FANDOM


Doonkamoras Essenciais
The Doonkelberry Imperative
Doonkamoras Essenciais Imagem 275.jpg
Temporada:
Código de produção: 325a
Nº de transmissão: 152
Nº na temporada: 40
História por:
Martin Olson
Escrito & Storyboards por:
Michael Diederich
Bernie Petterson
Dirigido por:
Jay Lender
Sue Perrotto (Assistente)
Informações da Transmissão
Disney Channel EUA:
30 de Março de 2012
Disney XD EUA:
21 de Julho de 2012
Disney Channel Brasil:
07 de Agosto de 2012
Disney XD Brasil:
22 de Dezembro de 2012
Lançamento Internacional:
16 de Maio de 2012 (Disney Channel América Latina)
Veja mais...
Emparelhado com
"O Segredo do Buford"
É aqui, esse deve ser o único lugar no mundo vendendo Doonkamoras no momento

— Phineas

Quando Linda não encontra Doonkamoras para sua famosa torta de Doonkamoras, os meninos partem para encontrar algumas para ela. Enquanto isso, Perry e Dr. Doofenshmirtz se encontram através do oceano quando Doofenshmirtz retorna para Drusselstein para renovar sua carteira de motorista. De volta à Danville, Candace está convencida de que tenha descoberto a resposta para seu problema de flagra.

Resumo do EpisódioEditar

Doonkamoras Essenciais Imagem 14.jpg

Candace com o livro nas mãos

O episódio começa com Candace sentada em um canto de seu quarto tentando entrar em contato com o "fenômeno" das invenções de seus irmãos. Até que ela pede um sinal, e acaba batendo com a nuca na parede. Devido a isso, um livro sobre objetos desaparecidos cai de uma prateleira.

Enquanto isso, na cozinha da casa dos Flynn-Fletcher, Linda pergunta a Phineas e Ferb se eles irão querer torta. Rapidamente Phineas responde que quer torta de doonkamora, mas infelizmente para ele, Linda alega que não terá torta de doonkamora porque a fruta está em falta no mercado. Ao saber da notícia, Phineas resolve pesquisar em seu notebook o maior exportador da fruta no mundo e ao final da pesquisa acaba se deparando com um pequeno país de nome Drusselstein.

Doonkamoras Essenciais Imagem 53.jpg

Perry com o tirolês e com um chapéu característico de Drusselstein

Em um outro ponto da casa, Perry recebe uma encomenda do correio. Ao abrir se depara com uma carta da Organização Sem Uma Sigla Bacana falante. Rapidamente, na carta, Monograma diz que aquilo é o teste de campo da nova carta falante para deixar seu agente ciente do que está acontecendo. Depois de falar uma série de baboseiras, finalmente o major pede para que Perry abra um pacote ao lado da carta. Ao fazer isso, o ornitorrinco se depara com um tirolês e não entende o que acontecerá com ele. Para facilitar as coisas para seu agente animal, o Francis revela que ele, Perry, será enviado para Drusselstein uma vez que Doof está indo para lá. Logo depois a carta e o pacote são destruídos por si mesmos só restando assim tempo para Perry vestir o traje típico do país natal de seu inimigo.

No quintal, com a chegada de Isabella, Phineas acaba revelando que está construindo um trabuco para poder ir até a Europa. A líder das Garotas Companheiras, ao saber da notícia, resolve perguntar se o trabuco é de gravidade ou de mola. Atenciosamente, Phineas responde que o que está construindo é de gravidade mas se intriga com o fato de sua amiga entender coisas sobre mecânica de trabucos. Isabella então diz que seu primeiro distintivo foi relacionado exatamente a máquinas de guerras medievais.

Doonkamoras Essenciais Imagem 91.jpg

Candace pedindo informações a cerca do livro

Na biblioteca da cidade, Candace se aproxima da secretária e pergunta a cerca de algum livro sobre sumiço de objetos. Depois de uma rápida pesquisa em um computador, a secretária revela que o único livro relacionado a esse assunto na biblioteca foi alugado por um homem chamado Heinz Doofenshmirtz. Felizmente para Candace, Vanessa aparece no local dizendo a ruiva que Heinz Doofenshmirtz é seu pai e que o nome "Doofenshmirtz" vem de Drusselstein. Logo depois a gótica convida Candace para ir até a Empresa do Malvado Doofenshmirtz procurar pelo livro.

Enquanto isso, em Drusselstein, Heinz chega de carona no local em que irá renovar sua carteira de motorista. Quem o cientista malvado não esperava encontrar é seu arque-inimigo, Perry o Ornitorrinco vestindo um tirolês. Para evitar problemas, rapidamente Doof revela que sua vinda ao seu país natal foi apenas com o objetivo de renovar sua carteira de motorista.

Doonkamoras Essenciais Imagem 145.jpg

Phineas, Ferb e Isabella se encontram com o produtor de doonkamora

De volta aos Estados Unidos, no quintal dos Flynn-Fletcher, os meninos e Isabella já se encontram no trabuco prontos para irem até a Europa. Para facilitar as coisas, Phineas e Baljeet, com a ajuda de avançadas tecnologias, dobram o planeta Terra, dessa forma fazendo com que Drusselstein fique bem mais próximo da América. Ao chegar no país do velho continente, a primeira coisa que o ruivinho nota é o estilo rustico das casas. Quando as crianças se encontram com um produtor de doonkamoras, rapidamente descobrem que país todo sofre uma grande crise e devido a isso a exportação da fruta acabou. O trabalhador começa a esclarecer tudo para Phineas, Ferb e Isabella quando revela que toda Drusselstein funcionava pelo eixo central; uma vez que o país é uma terra longa e estreita, o único país, tirando o Chile, em que o eixo central faz sentido.
Doonkamoras Essenciais Imagem 181.jpg

Os bodes do lado direito no momento em que pararam de andar

Ainda revelando um pouco mais sobre a história do país, o homem diz que na ponta de cada eixo uma grande roda era girada pelo trabalho milhares de coelhos, assim tudo no país funcionava, inclusive as fábricas de enlatados de doonkamora. Com um tempo os coelhos foram substituídos por bodes, uma fonte de energia mais forte, e assim algumas mudanças tiveram que ser feitas para os novos animais poderem andar no chão. Infelizmente o povo de esquerda exigiu que os bodes andassem em sentido horário e o da direita sentido ante horário, devido a isso, o eixo parou de girar e os conflitos começaram. Depois de concluir a história sobre a famosa "Terra do Eixo", o plantador de dookamoras decide participar de uma briga que já havia horário marcado anteriormente. Intrigado com a situação crítica, Phineas e Isabella decidem solucionar os problemas.

Em um outro ponto de Drusselstein, mais especificamente em uma fila de pessoas com a esperança de renovarem a carteira de motorista, Doof e Perry se concentram. Quando finalmente a vez do cientista ser atendido, rapidamente um desespero toma conta da cena, ao saber que terá que fazer um teste de direção.

Doonkamoras Essenciais Imagem 263.jpg

Vanessa e Candace procurando o livro

Enquanto isso, em Danville, finalmente Vanessa e Candace chegam no prédio da Empresa do Malvado Doofenshmirtz para poderem procurar o tal livro sobre sumiço de objetos. Rapidamente, Candace percebe que o pai de sua amiga é um inventor e aparentemente parece até achar isso legal. Devido a pilha de livros estar por baixo de algumas das pequenas invenções de Heinz, Vanessa e a ruivinha acabam mexendo nas quinquilharias e sem querer acionando algumas. Curiosa como sempre, Candace acaba parando na varanda do edifício e assim se deparando com um grande telescópio. Depois de fazer alguns ajustes no foco da lente do aparelho, a adolescente percebe que seus irmãos criaram um trabuco no quintal. Uma vez que isso acontece seu foco muda de procurar o livro para dedurar seus irmãos.
Quando a cena volta para Drusselstein, a primeira coisa que foca é na briga dos drusselsteinianos da esquerda com os da direita. Depois de pensar um pouco, uma ideia surge na mente de Phineas, mas para cumpri-la o ruivinha afirma que precisa de uma ferramenta. A alguns quilômetros de onde estava havendo a confusão, Doof se preparava com Perry para o teste de direção.
Doonkamoras Essenciais Imagem 312.jpg

Doof no teste de direção acompanhado de Perry

Muito nervoso, Heinz agradece a seu inimigo pelo fato dele estar apoiando-o num momento difícil e complementa revelando que se sente mais seguro. Quando o teste começa, o medo, o nervosismo e a música Teste de Direção de Drusselstein tomam conta da cena. Depois de um longo período passando por rios, descendo altas montanhas, e atravessando vilarejos Doofenshmirtz consegue ser aprovado. De volta a confusão, Phineas se apresenta diante dos manifestantes drusselsteinianos para solucionar o problema. Logo depois a cena foca em Ferb, que pega um grande serrote e corta o tronco ao meio, fazendo com que o eixo gire para ambos os lados. O feito espanta os moradores de tal forma que se sentem na obrigação de recompensar as crianças. Felizes Phineas, Ferb e Isabella voltam para casa do mesmo modo que chagaram em Drusselstein, só que com doonkamoras fresquinhas. Infelizmente parece que brigar está na sangue de todo drusselsteiniano, uma vez que minutos depois da saída das crianças, os dois lados voltaram a discutir, dessa vez a cerca do nome que deveria ser dado ao dia em homenagem a Phineas e Ferb.
Doonkamoras Essenciais Imagem 443.jpg

Candace telefonando para sua mãe

Na varanda do edifício da Empresa do Malvado Doofenshmirtz, Candace telefona para sua mãe que se encontra em casa. Depois de algumas brincadeiras, a adolescente pede para sua mãe ver o que Phineas e Ferb fizeram no quintal. No entanto, no exato momento em que Candace diz isso em seu celular, por descuido, acaba acionando o inator, que por sua vez lança um raio laser que faz o gigante trabuco desaparecer. Depois disso Candace saiu desolada do prédio deixando para trás até o livro que estava procurando.

Diferentemente de Candace, Doof se mostra animado por ter passado no teste cujo tanto temia. E por fim diz a Perry que vai voltar para os Estados Unidos de trabuco. Na casa dos Flynn-Fletcher, Phineas, Ferb, Isabella e Baljeet se encontram empanturrados de tanto comer torta de doonkamora. Depois de um certo comentário de Linda sobre o clima da cidade, Baljeet se lembra que não desdobrou a Terra. Uma vez que ele concerta seu erro Heinz acaba caindo no meio do Oceano Atlântico com o carro em que fez o teste de direção.

TranscriçãoEditar

Para uma transcrição completa de Doonkamoras Essenciais, clique aqui.

MúsicasEditar

Galeria de ImagensEditar

Clique aqui para ver mais imagens de Doonkamoras Essenciais.
A galeria de imagens para Doonkamoras Essenciais pode ser vista aqui.

Frases TradicionaisEditar

Linha do "Meio Jovem"Editar

Nenhuma

Linha do FerbEditar

Phineas: Nós vamos procurar um pouco além de Danville. Após Phineas digitar, seu laptop apita. Na mosca! Parece que tem alguém vendendo em Drusselstein.
Ferb: Drusselstein é um país rústico da Europa Oriental que é o principal exportador de Doonkamoras.

O que estão fazendo?Editar

Isabella: Oi, Phineas. O que tá fazendo?

Phineas: Estamos construindo um trabuco pra lançar a gente pra Europa.
Isabella: Legal. De gravidade ou de mola?
Phineas: Bom, de gravidade... Espera aí, quando foi que aprendeu mecânica de trabuco?

Isabella: Máquinas de Guerra Medieval. (Ela mostra sua faixa de Garota Companheira) Foi meu primeiro prêmio.

Entrada de Perry para o esconderijoEditar

Ele recebe a sua missão através de uma carta que veio pelo correio.

Jingle do MalEditar

Departamento de Veículos Motorizados de Registros de Bodes de Drusselstein!

Vanessa: Procurando livros na casa do meu pai.

Candace: Por que cantou isso?

Vanessa: É um hábito nosso.

Informações de FundoEditar

  • Doonkamoras Essenciais Imagem 140.jpg

    Phineas, Ferb e Isabella passeando por Drusselstein

    É a primeira vez que Phineas, Ferb e Isabella vão para Drusselstein.
  • É revelado que Drusselstein é funcionada por um grande eixo central.
  • É revelado que o primeiro distintivo de Isabella foi o de "Máquinas de Guerra Medieval".
  • Esta é a primeira vez que o endereço da casa Flynn-Flecher é mostrado (Maple Drive, 2308, Danville, EUA).
  • É a primeira vez que Candace dispara um inator que destrói provas da criação dos meninos, embora isso não tenha sido feito intencionalmente.
  • É a primeira vez que Vanessa faz o Jingle do Mal, em vez de The Slacks, apesar do fato de que ela não é maligna. No entanto, ela não menciona a empresa de seu pai, ou até mesmo a palavra "mal".
  • Devido a uma linha de Doofenshmirtz, parece que Perry teve um acidente durante sua carona com Doofenshmirtz. "Eu pago pra lavarem seu traje de tirolês".
  • A carteira de motorista de Doofenshmirtz expira em 30/12/2012.
  • Se Candace tivesse visto todas as invenções de Doofenshmirtz fazendo as coisas desaparecerem quando ela e Vanessa tiraram algumas invenções, ela teria percebido de que é assim que as invenções de Phineas e Ferb desaparecem.
  • No 64th Primetime Emmy Awards, este episódio foi nomeado na categoria "Primetime Emmy Award for Short-format Animation. Este é o segundo episódio a ser nomeado nessa categoria, o primeiro foi "O Monstro de Phineas-e-Ferbenstein".

Informações de ProduçãoEditar

  • Este episódio foi exibido no Disney Channel on Demand em 23 de Março de 2012.

Estreias InternacionaisEditar

  • 16 de Maio de 2012 (Disney Channel América Latina)
  • 07 de Julho de 2012 (Canal 13 Chile)
  • 09 de Julho de 2012 (Disney XD Polônia)
  • 09 de Agosto de 2012 (Disney Channel Israrel)
  • 06 de Outubro de 2012 (Disney Channel Ásia)
  • 21 de Outubro de 2012 (Disney XD Espanha)
  • 27 de Outubro de 2012 (Disney Channel Espanha)

ErrosEditar

  • Phineas e Ferb fizeram as cabras irem em direções diferentes, mas quando a sua mudança de direção está sendo mostrada, ambos os lados estão indo no sentido horário, mas as pessoas ainda pensam que elas estavam indo em direções diferentes.
  • Phineas não aborda o problema que após a sua modificação, metade dos dispositivos em Drusselstein não irão girar em sentido inverso.
  • Quando Perry joga a carta no chão, os olhos e o bigode de Major Monograma ficam vermelhos.
  • Quando Perry está no carro com Heinz, em algumas cenas, o traje de tirolês e a flor que está nele não aparecem. Mas em cenas seguintes, eles reaparecem.
  • Pouco antes de Doofenshmirtz iniciar o teste de direção, a cena mostra que ele está sobre um penhasco. A cena anterior mostra um caminho mais longo.
  • Quando Candace menciona o desaparecimento do foguete para Vanessa, na verdade foi culpa de Linda, que fez o foguete voar para longe.

ContinuidadeEditar

AlusõesEditar

  • Os desentendimentos entre aqueles que querem que as cabras se movam para a esquerda e aqueles que querem que se movam para a direita, satirizam a oposição básica da política de esquerda e direita. Os dois lados são representados com placas azuis para os sinais para a esquerda e vermelho para a direita, que são cores vulgarmente utilizadas para representar os lados particulares nos Estados Unidos: azul para esquerda (Democratas) e vermelho para direita (Republicanos).
  • Silent Hill - Na abertura, onde Candace está usando um chapéu de pirâmide sobre a cabeça, é uma referência a um dos vilões na referida série de videogame chamado Pyramid Head.
  • O carro em que Doofenshmirtz faz o teste de direção, se assemelha ao tão ridicularizado e escarnecido Zastava Koral, também conhecido como o Yugo. Esse tipo de carro também é visto em 2011 no filme da Disney/Pixar Carros 2 e o Filme Original do Disney Channel Boa Sorte, Charlie! É Natal!.
  • Inspetor Bugiganga - A auto-destruição da carta é uma referência aos episódios da série Inspetor Bugiganga, no qual a carta de Bugiganga se auto-destrói após ele ser informado.

ElencoEditar

Anterior:
"O Dia Mais Silencioso"
Episódios Seguinte:
"Meap Vai a Seattle"

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória