os vendedores de cachorro-quente, ele elabora o Vingador-Inator-de-Cachorro-Quente, para se vingar dos pretzels ele elabora o Descurva-Inator, e para se vingar de seu irmão ele cria o Lanche-Inator. ("Aquário no Quintal", "O Segredo do Buford", "Passeio de Tapete Mágico").

Sabe-se que ele também tem muita inveja, principalmente das pessoas que conseguem o sucesso que ele nunca conseguiu. Uma das pessoas mais invejadas por Heinz é seu irmão Roger, que ironicamente é prefeito de Danville. Durante o verão Heinz arquiteta inúmeros planos para ridicularizar seu irmão. O primeiro desses planos é um ataque de pombos hipnotizados. ("A Luta das Casas de Árvore"). Invejando o segundo mandato de seu irmão, ele decide construir Doofânia, sua própria nação na Baía de Danville. ("Viva Doofânia").

A Luta das Casa de Árvore Imagem 315.jpg

Doofenshmirtz durante a performance de Meu Irmão Mauricinho

Somado a todos os sentimentos maus que Doofenshmirtz apresenta, ele também afirma odiar muitas coisas. Além da sua família, Heinz odeia carregadores (por eles nunca deixarem as malas no lugar), taxistas, guardas, escafandristas, naturebas, apresentadores de programas de televisão, monges, professores, e torcedores fanáticos, como dito na canção Meu Irmão Mauricinho. ("A Luta das Casas de Árvore"). Muitos dos projetos de Doof não estão vinculados ao domínio da Área dos Três Estados, mas sim a destruir coisas que ele odeia. Por odiar a natureza, a beleza e apresentadores de programas matinais, ele planeja construir o Espaço Laser-Inator no início do verão. Inicialmente o inator teria o objetivo de destruir coisas que ele abomina, mas posteriormente seria usado para modular a imagem da Terra a sua própria imagem destorcida. ("Eu Grito, Tu Gritas").

Com tantos inators criados, está claro que Doofenshmirtz é uma pessoa extremamente inteligente, no entanto também é alguém muito ingênuo, descuidado, falho, e principalmente atrapalhado. Falhas grotescas muitas das vezes colocam são as causas dos constantes fracassos do cientista. Quando ele planeja cavar um túnel por dos Estados Unidos até a China passando pelo meio da Terra, se esquece completamente da existência do magma, e põe sua vida em risco. ("Candace Perde a Cabeça"). Heinz também sempre acrescenta o botão de autodestruição em suas invenções, o que é o responsável por muitos dos fracassos dos projetos. A ingenuidade do cientista é provada quando ele é facilmente enganado, principalmente pelos disfarces de Perry. ("Ídolo Pop", "O Cavaleiro Negro", "Vanessa é Persistente", "A Barraca de Limonada", "Phineas e Ferb O Filme: Através da 2ª Dimensão").

Embora tem o corpo desajeitado, ele tem uma coordenação incrível com as mãos, detendo o recorde mundial de empilhamento de copos. No entanto ele é péssimo com os pés, não conseguindo se quer controlar sua força num chute. ("Thaddeu e Thor").

A Ponta do Dia (Imagem 89).jpg

Doofenshmirtz patinando de cueca

Ele tem um peculiar senso de humor. Doofenshmirtz é sempre visto fazendo brincadeiras com Perry, por mais que as vezes ele as ache sem graça. Sempre quando é derrotado, o cientista grita: "Eu te odeio, Perry, o Ornitorrinco!" As vezes ele pode dizer isso também em outros idiomas, como em "Ao Ar Livre" onde ele grita: "¡Maldito seas, Perry el Ornitorrinco!". Uma vez, para buscar Vanessa na escola, ele foi vestido como um bebê para fazer-lhe uma surpresa. ("Controlando Perry"). Para aguentar uma festa na magnitude que Saul e a galera do Palácio de Buckingham podem proporcionar, Doofenshmirtz tira suas roupas deixando apenas sua cueca e suas meias. ("Restos do Ornitorrinco"). Quando adolescente gravou um vídeo de si próprio somente de cueca onde ele andava desajeitadamente de patins até enterrar a cabeça numa privada. ("A Ponta do Dia"). Ele também já foi visto quebrando a 4º parede diversas vezes. ("Nada Que Um Bom Susto Não Resolva", "Heróis de Desenho Animado", "As Crônicas de Meap", "Ah, Você Está Aí, Perry!", "O Mago dos Desejos", "Montanha-Russa, O Musical!", "Um Menino de Verdade", "Phineas e Ferb O Filme: Através da 2ª Dimensão", "Restos do Ornitorrinco", "Meap Vai a Seattle", "Surpresa Sonâmbula", "A Estrada para Danville", "Pelos Trilhos", "Perry Primitivo", "Phineas e Ferb: Missão Marvel"). [4]

A Grande Arte Imagem 157.jpg

Doofenshmirtz cantando

Estranhamente Doofenshmirtz é um grande fã de música. Ele se entusiasma quando, amarrado a uma bomba foguete, percebe que o Love Händel está tocando o clássico Entrou de Mansinho no Meu Coração. ("Vamos Reunir a Banda Outra Vez"). Uma vez ele cria um novo estilo musical (música popular-sertaneja) para, com o Cantorinator, levar a população a cumprir suas ordens. ("Os Garotos da Bolha"). Doofenshmirtz gosta de cantar sobre seus sentimentos. Durante a canção Meu Inimigo, ele canta para Peter, o Panda, como conheceu Perry, o Ornitorrinco. ("Viajando no Tempo"). Ele volta a cantar sobre seus sentimentos posteriormente com a canção Meu Irmão Mauricinho. Na música, Heinz revela seu ódio por inúmeras coisas, inclusive seu irmão. ("A Luta das Casas de Árvore").

Embaixo de todos os sentimentos ruins, existe uma infância traumatizante. Emocionalmente marcado por uma infância infeliz, Doofenshmirtz foi mentalmente abusado pelos pais e evitado por sua mãe. Seus problemas na infância são a resposta para muitos problemas atuais de Heinz, incluindo a falta de jeito com as mulheres.

Ele também parece ser um pouco preguiçoso para fazer coisas normais. Quando seu relógio de parede dá defeito, ele vê a possibilidade de transferir o Big Ben para perto de sua casa muito mais simples que de comprar um relógio novo, ou um relógio de pulso. ("Elementar, Minha Cara Stacy").

Aparência Física

"Eu não sou exatamente muito... Como as pessoas dizem hoje em dia... Bonitão"
-Heinz Doofenshmirtz a Perry, o Ornitorrinco [fonte]

Doofenshmirtz - Imagem Promocional (01).png
Doofenshmirtz é auto-descrito como feio. Ele tem um nariz torto extremamente pontudo, e o queixo pontudo com um formato estranho. Seus dentes são geralmente cavalados, mas as vezes eles aparecem pontudos. Seu cabelo é castanho, seus olhos são azuis escuros, e os dedos de suas mãos são longos. Ele tem 1 metro e 80 centímetros de altura mas parece mais baixo por conta de sua coluna ser curvada para frente. Na infância era considerado baixo para sua idade. Suas pernas geralmente aparecem dobradas tanto quando ele está parado quanto está caminhando. Curiosamente é revelado em "Chez Ornitorrinco" que ele tem uma tatuagem com a palavra "Evil" escrita no braço direito. No entanto essa tatuagem não aparece em todos os outros episódios.

O vestuário habitual de Doofenshmirtz é uma blusa de manga comprida preta com um jaleco de laboratório por cima, calças cinzas, e sapatos pretos.

Quando bebeu por engano o Fofônio, Doofenshmirtz ficou na altura de Meap, seus olhos ficaram maiores, seu rosto aredondado, seu nariz pequeno e seu cabelo mais curto. Ele passou a vestir um tamanho de jaleco, de calça e de blusa menor. Com o Fofônio Doof passou a emitir uma luz rosa em seu corpo e sua voz ficou extremamente mais fina, parecida com a de um bebê. ("Meap Vai a Seattle").

No Natal Doofenshmirtz foi visto usando um roupão roxo com pantufas de panda. ("Phineas e Ferb: Especial de Natal"). Em pleno verão, ao pensar que o Natal chegou antes com o especial de televisão de Phineas e Ferb, Doofenshmirtz coloca orelhas de duende, gorro, e cachecol verde. ("Um Natal em Família com Phineas e Ferb"). No inverno foi visto usando um casaco roxo com capuz e detalhes em felpudos cinza; botas felpudas cinzas, calça de lã e luvas cinzas escuras. ("Somente Para o Seu Gelo"). Essa mesma vestimenta, com exceção das luvas, é vista também em "Quem Gosta de Boliche?"). Ele curte a virada do ano com um casaco roxo, blusa social branca de botões, calça e sapatos pretos e uma cartola. ("Feliz Ano Novo!").

Para pular do trampolim da piscina pública de Danville, Doof usa um short de natação apertado com listras azuis. ("Personalidade Dividida"). Em outra ocasião ele é visto usando equipamento de mergulho. ("Na Barriga da Fera").

Para dormir, Heinz Doofenshmirtz usa uma camisola de botões branca e um aparelho ortodôntico nos dentes de cima uma vez que sofre de bruxismo. ("A Câmera de Trânsito").

Doofenshmirtz (Natal).png
No dia em que aparece com o olho direito roxo, Doofenshmirtz é visto usando roupão roxo com detalhes em laranja e pantufas de panda. ("Cometa Kermillian"). Na capa da revista "Grito do Mal", ele usa uma camisa de gola polo branca com calças e sapatos pretos. ("Heróis de Desenho Animado"). Quando é visto deitado na rede de sua casa nova no subúrbio, Doof se veste somente com uma bermuda preta com uma listra roxa vertical nas duas laterais e óculos escuros. ("Uma Missão Que Exige Concentração"). Quando recebe em sua casa a informação que seu nível de maldade foi rebaixado, Doofenshmirtz está apenas usando uma toalha de banho, até o momento em que ela cai. ("Ah, Você Está Aí, Perry!"). No meio do verão, quando vai a um concurso cantar com a ajuda do Cantorinator, Heinz se veste como um vaqueiro, com uma calça jeans azul apertada, botas de cano longo pretas com roxo, blusa de abotoar roxa e jaqueta branca. Curiosamente é revelado depois do concurso que por baixo dessa roupa ele está usando uma cueca com a estampa do Agente P. ("Os Garotos da Bolha"). A mesma jaqueta é vista posteriormente durante um flashback de Vanessa na canção Talvez Não Seja Um Pai Tão Mau. ("Procurando Mary McGuffin"). Quando seu plano se resume em destruir a fábrica de fraldas da cidade, ele é visto pilotando um avião com roupa de piloto. ("Papai Robô"). Para jogar golfe com seu irmão, Heinz muda o visual, passando a usar uma calça roxa quadriculada, sweater rosa com uma blusa branca por baixo, um boné diferente roxo , e tênis pretos com detalhes em branco. ("Ela é Prefeita"). Na segunda vez que vai ao espaço ele decide usar uma roupa de astronauta depois de quase morrer na primeira vez. ("O Nome Disso é Labirinto", "No Espaço Sideral"). Quando seu plano visa iludir a população com uma chamada falsa de ataque alienígena, Doofenshmirtz se veste como um alien e vai para frente da prefeitura fazer seu discurso. ("Senhoras e Senhores, Com Vocês, Max Modem!"). Para se exercitar, o Doofenshmirtz usa uma blusa sem manga preta com listras cinzas, bermuda preta e polaina vermelha e tênis. ("Candace Desconectada").

Doofenshmirtz poucas vezes usa disfarces, diferentemente de seu inimigo Perry, o Ornitorrinco. Uma dessas poucas vezes é quando ele tenta passar despercebido por sua filha que vai acampar com seus amigos. Todavia o disfarce não engana Vanessa. ("Sabujos Ligeiros").

Em um sonho de Candace ele é visto fazendo o papel de um mago com um longo vestido cinza e chapéu pontudo de bruxa da mesma cor. Heinz passa o tempo todo querendo se apossar das botas vermelhas de Candace. Sua cor de pele muda para verde e seu cabelo modifica totalmente, passando a cair livremente até os ombros, além de serem negros. ("O Mago dos Desejos").

As vezes Heinz simplesmente coloca um acessório na cabeça. Durante a performance da canção Impressionar Minha Mestra ele é visto com um chapéu com uma fita verde. ("A Grande Arte"). Um chapéu parecido é visto durante a performance da canção Lá em Gimmelshtump, mudando somente a cor da fita de verde para vermelha. ("Montanha-Russa, O Musical!"). No dia em que esteve viajando em um submarino no Lago Naso usou um chapéu de marinheiro. ("O Monstro do Lago Naso").

Relacionamentos

Família Doofenshmirtz

Vanessa Doofenshmirtz

Veja o Artigo: "Relação de Vanessa e Doofenshmirtz"

O Verão Foi Feito Para Você Imagem 76.jpg

Doofenshmirtz e Vanessa num avião rumo a Tóquio

Vanessa é a filha de Doofenshmirtz. Diferentemente da maioria das pessoas, Heinz ama sua filha, agindo muitas vezes como um pai superprotetor. ("Sabujos Ligeiros"). Possivelmente ele aga como tal para impedir que Vanessa tenha a infância terrível que ele teve. Doofenshmirtz já tentou várias vezes ganhar o carinho de sua filha, principalmente durante a infância e adolescência dela. Mas sempre falha miseravelmente, causando constrangimento a jovem. ("Procurando Mary McGuffin", "Controlando Perry"). Desde a infância de Vanessa, Heinz faz festas de aniversário surpresa com tema de "menininha" para ela. No entanto a personalidade gótica de Vanessa faz ela não desfrutar desse estilo de festa. ("Vamos Reunir a Banda Outra Vez").

Doofenshmirtz acha que a maldade é um "negócio da família", portanto ocasionalmente coloca Vanessa para ajudar-lhe em seus projetos malignos, as vezes até chamando-a de "sua assistente". Mas infelizmente para Heinz, sua filha parece não mostrar muita afeição pela maldade. ("Os Reis do Gado", "A Luta das Casas de Árvore", "Eu Grito, Tu Gritas").

Roger Doofenshmirtz

O Traje de Gala Imagem 146.jpg

Doofenshmirtz conhece Roger

Doofenshmirtz despreza seu irmão Roger abertamente, um rancor que existe desde que ambos eram crianças. Pelo fato de Roger ter nascido homem, Heinz é forçado a usar durante um ano vestidos que sua mãe havia costurado na esperança do filho que viera a nascer ser uma menina. Isso custa-lhe deboche e desdém de todos os garotos de seu colégio. ("O Traje de Gala"). Quando crescido, Roger ganha o coração de sua mãe, deixando Heinz ainda mais longe dela. Um dia Doof conquista um urso de pelúcia numa máquina de garra e entrega para sua mãe, que imediatamente entrega para Roger, que escreve seu nome no avental de sua mãe. ("Brincando de Princesa"). Os dois sempre foram muito competitivos, com Roger levando a melhor em todos os esportes, principalmente no jogo de kickball que sua mãe adora. ("Thaddeu e Thor").

Na adolescência Doofenshmirtz decide seguir o caminho das artes. Depois de muito tempo em busca da sua "musa dos olhos", ele finalmente a encontra e passa dias pintando-a. Finalmente pronta, Heinz decide mostrá-la a Roger, que acidentalmente, derruba seu lanche no quadro. Isso faz Doofenshmirtz ter ainda mais raiva de seu irmão, e planeje se vingar dele no futuro. ("Passeio de Tapete Mágico").

A Luta das Casa de Árvore Imagem 324.jpg

Doofenshmirtz odeia seu irmão

Ironicamente Roger se torna prefeito de Danville na vida adulta, enquanto Doofenshmirtz ainda tenta dominar a Área dos Três Estados com inúmeros inators fracassados. O ódio e o ciúme de Doofenshmirtz levam ele a tentar arruinar uma cerimônia na prefeitura com uma invasão de pombos hipnotizados. Entretanto o plano dá errado e os ombos se viram contra o cientista. ("A Luta das Casas de Árvore"). Ainda no início do verão, Heinz descobre pelo jornal que seu irmão é reeleito prefeito da cidade. Aborrecido com o resultado das eleições, Doof decide construir sua própria nação do mal na Baía de Danville. ("Viva Doofânia"). Posteriormente Roger recebe a visita da embaixadora da Inglaterra. Amargurado por Roger sempre ser melhor nas boas maneiras, Doofenshmirtz cria um inator para que Roger desacate a embaixadora. ("Fuga da Torre Phineas").

Um dos poucos planos de Heinz contra see irmão que dá certo, pelo menos em parte, é quando ele planeja acertá-lo com o Repugnator para torná-lo repugnante na cerimônia de inauguração da Torre de Água de Danville. Roger é acertado mas, ironicamente, se transforma em um zumbi com a aparência de Heinz. Todavia acontece uma sobrecarga no inator e um contágio de espalha pela cidade. ("A Noite dos Farmacêuticos Vivos"). Já quando Roger recebe a visita do prefeito de Stumblegimp, Doofenshmirtz cria um inator para fazer ele dançar a humilhante Dança da Contrição. Todavia a dança já havia recebido diversas modificações desde sua primeira versão. ("Uma Boa Virada").

Pai e Mãe

Personalidade Dividida Imagem 104.jpg

Os pais de Heinz se envergonham dele

O senhor e a senhora Doofenshmirtz agiram de forma abusiva com Heinz durante toda infância dele. Quando Heinz nasce nenhum de seus pais vai ao hospital para vê-lo. ("Dedos Pra Que Te Quero"). Depois de um tempo, Doofenshmirtz é forçado por seu pai a fazer o papel de gnomo de jardim da casa para proteger o quintal das bruxas e dos ogros do bosque. ("Festa de Terror na Praia com Gnomos de Jardim"). Mesmo depois que seu pai consegue sair da difícil situação financeira, Heinz ainda é obrigado por ele a ser o gnomo de jardim da casa. ("Quem Joga Melhor?"). Em um determinado momento o senhor e a senhora Doofenshmirtz abandonam Heinz que é criado por jaguatiricas. ("As Crônicas de Meap"). Depois que ele volta para a família, é forçado por sua mãe a usar os vestidos que ela costurou na esperança do segundo filho nascer mulher. ("O Traje de Gala"). Para assustar Heinz, sua mãe canta a música do Der Kinderlumper antes dele dormir. ("Der Kinderlumper"). Os pais de Heinz ficam com mais vergonha dele quando ele os decepciona ao não pular de um trampolim numa piscina pública. ("Personalidade Dividida"). Já adolescente, Heinz é enganado por seus pais que colocam um desenho de uma porta na entrada de um navio para a América. ("São as Suas Memórias").

Inimigos

Perry, o Ornitorrinco

Veja o Artigo: "Relação de Perry e Doofenshmirtz"

Viajando no Tempo Imagem 694.jpg

Doofenshmirtz e Perry numa gangorra

Perry, o Ornitorrinco, é o inimigo declarado de Heinz Doofenshmirtz. O cientista o conhece no dia em que tira sua primeira fotografia. ("Viajando no Tempo"). Mas apesar de conhecer Perry por anos, Heinz é incapaz de identificá-lo sem o chapéu de agente secreto. ("Festa de Terror na Praia com Gnomos de Jardim", "O Cavaleiro Negro", "Ataque da Irmã Gigante", "A Barraca de Limonada", "Férias no Havaí", "Mãe, Tá Me Ouvindo?", "Phineas e Ferb O Filme: Através da 2ª Dimensão", "Perry Primitivo").

Doofenshmirtz sempre segue a mesma rotina: inicialmente prende Perry com alguma engenhoca comprada na internet ou com alguma armadilha comum, conta seu plano maligno, e é derrotado. Heinz parece se sentir confortável para contar histórias traumatizantes de sua infânica para Perry, mesmo que o ornitorrinco não se importe muito com elas. ("Festa de Terror na Praia com Gnomos de Jardim", "As Crônicas de Meap", "O Traje de Gala", "Personalidade Dividida", "São as Suas Memórias").

Embora Doofenshmirtz e Perry se considerem inimigos, muitas vezes a relação deles se aproxima mais à uma relação de amizade que de inimizade. Eles trocam presentes no Natal e se ajudam quando necessário. ("Phineas e Ferb: Especial de Natal", "Perry Primitivo"). Doof sempre antecipa a entrada de Perry e fica preocupado quando ele não aparece. ("Viva Doofânia", "Pé de Coelho Que Não Dá Sorte"). É provável que o cientista tenha uma grande admiração por Perry uma vez que ele tem uma cueca personalizada do Agente. ("Os Garotos da Bolha"). Quando ele arruma um novo melhor inimigo, sente a falta do ornitorrinco, principalmente de quando ele ouvia atentamente suas conversas. ("Viajando no Tempo"). Finalmente Heinz assume que considera Perry seu melhor amigo, após descobrir que Balone, seu grande amiga de infância, tem um novo dono. ("As Crônicas de Meap"). Algum tempo depois ele diz a Norm que considera o ornitorrinco um membro da família. ("Um Menino de Verdade"). No dia em que o nome de Heinz é rebaixado pela O.S.U.S.B. no nível de maldade, e Perry é transferido, Doofenshmirtz se irrita afirmando que apenas ele pode ser o inimigo de Perry. ("Ah, Você Está Aí, Perry!").

Major Monograma

O Verão Foi Feito Para Você Imagem 568.jpg

Doofenshmirtz zomba o Major Monograma

Dr. Heinz Doofenshmirtz e o Major Monograma são inimigos declarados. Enquanto Heinz é um cientista do mal que visa dominar a Área dos Três Estados, Monograma é o líder da Organização Sem Uma Sigla Bacana, organização que treina agentes animais para lutarem contra as forças do mal. Poucos dos projetos de Doofenshmirtz visam algo contra o Major Monograma. No dia mais longo do verão Heinz descobre de alguma forma que o major irá à Convenção Internacional dos Homens Bons, o sequestra no aeroporto, pendura um Balão de Água Gigante na Torre de Tóquio e arquiteta um plano para o major assumir a responsabilidade do balão ter cair na convenção. ("Phineas e Ferb: O Verão Foi Feito Para Você"). Mais tarde, Doofenshmirtz conclui que é ineficaz combater Perry já que o líder da O.S.U.S.B. é o Major Monograma. Baseando-se nisso, ele cria o Mal Supremo-Inator para transformar Monograma em mal. Entretanto o laser bate num espelho e acerta Carl por acaso. ("Cadê o Perry? (Primeira Parte)").

Ambos parecem se conhecer muito bem, uma vez que Doof sabe o número de telefone do major. ("Viagem no Corpo da Candace", "Não Pisque", "Sinto Que Estamos Afundando"). Ambos conversam brevemente pelo comunicador de pulso de Perry e posteriormente conversam por mensagem de vídeo. ("Viagem no Corpo da Candace", "Perry, o Ornitator"). Outra vez Doofenshmirtz deixa uma série de mensagens de voz na secretária eletrônica de Monograma. ("Esconde-Esconde"). Doofenshmirtz apelida Monograma de "Major Monocelha" devido as sobrancelhas unificadas do militar. ("Dia de Spa", "Phineas e Ferb: O Verão Foi Feito Para Você").

Cliptástico Imagem 46.jpg

Doofenshmirtz e Monograma apresentam o "Cliptástico"

Apesar da rivalidade, os dois deixam as diferenças de lado quando necessário. Eles apresentam juntos o "Cliptástico: O Top 10 Musical de Phineas e Ferb" e posteriormente o "Cliptástico 3". Momentos de união entre Doofenshmirtz e Monograma também já foram vistos. Depois de ser atingido pelo Mal Supremo-Inator por engano, ambos se unem para fazer Carl voltar ao seu estado normal. ("Cadê o Perry? (Segunda Parte)").

Carl

Doofenshmirtz, assim como para com Monograma, parece saber muito sobre a vida de Carl, uma vez que ele sabe que o estagiário faz uma dança estranha em seu quarto com as luzes apagadas quando ninguém está à espreita. ("Dia de Spa"). Talvez Heinz conheça muito Carl pois já visitou seu blogue na internet, embora não soubesse que o blog pertencia a Carl. ("No Lava a Jato").

Provavelmente Doof não goste de Carl, já que ele assume na canção Meu Irmão Mauricinho odiar câmeras-man. ("A Luta das Casas de Árvore"). Doofenshmirtz parece também não reconhecer Carl no dia em que ele estava fantasiado de esquilo. ("Restos do Ornitorrinco").

Depois de acertar, por acaso, Carl com o Mal Supremo-Inator, Doofenshmirtz tenta fazer uma parceria com o estagiário. Todavia Heinz percebe que Carl quer fazer as coisas sozinhas quando o deixa para trás e vai em busca de Perry. ("Cadê o Perry? (Segunda Parte)").

Rodney

O Método Ineitor Imagem 220.jpg

Doofenshmirtz odeia Rodney

Doofenshmirtz e Rodney, embora façam parte da mesma organização (L.U.V.A.S.D.E.A.M.O.R.), são rivais. Eles gostam de competir entre si para saber quem é mais mau. Quando Doofenshmirtz convoca uma reunião com os representantes da organização, Rodney aparece mesmo não tendo sido convidado. ("Dançar Até Enjoar"). No segundo concurso anual de melhor inator, Doofenshmirtz cria o Erradicador do Inator do Rodney-Inator percebendo que não tem como vencer o concurso a não ser destruindo o projeto de seu maior concorrente. Ironicamente Heinz se torna o vencedor do concurso e ganha como prêmio um balão que ele nomeia de Balone 2, em memória a Balone. ("Rodeio de Robôs"). Quando a L.U.V.A.S.D.E.A.M.O.R. usa o projeto de Doofenshmirtz que leva a Terra para longe do Sol para dominar o mundo, Doofenshmirtz não se agrada dos rumos que a organização toma e luta contra Rodney para destruir o próprio inator. Rodney é então preso pela O.S.U.S.B. e jura vingança contra Heinz por ele ter frustado seu plano. ("Phineas e Ferb Salvam o Verão").

Peter, o Panda

Viajando no Tempo Imagem 263.jpg

Doofenshmirtz afirma que Peter, o Panda, é seu mais novo inimigo

Doofenshmirtz conhece Peter, o Panda, na exposição "Gênios do Mal" em Seattle e logo ambos não se dão bem, com o agente frustrando um pequeno esquema de Heinz. Depois desse dia, Doofenshmirtz vê o panda como seu mais novo inimigo e decide parar de brigar com Perry. Entretanto no mesmo dia, o cientista sente a falta de Perry ao perceber que seu novo inimigo não presta atenção em sua canção. ("Viajando no Tempo"). Posteriormente Doofenshmirtz volta a se encontrar com Peter em Seattle. ("Meap Vai a Seattle").

Garotas Companheiras

Doofenshmirtz tem uma relação estranha com as Garotas Companheiras. Volta e meia elas batem na porta da casa dele para vender bolinhos, e Doofenshmirtz, mesmo sabendo que deve fazer dieta, comprando-os. Heinz alega que não consegue resistir ao olhar de "cachorrinho abandonado" das meninas e por isso compra os bolinhos. Até agora, ele só se encontrou com Katie, Gretchen, Milly, e Candace. Culpando as Garotas Companheiras por não conseguir seguir sua dieta, ele decide transformar em brócolis a ponte que leva à fábrica das Garotas Companheiras. ("Não Pisque", "Legião das Garotas Companheiras").

Família Flynn-Fletcher

Phineas Flynn

Phineas e Ferb O Filme - Através da 2ª Dimensão (Imagem 572).jpg

Doofenshmirtz e Phineas na 2ª Dimensão

Doofenshmirtz avista Phineas pela primeira vez quando cria o Olho-Robô e investiga a casa dos Flynn-Fletcher. No entanto ele não guarda a imagem de Phineas na cabeça. ("Esconde-Esconde"). Quando Phineas e Ferb destroem o Outro-Dimensionator, o cientista interage de verdade com Phineas, que o ajuda na reconstrução da máquina. Mais tarde, Heinz salva Phineas da morte ao interromper seu contraparte da 2ª Dimensão. ("Phineas e Ferb O Filme: Através da 2ª Dimensão"). Quando Danville sofre com uma invasão de farmacêuticos zumbis, Doofenshmirtz volta a interagir com Phineas num plano para neutralizar o contágio. Doofenshmirtz assinala para um botão de autodestruição mas Phineas responde negativamente. ("A Noite dos Farmacêuticos Vivos").

Ferb Fletcher

"O caladão?"
-Heinz Doofenshmirtz [fonte]

Assim como acontece com Phineas, Doofenshmirtz avista Ferb pela primeiro fez através do Olho-Robô. ("Esconde-Esconde"). Quando os meninos destroem o Outro-Dimensionator, o cientista interage com Ferb pela primeira vez. Na segunda dimensão, Doofenshmirtz se refere a Ferb como "o caladão". Posteriormente Heinz salva a vida de Ferb tal como a de Phineas e de Perry ao impedir seu contraparte da segunda dimensão de esmagá-los. ("Phineas e Ferb O Filme: Através da 2ª Dimensão"). Doofenshmirtz volta a interagir com Ferb na madrugada em que Danville sofre com uma invasão de farmacêuticos zumbis. ("A Noite dos Farmacêuticos Vivos").

Candace Flynn

"Você não é meio velinha para ser garota companheira?"
-Heinz Doofenshmirtz [fonte]

Balada do Barbademau Imagem 418.jpg

Doofenshmirtz confunde Candace com a bruxa do mar

Doofenshmirtz avistou Candace pela primeira vez quando confundiu-a com a bruxa do mar na Ilha do Fígado. ("Balada do Barbademau"). Pouco tempo depois, ele é forçado a lutar com Perry que estava no corpo de Candace por conta de ter atravessado o Teletransporter. ("Esse Modelito Verde Me Engorda?"). Doofenshmirtz avista Candace no espaço e mais uma vez a confunde com alguém; dessa vez com seu inimigo de juventude Hans Mãozona. ("No Espaço Sideral"). Finalmente eles se falam no dia em que Candace vai à Empresa do Malvado Doofenshmirtz entregar um bolinho das Garotas Companheiras a ele. Heinz pergunta se ela não é velha demais para ser uma garota companheira e a jovem concorda. ("Legião das Garotas Companheiras"). Ironicamente, quando Doofenshmirtz, após ser confundido por um orangotango, é dopado pela mãe de Jeremy, chama Candace de "mamãe". ("Dia do Cabelo Ruim"). O cientista se encontra novamente com Candace na noite em que Danville sofre uma invasão de farmacêuticos zumbis, mas parece não se lembrar dela. ("A Noite dos Farmacêuticos Vivos").

Phineas e Ferb Último Dia de Verão Imagem 681.jpg

Doofenshmirtz apresenta o Refaz-Inator a Candace

No último dia do verão, Doofenshmirtz se encontra com Candace quando ela vai à sua casa entregar os dvds de Vanessa. Depois de vê-la mexer em seus inators, Doofenshmirtz a apresenta o Refaz-Inator e revela que, embora ainda precise de alguns ajustes, ele permite o dia se refazer. Por estar tendo um dia horrível, Candace ativa o inator que, antes de refazer o dia, une Doofenshmirtz e ela em uma bolha. Posteriormente, Doof e Candace formam um dueto para a música Eu Posso Consertar. Depois do diase refazer inúmeras vezes, e provocar vários problemas, Doofenshmirtz responde a Vanessaq que a amiga dela deve ter conhecimento das mudanças uma vez que ela também estava na bolha. ("Phineas e Ferb: Último Dia de Verão").

Linda Flynn-Fletcher

Estranhamente, Linda foi uma das várias namoradas que Doofenshmirtz teve por volta da década de 1980. Eles se encontraram uma vez num drive-in onde Heinz levou Linda escondida no porta-malas do carro. Nesse encontro Linda aconselha Doofenshmirtz a dominar a Área dos Três Estados em vez do mundo inteiro. Depois desse dia, ambos nunca mais se viram ou se falaram. ("O Que Essa Coisa Faz?").

Lawrence Fletcher

Lawrence se encontra com Doofenshmirtz no dia que ele vai à feira de garagem dos Flynn-Fletcher comprar a boneca Mary McGuffin para Vanessa. Doof é legal com Lawrence e paga mais que a boneca vale. ("Procurando Mary McGuffin"). Outro dia eles se encontram numa competição de cientista mais malvado organizado pela L.U.V.A.S.D.E.A.M.O.R. em Danville. Por acaso Lawrence entra na competição e, depois de ser atingido por uma invenção de Rodney, fica verdadeiramente malvado. No entanto Doofenshmirtz não o reconhece. ("Na Mosca").

Outros Conhecidos

Norm

Jeremycandace (Imagem 234).jpg

Doofenshmirtz e Norm

Norm é o robô assistente de Doofenshmirtz. Inicialmente Doof cria Norm com a ambição de destruir Perry. No entanto seu plano fracassa e ele continua usando o robô para outras coisas. ("Como na Grécia Antiga"). O cientista usa Norm para ajudá-lo em muitos de seus esquemas, como a criação da sua própria nação do mal e o seminário motivacional para inventores. ("Viva Doofânia", "O Método Ineitor"). Heinz usa Norm também para realizar tarefas de casa como preparar seu café da manhã. ("Um Menino de Verdade").

Muitas das vezes Doofenshmirtz se irrita com a incompetência e a fata de bom senso de Norm. Uma vez Heinz diz ironicamente para o robô lançar um inator para fora da varanda e Norm faz exatamente o que ele pede sem perceber o sarcasmo. ("Surpresa Sonâmbula"). Doofenshmirtz parece se irritar diariamente com Norm pelo fato dele fritar os ovos do café da manhã junto com a casca. ("Um Menino de Verdade"). Uma vez ele cria um robô mais malvado e mais eficiente que Norm. Todavia o robô acaba se voltando contra seu próprio criador. ("Trabalho de Equipe").

Viva Doofânia (Imagem 165).jpg

Doofenshmirtz e Norm na Doofânia

Apesar dos constantes desentendimentos, Doofenshmirtz mostra que se importa com Norm em algumas ocasiões. Em outras parece se impressionar com algumas atitudes do robô e com alguns mecanismos que ele pode apresentar. Uma vez o cientista se impressiona com Norm por ele conseguir se transformar em um carro para roubar uma invenção. ("Carl Disfarçado"). Heinz também elogia Norm por sua assistência na construção da Doofânia. ("Viva Doofânia"). Depois de criar um robô mais malvado que se volta contra ele, o cientista se sente culpado por não confiar em Norm e agradece por ter-lhe salvo sua vida. ("Trabalho de Equipe"). Quando Perry pega Norm emprestado para resgatar um disco com filmagens comprometedoras dele, Doof avisa ao ornitorrinco que o óleo de Norm está baixo e conta que não quer ver nenhum arranhão se quer na máquina. ("A Câmera de Trânsito").

Embora não veja Norm como um filho, Doofenshmirtz parece ter alguns comportamentos paternos para com o robô. Ao descobrir que Chloe é uma robô de Rodney, Heinz imediatamente corta a relação de Norm com a robô dizendo que ele encontrará alguém melhor que ela. ("Amor ao Primeiro Bite").

Isabella Garcia-Shapiro

Doofenshmirtz avista Isabella pela primeira vez quando vai ao restaurante Chez Ornitorrinco e a menina indica uma mesa para ele. ("Chez Ornitorrinco"). Pouco dias depois Heinz volta a ver Isabella, dessa vez pelo Olho-Robô. ("Esconde-Esconde"). Ocasionalmente, os planos de Doofenshmirtz interferem nos planos de Isabella. ("Ao Ar Livre", "Ao Vencedor as Batatas").

Buford Van Stomm

Separação de um Amigão Valentão (Imagem 272).jpg

Doofenshmirtz planeja fazer o mal com Buford

No dia em que Phineas e Ferb criam o restaurante Chez Ornitorrinco no quintal, Doofenshmirtz vai até lá para um jantar junto de uma moça que ele havia conhecido pela internet. Já que Doofenshmirtz odeia esperar na fila, suborna Buford que estava como segurança do local. ("Chez Ornitorrinco"). Algun dias depois ele avista Buford pelo Olho-Robô, assim como Phineas, Ferb e Isabella. ("Esconde-Esconde"). Posteriormente Doofenshmirtz conhece Buford mais a fundo depois de vê-lo fazer uma grosseria no mercado. Calculando que o valentão poderia ser um ótimo aliado seu na conquista da Área dos Três Estados, o cientista faz de Buford seu sócio. Como Buford havia deixado de ser o implicante de Baljeet, resolve se unir ao mal. Dessa forma Heinz se torna invencível. Após a música Buraco no Coração, Buford percebe que a Empresa do Malvado Doofenshmirtz não é seu verdadeiro lugar e volta para implicar com Baljeet. ("Separação de um Amigão Valentão").

Jeremy Johnson

Doofenshmirtz se depara com Jeremy quando recebe aulas de guitarra dele. Heinz pergunta se poderá pagar a aula de guitarra com aulas de maldade, mas o rapaz afirma preferir o pagamento em dinheiro. ("O Sussurro do Lagarto").

Doofenshmirtz Alternativo

"Mas eu sou você!"
-Heinz Doofenshmirtz [fonte]

Um Amigo dos Bons (Imagem 10).jpg

Heinz e sua contraparte da 2ª Dimensão

Doofenshmirtz conhece seu contraparte da 2ª Dimensão quando reconstrói o Outro-Dimensionator com a ajuda de Phineas e Ferb e atravessa para a 2ª Dimensão, onde descobre uma realidade alternativa. Durante a performance da canção Um Amigo dos Bons, eles percebem muitas semelhanças entre si, mas com o tempo Doof da 2ª Dimensão percebe que seu alternativo da 1ª Dimensão não é muito inteligente. Doofenshmirtz então é condenando por seu contraparte, juntamente com alguns membros da Família Flynn-Fletcher, ao jogo "Cutuque o Goozim com a vara". Com a ajuda de Phineas, Ferb, Perry, Candace e a contraparte de Candace, Heinz se livra da morte e volta para a sua dimensão de origem. Em Danville ele dá seu trenzinho de brinquedo a seu contraparte e termina com a invasão de Normobôs que o ditador ordenara na 1ª Dimensão. Depois desse dia ambos nunca mais se encontraram, uma vez que Doofenshmirtz nunca mais voltou à 2ª Dimensão. ("Phineas e Ferb O Filme: Através da 2ª Dimensão").

Stacy Hirano

Doofenshmirtz se encontra com Stacy quando o Insetinator colide com a casa da família Hirano. Heinz conta a jovem como funciona basicamente sua vida, explicando ser um cientista malvado que luta diariamente contra Perry, o Ornitorrinco. Ele também afirma ter assistido ao filme Ressentimento. ("Feliz Aniversário, Isabella").

Johnny

Doofenshmirtz descobre que Vanessa é apaixonada por Johnny no dia do 16º aniversário dela, quando checa sua lista telefônica e avista corações desenhados em volta do nome do rapaz. ("Vamos Reunir a Banda Outra Vez"). Porém Doofenshmirtz só interage com Johnny quando dá aulas de ciências para ele depois do verão. Doofenshmirtz considera Johnny um bebê chorão e claramente mostra seu desgosto por ele. Por acaso, na primeira aula de Doofenshmirtz, Johnny se transforma em um monstro metade gorila, metade lagarto, após um acidente. ("Doof Professor").

Romances

Charlene Doofenshmirtz

"É difícil me esquecer quando está sempre me lembrando."
-Heinz Doofenshmirtz [fonte]

Corre, Candace! Corre! (Imagem 111).jpg

Doofenshmirtz mostra o retrato de Charlene em sua casa para Perry

Ambos se conhecem na faculdade e passam a namorar. Posteriormente se casam e tem uma filha, Vanessa Doofenshmirtz. No entanto Charlene se separa de Heinz alegando que ele queria coisas diferentes (fazer o mal). O "senhor tomate" também é outro motivo pelo qual Charlene resolve se divorciar. ("Eu Grito, Tu Gritas", "Dia das Abelhas").

Hoje, parece que Doofenshmirtz não gosta de Charlene, uma vez que está sempre de mal humor quando ela está por perto e sempre se refere a ela como sua ex-esposa. ("Viva Doofânia"). Apesar disso, ambos conseguem partilhar de forma amigável a custódia de Vanessa, com Doofenshmirtz recebendo uma pensão alimentícia, que é largamente utilizada para financiar projetos do mal.

Estranhamente Doofenshmirtz tem retratos de Charlene espalhados por sua casa, o que pode mostrar que ele ainda a ame ou que não a odeia tanto quanto mostra. ("Corre, Candace! Corre!", "Retrospectiva de Aniversário do Phineas").

Outros Romances

Veja o artigo: "Lista das ex-namoradas de Doofenshmirtz"

Na década de 1980, Doofenshmirtz se encontrou com Linda em um drive-in antes dela se tornar uma superestrela pop. O encontro não foi legal. Doofenshmirtz, além de não ter acreditado que Linda poderia se tornar famosa, acabou com o filme. ("O Que Essa Coisa Faz?").

Antes ou depois de Charlene, Doofenshmirtz se apaixonou por uma mulher chamada Elizabeth. Elizabeth era doentiamente obcecada por baleias e isso fez com que ela deixasse Heinz para viver com uma delas. ("Perry Põe Um Ovo").

Depois de seu divórcio Doofenshmirtz se encontra com várias garotas, muitas delas, conhecidas pela internet.

Mentores e Ídolos

NQUBSNR Imagem 251.jpg

Doofenshmirtz apresenta o Professor Kevin Destruição a Perry

O mentor do mal de Doofenshmirtz é o professor Professor Kevin Destruição. Doofenshmirtz parece ter feito um laço de amizade muito grande com o professor, uma vez que, quando ele é preso, pede a Heinz para que destrua seu esconderijo. Antes disso, o professor tinha a ideia de atear fogo ao Sol, mas Doofenshmirtz não vê sentido na ideia uma vez que a estrela já é uma bola de fogo. ("Nada Que Um Bom Susto Não Resolva").

Ao longo de toda sua carreira, Doofenshmirz idolatra o Dr. Lloyd Wexler. Após ter memorizado a autobiografia do doutor, e ter feito sua tese de doutorado sobre ele, Doof vai a convenção de maldade em Londres na esperança de encontrá-lo. ("O Cavaleiro Negro").

Na escola de maldade, sua professora é a Dra. Gevaarlijk. Doofenshmirtz sempre se esforça para conseguir o respeito dela como mencionado pelo próprio na canção Impressionar Minha Mestra, mas nunca consegue isso. No verão ela vai à sua casa na esperança de ver algo que a impressione. Todavia, após ver inúmeros esquemas fracassados, Gevaarlijk chega a conclusão que Heinz é um fracasso total. ("A Grande Arte").

Assim como Linda, Doofenshmirtz é um grande fã da banda de sucesso dos anos 90 Love Händel. Quando a banda se une novamente para um show no quintal dos Flynn-Fletcher, Heinz, enquanto viaja na bomba foguete, se anima com o fato da banda ter voltado. Posteriormente o cientista consegue de alguma forma a banda para um número musical. ("Vamos Reunir a Banda Outra Vez", "Thaddeu e Thor").

Esquemas e Invenções

Veja o artigo: "Invenções de Doofenshmirtz"

Montanha Russa (Imagem 510).jpg

A primeira invenção de Doof no verão

A primeira invenção da vida de Doofenshmirtz se chama simplesmente "Inator". Ele conta para Perry que criou a máquina para vencer uma feira de ciências. Uma vez que é derrotado, ele volta no ano seguinte com o seu Maior-Ainda-Inator, mas também é derrotado. ("Injustiça na Feira de Ciências", "Nova Injustiça em Feira de Ciências").

Sua primeira invenção maligna na série é a Lente de Aumento Magnética, criada com objetivo de puxar o litoral leste e inverter a rotação da Terra. ("Montanha Russa"). A partir de então, Doofenshmirtz passa a criar diariamente uma invenção maligna, acompanhada de um projeto louco, para dominar a Área dos Três Estados.

Muitas das invenções de Doof são criadas apenas por vingança, e acabam fugindo um pouco do plano principal. Exemplo disso é quando ele cria o Caca-Sujador para se vingar de seu irmão, ou quando cria o Pneu-Inator para se vingar de um sorveteiro que atropela seu pé. ("A Luta das Casas de Árvore", "O Código do Implicante").

Especial de Natal Imagem 686.jpg

Perverso-Inator em ação

Curiosamente a maioria das invenções termina com o sufixo "inator". Exemplo: Decididor-Inator, Agora Quem Vai Levar Areia-Inator ou Quem Vai Chorar Agora-Inator, Geluminator-3000-Inator, Enfeia-Inator, Pinguim Robô Gigante Que Congela Qualquer Coisa Até Mesmo Sua Respiração-Inator, Lê a Minha Mente-Inator, Vingador-Inator-de-Cachorro-Quente, Traje de Baile-Inator, Evaporador-Inator, Bam-Bam-Inator, Metal-Destruinator, Perverso-Inator, Olha-Pra-Lá-Inator. ("Viagem no Corpo da Candace", "O Peixeiro Voador", "Quem Arrasa Somos Nós", "O Melhor Dia da Preguiça", "Quem Gosta de Boliche?", "A Ponta do Dia", "Aquário no Quintal", "O Traje de Gala", "O Avião! O Avião!", "Os Baljeatles", "Legião das Garotas Companheiras", "Phineas e Ferb: Especial de Natal", "Personalidade Dividida").

Galeria de Imagens

Clique aqui para ver mais imagens de Heinz Doofenshmirtz.
A galeria de imagens para Heinz Doofenshmirtz pode ser vista aqui.

Habilidades

Phineas e Ferb O Filme - Através da 2ª Dimensão (Imagem 516).jpg

Doofenshmirtz abre um portal para a 2ª Dimensão

Assim como Phineas e Ferb, Doofenshmirtz pode construir uma tecnologia revolucionária em menos de um dia. Apesar de atrapalhado, ele é extremamente inteligente. Ele tem um entendimento vasto sobre todas as formas de ciência: engenharia, química, biologia e física quântica. ("Ataque da Irmã Gigante", "Papai Robô", "Férias no Havaí", "Ela é Prefeita", "Phineas e Ferb O Filme: Através da 2ª Dimensão"). Doofenshmirtz também tem conhecimento sobre técnicas de construção, visto que ele constrói sua própria nação do mal na Baía dos Três Estados. ("Viva Doofânia"). Ele consegue também construir uma máquina usando peças de outras, como visto quando ele se une a Monograma para fazer Carl voltar a ser bom. ("Cadê o Perry? (Segunda Parte)"). O cientista também pode cria um antídoto adequado. Quando Johnny se transforma em um mutante, Doof elabora em pouco tempo uma vacina para que ele volte ao normal. ("Doof Professor").
Thaddeu e Thor (83).jpg

Doofenshmirtz tem uma incrível habilidade com as mãos

As habilidades físicas de Doofenshmirtz são poucas. Ele constantemente se mostra fraco fisicamente, embora incrivelmente resistente a eventos capazes de matar qualquer ser humano, como explosões. ("Cometa Kermillian", "Uma Coisa Legal Para a Mamãe"). O sistema imunológico de Heinz é fraco, como definido pelo próprio, de quinta categoria. ("Atlântida"). Doofenshmirtz luta durante todo o verão para perder peso, mas sempre é interrompido por alguma coisa, geralmente, pelas Garotas Companheiras que batem em sua porta para vender deliciosos bolinhos. ("Não Pisque", "Legião das Garotas Companheiras"). Em um momento de fuga, ele descobre que corre mais que um panda e menos que um ornitorrinco. ("Meap Vai a Seattle"). Embora não tenha nenhuma coordenação motora com os pés, Heinz tem uma incrível habilidade com as mãos. Ele detém o recorde mundial de empilhador de copos. ("Thaddeu e Thor").

Ele não tem muitas habilidades esportivas. Já tentou jogar futebol, praticar artes marciais, jogar kickball (jogo preferido de sua mãe) e até mesmo chutar latas, mas saiu derrotado em todos. ("Thaddeu e Thor"). Apesar disso se tem a informação de que ele sabe nadar. ("Férias no Havaí"). Ele também sabe dirigir carros, pilotar aviões, andar de bicicleta conduzir suas invenções mais estranhas. ("Transpassando Sólidos", "Papai Robô", "O Segredo do Sucesso", "Doonkamoras Essenciais", "Meap Vai a Seattle").

A Grande Arte Imagem 116.jpg

Doofenshmirtz tocando violão

Apesar de gostar de cantar, Heinz tem uma péssima voz para isso. Tendo a consciência da sua voz aguda e desafinada, uma vez ele cria um inator para poder cantar bem e manipular o público com uma canção maligna. ("Os Garotos da Bolha"). Doofenshmirtz sabe tocar alguns instrumentos como violão, guitarra, e violino. ("A Grande Arte", "Chez Ornitorrinco", "Os Garotos da Bolha", "O Sussurro do Lagarto", "Phineas e Ferb O Filme: Através da 2ª Dimensão").

Doofenshmirtz deve ter uma certa habilidade na cozinha, já que mora sozinho e não tem ninguém para fazer a comida para ele, além de Norm. Uma vez ele desiste da maldade para se dedicar à arte de fazer queijo. ("Luzes, Candace, Ação"). Uma vez ele participa de uma competição de bolo de carne. Mesmo sabendo que a receita de seu bolo é muito boa, Doofenshmirtz se sente mais seguro no concurso criando um inator para desbancar os concorrentes. ("Bolo de Carne Surpresa").

Bordões

Veja o artigo: "Lista de Bordões dos Personagens de Phineas e Ferb"

  • "Eu te odeio, Perry, o Ornitorrinco!"
  • "Um ornitorrinco? (Perry põe o chapéu) Perry, o Ornitorrinco!"
  • "Eis aqui meu novo plano maligno, o (nome)-Inator!"
  • "Lá em Gimmelshtump..."
  • "Acho que eu sei explicar melhor pela música"
  • "Flashback!"
  • "A Área dos Três Estados!"
  • "É como dizem (ditado absurdo para expressar o que está acontecendo no momento)

Frases Memoráveis

  • "Agora, Perry, o Ornitorrinco, você vai finalmente entender meu sofrimento. (vídeo começa a tocar)" ("Festa de Terror na Praia com Gnomos de Jardim").
  • "(Ao olhar um retrato) Eu lembro bem quando essa foto foi tirada. Foi no dia mais feliz da minha vida. Foi quando eu decidi que ia tirar uma foto e foi depois que eu saí da loja do fotógrafo que a minha vida mudou para sempre. Eu tive a sensação que tinha alguém escondido atrás da caixa de correio. Eu tinha um inimigo! (começa a tocar Meu Inimigo)" ("Viajando no Tempo").
  • Só porque eu sou mau, não quer dizer que tudo que eu faça seja maldade. ("Balada do Barbademau").
  • "Uma adolescente? Perry, a Adolescente!" ("Esse Modelito Verde Me Engorda?").
  • "Por que (Perry, o Ornitorrinco) não apareceu? Espero que tenha acontecido uma coisa horrível com ele." ("Viva Doofânia").
  • "É tão difícil você manter bons empregados hoje em dia, por mais que você ande de bicicleta com eles." ("Restos do Ornitorrinco").

Músicas

1ª Temporada

Solo

2ª Temporada

Solo

Em Grupo

3ª Temporada

Solo

Em Dupla

Em Grupo

4ª Temporada

Solo

Em Dupla

Em Grupo

Informações de Fundo

Aparições

Referências

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória