FANDOM

Daniel Kingsley "Dan" Povenmire (18 de Setembro de 1963) nasceu na Califórnia e cresceu em Mobile, Alabama. Trabalhou em animações como Os Simpsons, Uma Família da Pesada e A Vida Moderna de Rocko (da Nickelodeon). Ele é diretor e produtor de cinema e televisão estadunidense, e o co-criador de Phineas e Ferb, onde dubla Dr. Heinz Doofenshmirtz.

CarreiraEditar

Enquanto trabalhava em Os Simpsons, Dan Povemire conhece o animador Jeffery Marsh. Dan recebe um trabalho na série A Vida Moderna de Rocko, depois de mostrar ao criador Joe Murray seus cinco anos de extenso trabalho em Life as a Fish. Em A Vida Moderna de Rocko, Dan volta a trabalhar com Marsh e em 1996 juntos ganham um EMA, por escreverem um episódio chamado "Zanzibar!". Em 1993, Dan Povenimere e Jeff Marsh tem a ideia de criar sua própria série animada intitulada Phineas e Ferb. Phineas e Ferb cresce numa trama baseada na infância de Povenmire. Apesar de todas as redes terem negado produzir a série devido a sua complexidade, os dois teimosamente não desistem de Phineas e Ferb. Dan e Marsh se separam brevemente mas não esquecem do projeto de Phineas e Ferb. Dan passa a trabalhar em Family Guy, onde lhe é dado o papel de todas as músicas e o de fazer a série ser mais engraçada.

Phineas e FerbEditar

A persistência de Dan finalmente vale a pena. Marsh retorna da Inglaterra com o apelido "Swampy" e ambos produzem um rascunho da série para a Disney. De início, a Disney se mostra desinteressada pela série, mas depois pede para Dan e Marsh fazerem-a em 11 minutos. No que eles fazem, a Disney decide investir em Phineas e Ferb.

Povenmire escreve um total de 11 episódios para a primeira temporada e dirige praticamente todos. Phineas e Ferb se torna um grande sucesso na programação da Disney Channel, superando a audiência de Hannah Montana e Zack e Cody: Gêmeos em Ação. Dan também trabalha como dublador do personagem Heinz Doofenshmirtz.

Assim como em Family Guy, Dan gosta do que faz com Phineas e Ferb e pensa em seu trabalho como uma diversão. Ele desenha cerca de 300 e 400 páginas de trabalho e apresenta storyboards aos diretores executivos da Disney para que cada episódio seja produzido.

Em 14 de Julho de 2014, a Disney Television Animation estende seu contrato com Dan para que ele desenvolva novos projetos.

Episódios DirigidosEditar

Episódios Escritos (História)Editar

Episódios Escritos e PlanejadosEditar

Veja TambémEditar

ReferênciasEditar

Também no FANDOM

Wiki aleatória